Especialistas em hipercolesterolemia: qual médico consultar?

Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da hipercolesterolemia, conforme a ordem de prioridade, são:

1. Cardiologista

O cardiologista é o principal especialista no diagnóstico e tratamento da hipercolesterolemia. Esse médico avalia os níveis de colesterol no sangue, identifica o risco cardiovascular e orienta o tratamento médico e mudanças no estilo de vida.

Além disso, este especialista também investiga possíveis complicações, como acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e risco de infarto ou derrame.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Outras condições tratadas pelo cardiologista incluem:

  • Pressão alta ou baixa;
  • Arritmias;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Angina;
  • Doença arterial coronariana;
  • Miocardite;
  • Pericardite.

O cardiologista também investiga problemas relacionados ao ritmo do coração, alterações estruturais e doenças que afetam a circulação sanguínea.

2. Clínico geral

O clínico geral muitas vezes é o primeiro especialista a identificar a hipercolesterolemia, também conhecida como colesterol alto, através de exames de sangue de rotina.

Este médico pode orientar mudanças no estilo de vida, solicitar exames complementares e encaminhar a pessoa para outros especialistas quando necessário.

3. Pediatra

Em casos de hipercolesterolemia em crianças e adolescentes, o especialista indicado para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado é o pediatra.

Leia também: Pediatra: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/pediatra

4. Endocrinologista

O endocrinologista faz o diagnóstico e o tratamento de alterações metabólicas e hormonais que podem levar à hipercolesterolemia, como hipotireoidismo, diabetes e síndrome metabólica.

Este especialista também avalia causas genéticas, como a hipercolesterolemia familiar, e orienta o uso de remédios específicos para controlar os níveis de gordura no sangue.

5. Nutricionista

Embora não realize o diagnóstico, o nutricionista tem um papel muito importante no tratamento da hipercolesterolemia, criando um plano alimentar individualizado que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Este especialista fornece orientações sobre alimentos que devem ser evitados, substituições saudáveis e ajustes na rotina alimentar que ajudam a prevenir complicações cardiovasculares.

Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterol

Quando marcar consulta

É recomendado marcar consulta com o especialista em hipercolesterolemia sempre que surgirem sintomas como:

  • Pequenos nódulos duros de gordura na pele, como xantomas;
  • Manchas amareladas ao redor dos olhos, chamadas xantelasma;
  • Formação de um anel de cor cinza ao redor da íris dos olhos, chamada de arco senil;

É importante ressaltar que a hipercolesterolemia geralmente não causa sintomas. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, provocando-os.

Já a hipercolesterolemia não tratada aumenta o risco de doença aterosclerótica cardiovascular prematura e doença arterial coronariana.

O diagnóstico da hipercolesterolemia é feito por meio exame de sangue que avalia o colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, por exemplo.

O tratamento dessa condição costuma incluir mudanças na alimentação, atividade física regular e, quando necessário, uso de medicamentos que reduzem a produção ou absorção de colesterol, conforme orientação do médico.

Leia também: 10 remédios para baixar o colesterol alto (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-baixar-o-colesterol