Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Estomatite herpética: o que é, causas e tratamento

A estomatite herpética gera feridas que ardem e causam incômodo, de bordas vermelhas e centro esbranquiçado ou amarelado, e que estão normalmente na parte externa dos lábios, mas que também podem estar na gengiva, língua, garganta e interior da bochecha, levando em média 7 a 10 dias até a cicatrização completa.

Este tipo de estomatite é causada pelo vírus da herpes simples, chamado também de HSV-1 e raramente causada pelo tipo HSV-2, podendo provocar sintomas como inflamação, dor e inchaço na boca, que aparecem normalmente após o primeiro contato com o vírus.

Por se tratar de um vírus que após o primeiro contato se instala nas células do rosto, a estomatite herpética não tem cura, e pode voltar sempre que a imunidade sofrer uma baixa, como acontece nos casos de estresse ou má alimentação, mas pode ser evitada por meio da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

Estomatite herpética: o que é, causas e tratamento

Principais sintomas

O principal sintoma da estomatite herpética é a ferida, e que pode estar em qualquer lugar da boca, no entanto, antes que o ferimento apareça a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão das gengivas;
  • Dor na boca;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Mau hálito;
  • Mal estar geral;
  • Irritabilidade;
  • Inchaço e sensibilidade na boca por dentro e por fora;
  • Febre.

Além disso, nos casos onde a ferida tem um tamanho maior podem também surgir dificuldades em falar, comer e perda de apetite devido à dor causada pela lesão.

Quando este problema surge em bebês pode causar mal estar, irritabilidade, mau hálito e febre, além da dificuldade para mamar e dormir. Veja como deve ser o tratamento em casos de estomatite herpética no bebê

Mesmo sendo um problema comum, é necessário procurar um clínico geral para confirmar se realmente é herpes e iniciar o tratamento adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a estomatite herpética dura entre 10 a 14 dias e é feito com remédios antivirais em comprimidos ou pomadas, como o aciclovir ou penciclovir, nos casos de dor intensa, pode-se fazer uso de analgésicos como o paracetamol e ibuprofeno.

Para completar o tratamento de estomatite herpética, também pode ser usado extrato de própolis sobre a ferida, pois trará alívio da dor e ardência. Veja mais 6 dicas naturais de como tratar a estomatite herpética. 

Para evitar o desconforto dos sintomas, também é recomendado que seja feita uma alimentação mais líquida ou pastosa, à base de cremes, sopas, mingaus e purés e que alimentos ácidos, como laranja e limão sejam evitados.

A nutricionista Tatiana Zanin, dá dicas de como a alimentação pode acelerar o processo de recuperação da herpes, além de evitar que volte aparecer:

Bibliografia >

  • JOURNAL OF THE CANADIAN DENTAL ASSOCIATION. Acute Herpetic Gingivostomatitis in Adults: A Review of 13 Cases, Including Diagnosis and Management. 2002. Disponível em: <https://www.cda-adc.ca/jcda/vol-68/issue-4/247.pdf>. Acesso em 18 Set 2020
  • CAN FAM PHYSICIAN. Acyclovir for herpetic gingivostomatitis in children. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4865337/>. Acesso em 25 Set 2020
  • STATPEARLS. Herpetic Gingivostomatitis. . 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526068/>. Acesso em 18 Set 2020
  • ANVISA. Tratamento das infecções comunitárias e relacionadas à assistência à saúde diante da resistência microbiana. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/atm_racional/modulo3/cavidade2.htm>. Acesso em 18 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem