Tuberculose tem cura? (e como alcançar a cura)

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
agosto 2022

A tuberculose é uma doença infecciosa que tem grandes chances de cura, especialmente se for identificada na fase inicial e o tratamento for realizado corretamente, de acordo com a recomendação médica.

O tratamento da tuberculose normalmente é feito com o uso de antibióticos por 6 a 24 meses. No caso da tuberculose extrapulmonar, é ainda importante incluir medidas terapêuticas para aliviar os sintomas apresentados, como fisioterapia ou cirurgia, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento para tuberculose.

Conheça mais sobre a tuberculose no vídeo a seguir:

Como alcançar a cura

Para que a cura da tuberculose seja alcançada de forma mais rápida, é importante que a tuberculose seja identificada logo nos primeiros sintomas. Para isso é importante estar atento a sinais como:

  • Tosse persistente;
  • Dor ao respirar;
  • Febre baixa constante;
  • Suores noturnos.

É recomendado consultar um pneumologista sempre que se desconfia de tuberculose, especialmente quando existe algum tipo de tosse persistente que não melhora e que é acompanhada de suores noturnos.

Na maior parte dos casos, o médico indica o uso de alguns antibióticos com o objetivo de eliminar a bactéria e que devem ser tomados mesmo que não hajam sintomas. Conheça o tratamento 4X1 contra a tuberculose.

Quanto tempo dura o tratamento

O tempo de tratamento varia de 6 meses a 1 ano, não devendo ser interrompido, pois pode resultar em resistência bacteriana, ressurgimento da doença ou desenvolvimento de complicações, além de poder transmitir a doença para outras pessoas.

Tuberculose é contagiosa?

Após 15 a 30 dias do início do tratamento, a pessoa diagnosticada com tuberculose deixa de ser contagiosa, não sendo mais necessário que o tratamento seja feito em internamento e isolamento.

Normalmente os sintomas melhoram após o segundo mês de tratamento, mas mesmo assim é preciso que o uso dos medicamentos seja continuado até que os resultados laboratoriais sejam negativos ou que o médico suspenda a medicação.

No caso da tuberculose extrapulmonar, em que a bactéria atinge outras partes do corpo, como ossos e intestino, por exemplo, o contágio não acontece, podendo o paciente ser tratado perto de outras pessoas.

Quando tomar a vacina?

Uma das maneiras de prevenção da tuberculose é por meio da vacina BCG, que deve ser administrada logo no primeiro mês de vida. A vacinação é a única forma de prevenção contra as formas mais graves da tuberculose. Saiba mais sobre a vacina BCG.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878