Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor na coluna

​Para aliviar a dor na coluna, também conhecida como raquialgia, pode ser útil deitar de barriga para cima, com as pernas apoiadas em almofadas altas e colocar uma compressa morna na região da dor durante 20 minutos. Esta estratégia ajuda a relaxar os músculos das costas, diminuindo a tensão sobre as vértebras e seus ligamentos trazendo alívio da dor em poucos minutos.

Outras medidas que também podem ser indicadas são remédios, acupuntura e cirurgia, dependendo do estado geral de saúde do indivíduo e dos sintomas apresentados. Algumas opções de tratamentos para aliviar a dor na coluna podem ser:

1. Colocar uma compressa morna onde dói

As compressa de gel ou de água quente podem ser compradas nas farmácias ou preparadas em casa utilizando grãos secos como arroz ou feijão, por exemplo. A compressa morna aumenta o fluxo sanguíneo no local, relaxa as estruturas musculares, promovendo analgesia, mas deve ser usada com cuidado para não queimar a pele. Veja como fazer nesse vídeo:

O que fazer para aliviar a dor nas costas

366 mil visualizações

2. Usar remédios 

Passar uma pomada no local da dor pode ser útil para combater os sintomas, boas opções podem ser encontradas na farmácia e podem ser compradas com o conselho do farmacêutico.

Os analgésicos e anti-inflamatórios como Ana Flex, Bioflex, Miosan e Ibuprofeno são indicados quando a dor é intensa e não permite o trabalho, diminuindo a qualidade de vida do paciente, mas só devem ser usados sob orientação do ortopedista porque não devem ser utilizados em excesso e porque possuem contraindicações. Os remédios para dor na coluna podem ser usados durante algumas semanas e sempre com protetor gástrico para evitar lesões no estômago.

3. Fazer fisioterapia

A fisioterapia com aparelhos, massagem terapêutica e exercícios é excelente para aliviar a dor e tratar os problemas de coluna porque é direcionada a sua causa. Ela deve ser realizada, preferencialmente, todos os dias mas consultas 2 ou 3 vezes por semana também podem ajudar a controlar os sintomas.

4. Alongar os músculos 

A dor na coluna pode ser aliviada e tratada com exercícios que devem ser indicados pelo fisioterapeuta porque nem todos os exercícios são indicados. Veja alguns exemplos: Exercícios de alongamento para dor nas costas.

5. Recorrer à acupuntura

As sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas, mas não deve ser usada exclusivamente. O ideal é que seja realizada 1 vez por semana, enquanto os sintomas estiverem presentes.

As causas mais comuns de dor na coluna são lombalgia, hérnia de disco e artrose que podem estar relacionadas com aumento de peso, sedentarismo, má postura e excesso de esforço físico. Algumas situações que podem favorecer as alterações na coluna são segurar o telefone com o ombro enquanto fala e carregar uma pasta ou mochila pesada diariamente e por isso é importante manter os músculos fortes e manter a boa postura. Nos casos mais graves, quando há comprometimento das vértebras ou dos discos intervertebrais o médico pode indicar a cirurgia para recompor as estruturas, trazendo alívio dos sintomas. No entanto a fisioterapia pode adiar a cirurgia ou complementar este tratamento.

Quando ir no médico

A consulta com um ortopedista é aconselhada quando a pessoa sente dor na coluna que irradia para outras áreas do corpo, tem sensação de formigamento ou de falta de força. O médico deverá solicitar exames de imagem da coluna como raio x ou ressonância magnética e depois de ver os resultados decidir pelo melhor tratamento. Alguns casos devem ser tratados com fisioterapia e os casos mais graves podem necessitar de cirurgia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem