11 remédios caseiros para herpes labial

Evidência científica

Os remédios caseiros para herpes labial como chá de alcaçuz ou infusão de tomilho, por exemplo, possuem ação antiviral, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e cicatrizante, que ajudam a aliviar os sintomas da herpes labial como coceira, sensação de queimação, vermelhidão e inchaço.

A herpes labial é uma infecção causada pelo vírus Herpes simplex que normalmente é transmitido através do contato direto com a ferida da herpes de outra pessoa ou por compartilhar copos ou pelo contato íntimo desprotegido, causando sintomas como feridas abertas inflamadas ao redor da boca, que duram cerca de 7 a 10 dias. Confira todos os sintomas da herpes labial.

Estes remédios caseiros podem ser usados desde os primeiros sintomas da herpes labial até o aparecimento das feridas e, embora não sirvam para substituir o tratamento médico, são uma boa opção para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Imagem ilustrativa número 1

1. Extrato de própolis

O extrato de própolis é uma ótima opção de remédio caseiro para a herpes labial, pois possui compostos fenólicos, flavonoides e ácidos cafeico e cinâmico, com ação antiviral, inibindo a multiplicação do vírus, além de reduzir a dor e o inchaço e melhorar a cicatrização, por ter propriedades analgésicas, anestésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, alguns estudos mostram que o extrato de própolis possui maior eficácia do que o aciclovir, um antiviral utilizado para o tratamento da herpes labial.

Como usar: Para usar o própolis deve-se aplicar 3 a 4 gotas do extrato sobre as feridas, cerca de 3 vezes por dia.

O extrato de própolis não deve ser utilizado por pessoas com alergia ao própolis, mel ou pólen.

Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-e

2. Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é rico em compostos fenólicos como os ácidos cafeico, rosmarínico e felúrico, que impedem que o vírus da herpes labial se multiplique, prevenindo a propagação da infecção, reduzindo o tempo de cicatrização e aliviando os sintomas típicos de herpes labial como coceira, formigamento, queimação, pontadas, inchaço e vermelhidão.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

3. Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol, mentona, cineol e limoneno, com propriedades antivirais que impedem a replicação do vírus da herpes, além de ter ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a combater os sintomas da herpes labial como dor, inchaço e vermelhidão.

Ingredientes:

  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicionar as gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta no copo com água e misturar. Colocar um pouco dessa mistura em um algodão limpo e seco e aplicar na ferida da herpes labial por 30 a 40 segundos, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui glicirrizina e ácido glicirrízico, substâncias com propriedades antivirais e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento do vírus da herpes labial e reduzem a inflamação das feridas, combatendo os sintomas de vermelhidão, inchaço e dor.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

5. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho é outra boa opção de remédio caseiro para herpes labial, pois é rica em substâncias como ácido rosmarínico, apigenina e luteolina, que têm ação antiviral e que, por isso, ajudam a combater o vírus da herpes labial, além de terem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, acelerando a cicatrização e permitindo uma recuperação mais rápida. 

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres (de café) de folhas secas de tomilho;
  • 200 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas secas de tomilho na água fervente. Tampar por cerca de 10 minutos, coar e beber 1 a 2 xícaras por dia por no máximo 7 dias.

A infusão de tomilho não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos, gastrite ou úlcera no estômago.

6. Chá de sálvia e ruibarbo

O chá de sálvia e ruibarbo é rico em cineol, cânfora, antocianinas e proantocianidinas, que são substâncias com propriedades antivirais, antioxidantes e anti-inflamatórias, que agem impedindo a multiplicação do vírus da herpes labial e reduzem os sintomas de coceira, vermelhidão e dor.

Além disso, alguns estudos mostram que a sálvia e o ruibarbo podem ser tão eficazes no tratamento de herpes labial quanto o medicamento antiviral aciclovir.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de sálvia;
  • 2 colheres de sopa de caule de ruibarbo;
  • 500 mL de água de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de sálvia e o caule de ruibarbo na água fervente. Deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber 1 xícara do chá até 3 vezes ao dia.

O chá de sálvia e ruibarbo não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com epilepsia.

7. Chá de equinácea

O chá de equinácea é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, como flavonoides e ácidos chicórico e rosmarínico, que ajudam a diminuir a produção de substâncias que podem causar dor, inchaço, vermelhidão e sensação de queimação nas feridas, além de fortalecer o sistema imunológico, acelerando o tempo de recuperação da herpes labial.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Para utilizar as folhas da equinácea, deve-se adicioná-las em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Já para a raiz da equinácea, deve-se colocar a raiz para ferver junto com a água por 10 a 15 minutos. Coar e beber 2 vezes por dia.

8. Chá de amora

O chá de amora possui propriedades antivirais, antioxidantes e anti-inflamatórias, pois contém compostos como antocianinas, elagitaninas, quercetina e procianidina, que agem impedindo a multiplicação e causando a morte do vírus da herpes labial, além de reduzir os sintomas de coceira, vermelhidão, dor e inchaço, melhorando a cicatrização das feridas.

Ingredientes:

  • 5 folhas do pé de amora picadas;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Molhar um algodão no chá ainda morno e aplicar diretamente nas feridas.

O chá de amora não deve ser consumido por pessoas diabéticas pois pode interferir na ação dos remédios para diabetes e causar crise de hipoglicemia.

9. Chá de alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, substância presente no alho, e compostos como o gingerol, chogaol e zingerona, no gengibre, que agem aliviando os sintomas da herpes labial como dor, desconforto, coceira e irritação da ferida. Além disso, esse chá também ajuda a cicatrizar as feridas da herpes, prevenindo o surgimento de infecções nos lábios.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber a seguir até 3 a 4 doses divididas ao longo do dia. Esse chá também pode ser aplicado diretamente nas feridas da herpes labial, utilizando um algodão limpo e seco.

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

10. Chá de romã

O chá de romã é rico em taninos, que são substâncias que têm ação antiviral contra o vírus da herpes labial, ajudando a eliminar mais rapidamente o vírus e acelerando a cicatrização da ferida no lábio.

Ingredientes:

  • 1 romã;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo:

Retirar a casca da romã e as películas que revestem as sementes no interior e colocar em uma panela com a água deixando ferver por 20 a 30 minutos. Esperar esfriar e coar. Aplicar a mistura com a ajuda de um pedaço de algodão limpo e seco sobre a ferida do herpes, de 3 a 5 vezes por dia.

11. Chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro possui quercetina e canferol, compostos com ação antiviral, impedindo a multiplicação do vírus da herpes labial, além de reduzir a dor e o inchaço e melhorar a cicatrização, por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de flores de sabugueiro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores de sabugueiro na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar esfriar e beber a mistura de 2 a 3 vezes por dia. O chá também pode ser aplicado diretamente sobre a ferida da herpes labial várias vezes ao dia.

Vídeos relacionados