10 doenças pulmonares: sintomas e tratamento

Doença pulmonar é um conjunto de doenças que afetam o funcionamento dos pulmões e das vias respiratórias, como a asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia ou embolia pulmonar, por exemplo. 

Os pulmões são órgãos responsáveis por levar o oxigênio para o corpo e eliminar o gás carbônico pela respiração, e quando essa função é prejudicada, podem surgir sintomas como falta de ar, tosse seca ou com catarro e dores no peito.

Leia também: Sistema respiratório: funções, órgãos e principais doenças tuasaude.com/sistema-respiratorio

O tratamento da doença pulmonar é feito geralmente pelo pneumologista, que, após exames como raio-X, escarro ou espirometria, identifica a doença e define a abordagem mais adequada, incluindo medicamentos como broncodilatadores, corticoides ou antibióticos.

Imagem ilustrativa número 2

As principais doenças pulmonares são:

1. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A doença pulmonar obstrutiva crônica é um grupo de doenças respiratórias que dificultam a passagem de ar e a respiração, incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Leia também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc

O principal fator de risco para desenvolver DPOC é o tabagismo, já que a fumaça do cigarro danifica o tecido pulmonar, mas também pode ocorrer pela exposição prolongada a poeiras, poluição e produtos químicos.

Principais sintomas: incluem tosse constante, produção excessiva de catarro, que pode ser transparente, branco, amarelo ou esverdeado, falta de ar durante esforços, respiração rápida e ofegante, chiado no peito, cansaço e, em casos mais graves, perda de peso.

Como é o tratamento: pode ser indicado pelo pneumologista o uso de broncodilatadores e corticoides inalatórios, além da orientação em parar de fumar, para controlar a progressão da doença.

Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de oxigênio, fisioterapia respiratória e cirurgia, como redução do volume pulmonar ou transplante pulmonar.

2. Doença pulmonar intersticial

A doença pulmonar intersticial é um grupo de doenças que danifica o tecido que sustenta os pulmões, deixando-os mais rígidos e dificultando a passagem do oxigênio para o sangue.

Esse grupo inclui condições como a fibrose pulmonar idiopática, sarcoidose e pneumonite por hipersensibilidade. As causas podem estar relacionadas a fatores como exposição a poeira e fumo, medicamentos, doenças autoimunes ou infecções.

Principais sintomas: os mais comuns são falta de ar progressiva, tosse seca persistente, fadiga, desconforto no peito e, em casos mais avançados, perda de peso.

Como é o tratamento: a principal medida é a eliminação do agente causador, além disso, o médico pode indicar o uso de medicamentos imunossupressores, como corticosteroides, para reduzir a inflamação e a formação de cicatrizes.

3. Asma

A asma é uma doença pulmonar crônica que causa inflamação e estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração. Entenda melhor o que é a asma.

Essa doença pode surgir devido a fatores genéticos, alergias, infecções respiratórias, exposição a poeira e fumaça de cigarro, ou uso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides e betabloqueadores.

Principais sintomas: os mais comuns são falta de ar, chiado no peito, tosse especialmente à noite ou ao se exercitar, sensação de aperto no peito e cansaço.

Como é o tratamento: o médico pode indicar o uso de medicamentos inalatórios, como broncodilatadores e corticoides, que servem para alívio rápido durante crises, além de evitar fatores que desencadeiam os sintomas.

4. Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença que afeta as células responsáveis pela produção de muco, tornando-o espesso e pegajoso, levando ao acúmulo de secreções nos pulmões e no sistema digestivo.

Essa doença pulmonar é genética, causada pela alteração no gene CFTR, herdada de ambos os pais.

Principais sintomas: incluem tosse persistente com catarro espesso, falta de ar, chiado no peito e infecções respiratórias frequentes.

Além disso, pode causar suor mais salgado que o normal, fezes volumosas e gordurosas, dificuldade para ganhar peso e crescimento. Veja outros sintomas da fibrose cística.

Como é o tratamento: embora não tenha cura, o tratamento visa aliviar os sintomas e prevenir complicações, incluindo o uso de medicamentos para fluidificar o muco, antibióticos para combater infecções e fisioterapia respiratória. 

É indicado também o acompanhamento nutricional com alimentação rica em calorias e em proteínas, além de, em casos graves, considerar o transplante de pulmão.

5. Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar que ocorre quando os alvéolos são danificados e perdem sua elasticidade, dificultando a passagem de ar e a respiração.

O enfisema pulmonar é frequentemente causado pelo tabagismo, que danifica os pulmões ao longo do tempo. Outros fatores, como histórico familiar de doenças pulmonares, também podem contribuir.

