7 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado

novembro 2022

Para tirar o sono durante o dia, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo. Além disso tirar um cochilo rápido de 15 minutos, fazer exercício a cada 30 minutos e ficar em um ambiente desconfortável também ajuda a perder o sono e ter mais disposição para realizar as atividades do dia a dia. Porém, a forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite.

O tempo de sono ideal é de cerca de 7 a 8 horas por noite, no entanto, se a pessoa dormir durante 9 horas à noite e, ao acordar, sentir-se renovado e com disposição, é de 9 horas de bom sono que precisa. Veja quantas horas de sono se deve dormir ao longo da vida.

O que fazer para tirar o sono

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

1. Comer alimentos estimulantes

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

Estes alimentos são estimulantes capazes de aumentar a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea e, como consequência, ajudam a tirar o excesso sono. Porém, seu uso deve ser reduzido ao mínimo, pois, além de favorecer as doenças cardíacas, dificultam a absorção do cálcio podendo prejudicar os ossos. Veja uma lista de outros alimentos que tiram o sono.

2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos

Outra boa dica para quem não consegue dormir o suficiente durante a noite e, por isso, acaba ficando com muito sono no momento em que precisa ficar mais focado, consiste em aproveitar o tempo do almoço para um cochilo rápido ou aproveitar as viagens de deslocação para o trabalho para dormir. Apesar de não ser um sono de boa qualidade, estes minutos de sono ajudam a recarregar um pouco de energia, dando uma vontade extra para ficar focado na tarefa que se tem para fazer.

O ideal é que se durma entre 15 a 30 minutos e não mais do que isso, pois existe o risco de se ficar ainda com mais sono, especialmente porque se entra na fase REM e fica mais difícil acordar.

As pessoas mais propensas a sofrer com o sono durante o dia são os que trabalham por turnos, como os profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e os seguranças. Para estes, aconselha-se que aproveitem para dormir ou descansar sempre que puderem.

Veja como fazer para cochilar da forma correta, sem afetar o sono.

3. Fazer exercício a cada 30 minutos

Esta é outra técnica muito eficaz que pode render uma energia extra. Para isso, basta parar a cada 30 minutos e fazer algum tipo de exercício para estimular a circulação sanguínea. Alguns bons exemplos são fazer alongamentos, como tocar com as mãos nos pés, ou até fazer algumas flexões. Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra.

4. Colocar-se num ambiente menos confortável

A sensação de sono normalmente só aparece quando se está em um ambiente confortável, ou seja, numa posição confortável, com pouco som e numa temperatura agradável. Assim, contrariar esses fatores pode ser uma boa forma de ficar mais acordado. Para isso, basta colocar alguma música tocando, abrir um pouco a janela para entrar um pouco de vento e até evitar estudar na cama.

5. Comer um lanche saudável

Comer pequenos lanches quando se está trabalhando ou estudando também pode ajudar a combater o sono, especialmente se forem incluídos alimentos leves mas com boas propriedades para estimular a resposta cerebral. Assim, alguns exemplos são:

  • 1 abacate com nozes ou aveia;
  • 1 iogurte com cereais;
  • 1 vitamina de abacate.

Estes lanches são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro, podendo ser uma boa opção para completar o uso de um alimento estimulante, por exemplo.

6. Respirar fundo 10 vezes

Fazer respirações fundas ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, pode ajudar a combater a sensação de sono excessivo. Para isso deve-se inspirar fundo pelo nariz, segurar o ar por 2 segundos e depois jogar todo o ar fora pela boca, repetindo-se até 10 vezes.

Outra técnica de respiração que parece ser bastante eficaz consiste em:

  1. Tapar uma narina com o dedo indicador e inspirar pela outra;
  2. Prender o ar, retirar a mão do nariz, tapar a outra narina e soltar o ar;
  3. Repetir o processo, mas começando por inspirar pela mesma narina que se soltou o ar.

Dessa forma, é possível garantir um pouco mais de energia para realizar as atividades.

7. Conversar com outra pessoa

Conversar por alguns minutos, com algum colega de trabalho ou por telefone, de preferência sobre um assunto interessante ou divertido, ajuda a estimular o cérebro e fazê-lo ficar mais desperto.

Como evitar ter sono durante o dia

A melhor forma de evitar ter sono durante o dia passa por ter uma higiene de sono adequada, ou seja, ter hábitos de sono saudáveis, indo dormir todos os dias na mesma hora e acordando sempre numa hora padrão. É aconselhado ainda que durante a noite se durma entre 7 a 9 horas, mas não mais do que esse tempo, já que o excesso de sono durante a noite também pode deixar a pessoa menos disposta ao acordar.

Veja, de acordo com a sua hora de acordar, a que hora se deve deitar para ter um sono reparador:

Erro
Erro

Como dormir melhor

Algumas dicas para facilitar que se pegue no sono e durma bem durante a noite incluem:

  • Evitar ficar na frente do computador e da televisão pelo menos nos 30 minutos antes de dormir;
  • Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido que se usa para natação e utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta;
  • Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão;
  • Evitar ficar pensando em muitas coisas quando for deitar-se, dando preferência a pensamentos calmos e serenos e evitando as preocupações;

Algumas doenças também podem fazer com que a pessoa sinta sono durante o dia, alguns exemplos são a insônia, síndrome das pernas inquietas, obesidade, apneia do sono, narcolepsia e o sonambulismo. Neste último caso, o ideal é procurar ajuda médica, pois, ao eliminar estas causas, o sono volta a ser reparador e o sintoma de ter sono durante o dia deixa de ser frequente. Saiba quais as 8 doenças que causam cansaço excessivo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.