Granola: 6 benefícios e como fazer (com receitas)

Atualizado em novembro 2023

A granola é um alimento que fornece alguns benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, promover o ganho de massa muscular, prevenir doenças cardiovasculares e favorecer a perda de peso.

Esses benefícios são possíveis porque a granola é composta por uma mistura de aveia, nozes, frutas desidratadas e sementes, que são ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, nutrientes com propriedades sacietogênicas, hipolipemiantes e laxantes.

A granola pode ser doce ou salgada, sendo comercializada em supermercados ou lojas de produtos naturais. Além disso, a granola também pode ser feita em casa, sendo adicionada a preparações como iogurte, frutas, saladas ou açaí, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da granola

Os principais benefícios para a saúde da granola são:

1. Combater a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a granola favorece o aumento do volume das fezes e estimula o trânsito intestinal, fazendo com que as fezes sejam eliminadas mais facilmente e ajudando, assim, a combater a prisão de ventre.

2. Favorecer a perda de peso

A granola favorece a perda de peso, pois as fibras presentes nesse alimento prolongam a sensação de saciedade, controlando a fome e diminuindo, por isso, a ingestão de alimentos.

No entanto, para ajudar a emagrecer, a granola deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos. Saiba como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

3. Prevenir doenças cardiovasculares

As fibras presentes em ótimas quantidades na granola ajudam a diminuir a absorção de gorduras e de colesterol a nível intestinal, reduzindo a sua concentração no organismo a longo prazo e ajudando, por isso, a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e angina.

Além disso, a granola feita com aveia também diminui o risco de doenças cardíacas, pois esse cereal é rico em betaglucanos, um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de gordura no intestino, reduzindo, assim, os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Confira todos os benefícios da aveia para a saúde.

4. Manter a saúde da pele e cabelos

A granola ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos por conter ingredientes como coco, nozes e sementes de chia, por exemplo, que são ricos em selênio, zinco, vitamina A e ômega-3. Esse nutrientes evitam os danos causados pelos radicais livres nas células saudáveis da pele, além de contribuírem para o crescimento e a saúde das fibras capilares.

5. Ajudar a regular o açúcar no sangue

A granola, principalmente quando não contém mel ou açúcar, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser indicada para a dieta de pessoas com resistência à insulina ou diabetes.

6. Favorecer o ganho de massa muscular

Por ser rica em carboidratos que promovem energia, a granola, junto com a prática regular de exercícios físicos, favorece o ganho de massa muscular. Veja outros alimentos que ajudam a ganhar massa muscular.

Para que serve

Além de fornecer energia, a granola também tem boas quantidades de fibras, vitaminas, gorduras saudáveis e minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco e magnésio, nutrientes que têm ação sacietogênica, laxante, antioxidante e hipolipemiante.

Granola engorda?

Quando consumida com moderação, feita com ingredientes saudáveis, dentro de uma dieta saudável e associada à prática regular de exercícios físicos, a granola não engorda.

No entanto, quando consumida em excesso, preparada e/ou usada com ingredientes muito calóricos, junto com uma alimentação desequilibrada, a granola pode favorecer ganho de peso.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 30g de granola caseira feita com aveia, flocos de milho, semente linhaça, castanha-de-caju, castanha-do-pará, damasco seco, uva-passa e canela em pó:

Componentes 30 g de granola caseira
Energia 116 calorias
Proteínas 3,19 g
Gorduras totais 3,31 g
Ácidos graxos monoinsaturados 1,19 g
Ácidos graxos poli-insaturados 1,49 g
Carboidratos 19,8 g
Fibras 2,6 g
Vitamina A 2,45 mcg
Cálcio 21,7 mg
Fósforo 51,9 mg
Potássio 118 mg
Selênio 71,6 mcg
Zinco 1,35 mg

É importante lembrar que o valor nutricional da granola variam conforme os tipos e quantidades dos ingredientes usados na sua preparação.

Para se obter os benefícios da granola, esse alimento deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada a prática regular de exercícios físicos.

Como fazer

Para fazer a granola é necessário apenas escolher os ingredientes e colocá-los em um recipiente para que sejam misturados. Em seguida, deve-se colocar a mistura em uma bandeja com papel vegetal e levar para assar ao forno a 180ºC, por 15 a 60 minutos.

A granola pode ser feita usando-se sementes de chia, linhaça, gergelim, girassol ou de abóbora; frutas desidratadas, ervas, e oleaginosas, como amendoim, nozes, castanha, amêndoa e avelã. Além disso, também podem ser usados flocos de arroz, aveia, especiarias e óleos vegetais, como azeite ou óleo de coco.

Como consumir

A granola pode ser consumida no café da manhã ou nos lanches, sendo geralmente recomendado consumir de 20 a 30 g por dia, que pode ser adicionada ao leite, iogurte ou fruta, por exemplo. No entanto, a quantidade recomendada de granola varia sempre conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Se deseja saber como incluir a granola numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas saudáveis de granola

Algumas receitas saudáveis e saborosas de granola são:

1. Granola salgada

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de flocos de aveia;

  • 1/2 xícara (de chá) de castanha-de-caju crua;

  • 1/2 xícara (de chá) de amêndoas inteiras;

  • 1/2 xícara (de chá) de quinoa em flocos;

  • 1/4 xícara (de chá) de semente de abóbora;

  • 2 colheres (de sopa) de semente de gergelim;

  • 2 ramos de alecrim fresco;

  • 2 colheres (de sopa) de azeite;

  • 1 colher (de café) de sal;

  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Numa tigela, misturar bem todos os ingredientes e transferir para uma assadeira forrada com papel manteiga, ou papel vegetal. Levar ao forno para assar por 15 minutos ou até que todos os ingredientes estejam crocantes. Deixar esfriar e colocar num pote hermético, armazenando a temperatura ambiente.

2. Granola low carb

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de castanha-do-pará;

  • 1/2 xícara (de chá) de castanha-de-caju;

  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos;

  • 1/2 xícara (de chá) de amaranto em flocos;

  • 2 colheres (de sopa) de sementes de girassol;

  • 1 colher (de sopa) de gergelim;

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;

  • 2 colheres (de sopa) de mel;

  • 1 colher (de sobremesa) de canela em pó;

  • 2 colheres (de sopa) de uva-passa.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Picar ou triturar as castanhas e colocar numa tigela junto com a aveia, o amaranto e as sementes de girassol e gergelim. Adicionar o óleo de coco, o mel e a canela em pó, misturando bem com uma colher ou espátula. Transferir a mistura para um tabuleiro forrado com papel manteiga e levar ao forno para assar por 10 minutos. Retirar do forno, acrescentar a uva-passa, deixar esfriar e servir em seguida.

3. Granola sem glúten

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara (de chá) de quinoa em flocos;

  • 1 xícara (de chá) de flocos de milho sem açúcar;

  • 1/2 xícara (de chá) de flocos de arroz sem açúcar;

  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco;

  • 3 colheres (de sopa) de xarope de agave ou mel;

  • 2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça;

  • 2 colheres (de sopa) de coco ralado;

  • 1 colher (de sopa) de castanha-do-pará triturada;

  • 1 colher (de sopa) de nozes nozes trituradas;

  • 3 colheres (de sopa) de mix de frutas secas cortadas (uva-passa, ameixa e damasco).

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Numa tigela, misturar o óleo de coco derretido e o mel, ou agave, e reservar. Em outra tigela, misturar os flocos de arroz e de milho e, depois, colocar a mistura do óleo de coco, incorporando bem. Colocar a mistura numa assadeira forrada com papel manteiga e levar ao forno para assar por 10 minutos.

Em outra tigela, misturar a linhaça, o coco ralado, as castanhas e as frutas secas. Tirar a assadeira do forno e misturar bem com os demais ingredientes. Levar ao forno por mais 8 minutos. Deixar esfriar e, em seguida, armazenar em um pote de vidro hermético.

5 dúvidas sobre a granola

Algumas dúvidas comuns sobre o consumo da graviola são:

1. Diabéticos podem comer granola?

Diabéticos podem comer granola, pois esse alimento é rico em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. No entanto, as pessoas com diabetes devem priorizar as versões sem açúcar ou mel. Por isso, é recomendado preparar a granola em casa ou optar por marcas sem esses ingredientes adicionados.

Além disso, a quantidade de granola que o diabético pode comer, deve ser indicada pelo médico ou nutricionista, conforme o estado de saúde de cada pessoa.

2. Granola causa diarreia?

Por geralmente ser um alimento rico em fibras, a granola pode causar diarreia principalmente quando consumida em grandes quantidades.

3. Grávida pode comer granola?

Sim, a grávida pode comer granola, porque é um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais  que são importantes para a saúde da mulher e para a formação do bebê.

4. Granola prende o intestino?

A granola pode prender o intestino somente quando consumida em grandes quantidades e não for acompanhada de uma ingestão adequada de água. Confira outros alimentos que podem prender o intestino.

5.  Pode comer granola todos os dias?

Pessoas que não tenham contraindicações para ingerir fibras ou que não apresentam alergia a nenhum dos ingredientes, podem comer a granola todos os dias, em refeições como café da manhã, lanches ou ceia, por exemplo.

Vídeos relacionados