A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten presente nos alimentos. Isso acontece porque o corpo não produz ou produz pouca enzima capaz de degradar o glúten, o que provoca uma reação do sistema imune que resulta em lesões no intestino.
A doença celíaca pode se manifestar em bebês assim que começam a variar a alimentação, aos 6 meses, ou durante a vida adulta, sendo caracterizada por diarreia, irritabilidade, cansaço, perda de peso sem justificativa ou anemia sem causa aparente.
Não existe tratamento específico para a doença celíaca, no entanto, os sintomas relacionados à doença podem ser controlados com a eliminação de qualquer alimento ou produto que contenha o glúten ou vestígios. O glúten também pode estar presente em pequenas quantidades na pasta de dente, nos cremes hidratantes ou no batom, e pessoas que apresentam manifestações cutâneas ao consumir glúten, como coceira ou dermatite, também devem evitar esses produtos. Assim, recomenda-se sempre a leitura atenta dos rótulos e embalagens para se certificar da presença de glúten nos produtos. Saiba onde o glúten pode ser encontrado.

Sintomas da doença celíaca
Os sintomas da doença celíaca variam de acordo com o grau de intolerância da pessoa, sendo normalmente:
- Vômito;
- Barriga inchada;
- Emagrecimento;
- Falta de apetite;
- Diarreia frequente;
- Irritabilidade ou apatia;
- Evacuação grandes e volumosas de fezes pálidas e muito mal cheirosas.
Quando a pessoa possui a forma mais branda da doença, os sintomas da intolerância ao glúten se manifestam através dos seguintes sintomas:
- Artrite;
- Dispepsia, que é a dificuldade de digestão;
- Osteoporose;
- Ossos frágeis;
- Baixa estatura;
- Prisão de ventre;
- Menstruação irregular ou ausente;
- Sensação formigamento nos braços e pernas;
- Lesões na língua ou fissuras nos cantos da boca;
- Elevação das enzimas hepáticas sem causa aparente;
- Inchaço que surge de forma abrupta após infecção ou cirurgia;
- Anemia ferropriva ou por deficiência de folato e vitamina B 12;
- Sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou passar o fio dental.
Além disso, podem ser notadas baixas concentrações de proteínas, potássio e sódio no sangue, além de comprometimento do sistema nervoso, levando à epilepsia, depressão, autismo e esquizofrenia. Saiba mais sobre a intolerância ao glúten.
Os sintomas da doença celíaca desaparecem completamente com a eliminação do glúten da dieta. E para determinar o diagnóstico, os melhores médicos são o imunoalergologista, e o gastroenterologista. Veja quais são os 7 principais sintomas de intolerância ao glúten.
Diagnóstico da doença celíaca
O diagnóstico da doença celíaca é feito pelo gastroenterologista por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e do histórico da família, já que a doença celíaca tem causa principalmente genética.
Além da avaliação clínica, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames, como de sangue de sangue, urina, fezes e biópsia do intestino delgado através de uma endoscopia digestiva alta. Para confirmar a doença o médico poderá solicitar ainda a realização de uma segunda biópsia do intestino delgado após a exclusão do glúten da dieta por 2 a 6 semanas. É por meio da biópsia que o médico consegue avaliar a integridade do intestino e verificar qualquer sinal que indique intolerância ao glúten.
Tratamento para doença celíaca
A doença celíaca não tem cura, devendo o tratamento ser feito durante toda a vida. O tratamento para a doença celíaca é feito único e exclusivamente com a suspensão do uso de produtos que contêm glúten e com uma dieta livre de alimentos com glúten, que deve ser indicada por um nutricionista especialista. Veja quais são os alimentos que contêm glúten.
O diagnóstico da doença celíaca no adulto é feito quando já há deficiência nutricional, assim, o médico pode indicar que seja feita suplementação de nutrientes que possam estar em falta no organismo devido à má-absorção comum na doença celíaca, de forma a prevenir outras doenças como osteoporose ou anemia.
Veja como é feita a dieta para doença celíaca: