Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da doença mão, pé e boca, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Pediatra
O pediatra é o médico especialista em no diagnóstico e tratamento da doença mão, pé e boca em bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Além da doença de mão, pé e boca, outras doenças que o pediatra são:
- Catapora ou sarampo;
- Caxumba ou rubéola;
- Poliomielite ou meningite;
- Bronquiolite ou pneumonia;
- Gripes ou resfriados;
- Diarreia ou gastroenterites;
- Infecções urinárias ou na garganta.
Além disso, o pediatra também é responsável por orientar sobre a vacinação, acompanhar o ganho de peso, crescimento e desenvolvimento geral da criança. Veja todas as doenças que o pediatra trata.
2. Clínico geral
O clínico geral é outro médico que pode ser consultado para diagnosticar e tratar os sintomas da doença mão, pé e boca em adultos. Saiba identificar os sintomas da doença mão, pé e boca.
3. Infectologista
O infectologista é o médico especialista em doenças infecciosas, podendo ser consultado para o diagnóstico e tratamento da doença de mão, pé e boca em bebês, crianças, adolescentes ou adultos.
4. Dermatologista
O dermatologista é o especialista em doenças de pele, que também pode tratar a doença de mão, pé e boca, principalmente nos casos de lesões extensas ou complicações da doença na pele.
5. Estomatologista
O estomatologista também pode ser consultado nos casos de lesões dolorosas ou extensas na boca causada pela doença de mão, pé e boca.
Desta forma, esse especialista pode indicar o tratamento para aliviar os sintomas e orientar os cuidados com a boca para evitar complicações.
Quando marcar consulta
É recomendado consultar um especialista em doença mão, pé e boca, nas seguintes situações:
- Sintomas que não melhoram em 7 dias ou pioram com o tempo;
- Dificuldade para mamar o alimentar;
- Febre alta por mais de 3 dias;
- Vômitos frequentes ou diarreia intensa;
- Desidratação;
- Vermelhidão intensa, dor ou pus nas lesões.
No caso de bebês e crianças, deve-se sempre consultar o pediatra assim que surgem os sintomas da doença mão, pé e boca, para diagnóstico e tratamento adequado.
Além disso, deve-se ir ao hospital nos casos de desidratação ou sintomas neurológicos, como sonolência excessiva, confusão mental, rigidez na nuca ou convulsões.
Desta forma, o médico pode recomendar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e evitar complicações da doença mão, pé e boca.
Leia também: 5 opções de tratamento da síndrome mão-pé-boca (e cuidados) tuasaude.com/tratamento-da-sindrome-mao-pe-boca