Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como o Endocrinologista cura a Obesidade

O endocrinologista é o médico mais indicado para o tratamento da obesidade porque ele trata distúrbios hormonais, que estão entre as causas do excesso de peso. Inicialmente o médico solicita exames e, se o resultado apontar que existe alguma alteração hormonal, poderá indicar o uso de remédios.

Os remédios indicados podem servir para controlar a tireoide, caso necessário, ou para diminuir o apetite, a absorção de gorduras, acelerar o metabolismo ou diminuir a retenção de líquidos, o que pode ser uma grande ajuda na luta contra a balança. Veja aqui alguns remédios para emagrecer.

Como o Endocrinologista cura a Obesidade

Quando procurar o endocrinologista para emagrecer

É recomendado buscar a ajuda de um endocrinologista para emagrecer quando a pessoa precisa emagrecer mais de 20kg ou é obeso, o que compromete sua saúde e não somente a autoestima devido a gordurinha acumulada na barriga. 

Insira seus dados a seguir e saiba se você está acima do peso ou é obeso:

Erro
anos
Erro
m
Erro
kg
Erro
Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Na primeira consulta com o endocrinologista o médico deverá avaliar alguns dados importantes como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, idade para saber qual o risco que tem de sofrer com problemas cardiovasculares e irá indicar o tratamento necessário para chegar ao peso ideal.

Depois de aproximadamente 1 mês do início do tratamento, geralmente é feita uma nova consulta para reavaliar o peso e verificar se o tratamento está tendo o efeito esperado. Quando a pessoa não consegue perder o peso que precisa ou quando precisa perder mais de 30kg este médico pode indicar a necessidade de uma cirurgia para redução do estômago, por exemplo. Saiba tudo sobre a cirurgia bariátrica

No entanto, além dos remédios ou da recomendação da cirurgia, o endocrinologista também irá indicar a prática de exercícios, de acordo com a possibilidade da pessoa, e também irá indicar consultas de nutrição para poder adequar a alimentação para conseguir perder peso.

Outras doenças que o endocrinologista trata

Além de ser muito indicado para o tratamento da obesidade e excesso de peso, o endocrinologista também é o médico mais indicado para tratar certas alterações hormonais como: 

  • Problemas de tireoide como Bócio, Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto;
  • Problemas de crescimento como baixa estatura ou gigantismo;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Distúrbios da adolescência como puberdade precoce ou crescimento das mamas nos meninos;
  • Osteoporose ou osteopenia;
  • Reposição hormonal da Menopausa ou Andropausa;
  • Doenças da glândula supra-renais, como insuficiência adrenal ou síndrome de Cushing;
  • Doenças da hipófise, uma glândula do cérebro;
  • Excesso de pelos;
  • Acne;
  • Infertilidade.

O endocrinologista esportista é responsável por acompanhar pessoas que praticam atividade física ou atletas a fim de melhorar seu rendimento nos treinos e nas competições. Ele pode indicar o uso de suplementos alimentares e trabalha em conjunto com o treinador e o nutricionista.

Nas consultas com o endocrinologista desportivo pode-se fazer um exame chamado bioimpedância que irá verificar a quantidade de água, músculo e gordura que a pessoa possui e com estes dados o médico poderá indicar quais serão as melhores estratégias para queimar gordura e aumentar os músculos para assim melhorar os resultados dos treinos. Saiba tudo sobre a biompedância

Mais sobre este assunto:
Carregando
...