A estomatite herpética gera feridas que ardem e causam incômodo, de bordas vermelhas e centro esbranquiçado ou amarelado, e que estão normalmente na parte externa dos lábios, mas que também podem estar na gengiva, língua, garganta e interior da bochecha, levando em média 7 a 10 dias até a cicatrização completa.
Este tipo de estomatite é causada pelo vírus da herpes simples, chamado também de HSV-1 e raramente causada pelo tipo HSV-2, podendo provocar sintomas como inflamação, dor e inchaço na boca, que aparecem normalmente após o primeiro contato com o vírus.
Por se tratar de um vírus que após o primeiro contato se instala nas células do rosto, a estomatite herpética não tem cura, e pode voltar sempre que a imunidade sofrer uma baixa, como acontece nos casos de estresse ou má alimentação, mas pode ser evitada por meio da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

Principais sintomas
O principal sintoma da estomatite herpética é a ferida, e que pode estar em qualquer lugar da boca, no entanto, antes que o ferimento apareça a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:
- Vermelhidão das gengivas;
- Dor na boca;
- Sangramento nas gengivas;
- Mau hálito;
- Mal estar geral;
- Irritabilidade;
- Inchaço e sensibilidade na boca por dentro e por fora;
- Febre.
Além disso, nos casos onde a ferida tem um tamanho maior podem também surgir dificuldades em falar, comer e perda de apetite devido à dor causada pela lesão.
Quando este problema surge em bebês pode causar mal estar, irritabilidade, mau hálito e febre, além da dificuldade para mamar e dormir. Veja como deve ser o tratamento em casos de estomatite herpética no bebê.
Mesmo sendo um problema comum, é necessário procurar um clínico geral para confirmar se realmente é herpes e iniciar o tratamento adequado.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a estomatite herpética dura entre 10 a 14 dias e é feito com remédios antivirais em comprimidos ou pomadas, como o aciclovir ou penciclovir, nos casos de dor intensa, pode-se fazer uso de analgésicos como o paracetamol e ibuprofeno.
Para completar o tratamento de estomatite herpética, também pode ser usado extrato de própolis sobre a ferida, pois trará alívio da dor e ardência. Veja mais 6 dicas naturais de como tratar a estomatite herpética.
Para evitar o desconforto dos sintomas, também é recomendado que seja feita uma alimentação mais líquida ou pastosa, à base de cremes, sopas, mingaus e purés e que alimentos ácidos, como laranja e limão sejam evitados.
A nutricionista Tatiana Zanin, dá dicas de como a alimentação pode acelerar o processo de recuperação da herpes, além de evitar que volte aparecer: