Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é um exame de diagnóstico que detecta a atividade elétrica do cérebro, sendo utilizado para descobrir a causa de problemas cerebrais em caso de convulsões, por exemplo.

Normalmente, o eletroencefalograma não dói e é feito através da colocação de pequenas placas de metal, chamadas de eletrodos, que estão ligadas a um computador que registra as ondas elétricas do cérebro.

O eletroencefalograma pode ser feito tanto em vigília, ou seja, com a pessoa acordada, ou durante o sono, dependendo de quando surgem as convulsões ou do problema que está sendo estudado.

Eletrodos do eletroencefalogramaEletrodos do eletroencefalograma
Resultados normais do eletroencefalogramaResultados normais do eletroencefalograma

Preço do encefalograma

O preço do encefalograma pode variar entre os 100 e os 700 reais, dependendo do tipo de encefalograma e do plano de saúde de cada paciente.

Para que serve o encefalograma

O encefalograma é prescrito por um neurologista e, geralmente, serve para diagnosticar alguns problemas cerebrais, como epilepsia, demência ou narcolepsia, por exemplo. Porém, também pode ser utilizado para avaliar a atividade cerebral durante o coma ou após pancadas na cabeça.

O encefalograma pode ser feito em qualquer idade, sendo que nas crianças pode ser utilizado um capacete especial com os elétrodos para evitar que saiam da cabeça.

Como se preparar para o encefalograma

Para se preparar para o encefalograma é necessário:

  • Evitar medicamentos que alteram o funcionamento do cérebro, como sedativos, antiepilépticos ou antidepressivos, 1 a 2 dias antes do exame ou de acordo com indicação do médico;
  • Não consumir bebidas com cafeína, como café, chá ou chocolate, 12 horas antes do exame;
  • Evitar utilizar óleos, cremes ou sprays no cabelo no dia do exame.

Além disso, caso o eletroencefalograma seja feito durante o sono, o médico pode pedir que o paciente durma menos 4 a 5 horas na noite anterior para facilitar um sono profundo durante o exame.

Veja como são feitos outros exames de diagnóstico em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...