Leia também: Enfisema pulmonar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/enfisema-pulmonar

Principais sintomas: os mais comuns são falta de ar progressiva, tosse persistente, produção excessiva de catarro, sensação de aperto no peito, cansaço excessivo e perda de peso.

Como é o tratamento: o pneumologista pode indicar o uso de broncodilatadores e corticoides inalatórios, fisioterapia respiratória, oxigenoterapia e, em casos mais graves, cirurgia ou transplante pulmonar. 

Além disso, é fundamental parar de fumar para controlar a evolução da doença.

6. Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, que são os tubos responsáveis por transportar o ar para os pulmões. 

Essa doença pulmonar pode ser causada por infecções, como gripes, resfriados e COVID-19, ou por fatores irritantes, como o tabagismo, exposição a poeira, poluição do ar ou alergias.

Principais sintomas: a bronquite pode causar tosse persistente, que pode ser seca ou com catarro, chiado no peito, falta de ar, febre baixa e cansaço.

Como é o tratamento: pode ser recomendado pelo médico o uso de broncodilatadores, antibióticos, se houver infecção bacteriana, corticoides para reduzir a inflamação e antitussígenos para aliviar a tosse. 

Também é importante evitar os fatores que levam a doença, como o fumo e a poluição, além de manter uma boa hidratação. Conheça mais sobre o tratamento da bronquite.

7. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção nos pulmões que causa inflamação dos bronquíolos, dificultando a respiração e o transporte de oxigênio pelo corpo.

A principal causa dessa doença pulmonar é a infecção por vírus, bactérias ou fungos, presentes no ar, solo ou por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal.

Principais sintomas: entre os sinais mais comuns estão febre baixa e constante ou alta, cansaço, falta de ar, tosse seca ou com catarro, dor de cabeça, dor no peito e dor de garganta.

Leia também: 9 principais sintomas de pneumonia (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-pneumonia

A pessoa com pneumonia também pode apresentar perda do apetite, perda de peso e confusão mental.

Como é o tratamento: pode variar conforme a causa e a gravidade da infecção, envolvendo o uso de antibióticos ou antivirais, hidratação, repouso e, em alguns casos, o uso de oxigênio.

8. Tuberculose

A tuberculose é uma doença pulmonar infecciosa causada por bactéria, conhecida como bacilo de Koch. Embora afete principalmente os pulmões, também pode atingir outros órgãos, como ossos, rins e cérebro.

A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Principais sintomas: os mais comuns são tosse persistente, que pode ser seca ou com catarro e até sangue, dor no peito ao respirar ou tossir, febre baixa, suores noturnos, cansaço, falta de apetite, perda de peso sem causa aparente e sensação de falta de ar.

Como é o tratamento: é feito com antibióticos específicos, como rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. A fase inicial dura cerca de 2 meses, seguida por um período de manutenção de 4 a 12 meses, sendo importante seguir corretamente o tratamento para evitar resistência bacteriana e garantir a cura.

Leia também: Tuberculose tem cura? (e como alcançar a cura) tuasaude.com/tuberculose-tem-cura

9. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é uma doença pulmonar grave que ocorre quando um coágulo sanguíneo, bloqueia uma artéria nos pulmões, impedindo a circulação sanguínea adequada e comprometendo a oxigenação do corpo.

Fatores como imobilização prolongada, cirurgias, uso de anticoncepcionais, gravidez, câncer ou histórico de trombose aumentam o risco de embolia pulmonar.

Principais sintomas: entre os mais frequentes estão a falta de ar repentina e intensa, dor no peito que piora ao respirar fundo, tosse com ou sem sangue, respiração rápida, sensação de desmaio, pele azulada, palpitações e tontura.

Como é o tratamento: a embolia pulmonar exige atendimento emergencial imediato, sendo o tratamento realizado com anticoagulantes para dissolver o coágulo, oxigenoterapia para melhorar a oxigenação do sangue e, em casos graves, pode ser necessário realizar cirurgia.

10. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células malignas nos pulmões, podendo se espalhar para outras partes do corpo.

O risco de desenvolver essa doença pulmonar aumenta com fatores como tabagismo, contato com substâncias tóxicas, histórico familiar e predisposição genética.

Principais sintomas: tosse persistente, rouquidão, dificuldade para respirar, perda de peso inexplicada, dor no peito, cansaço excessivo e tosse com ou sem sangue.

Leia também: Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico tuasaude.com/sintomas-de-cancer-de-pulmao

Como é o tratamento: dependendo do tipo e estágio do câncer, pode-se incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, terapia a laser ou ablação por radiofrequência. A escolha do tratamento é individualizada e orientada por um oncologista.

Vídeos relacionados

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 960.127 visualizações

O que comer para asma

02:48 | 334.361 visualizações

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 127.312 visualizações