O que você precisa saber?

Como identificar e tratar o enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória grave que geralmente se desenvolve nos pulmões de quem fumou cigarro por muitos anos. A doença leva à diminuição da elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos, causando sintomas como respiração rápida, tosse ou dificuldade para respirar.

Além do uso excessivo do cigarro, o enfisema também pode ser causado por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina ou por outras doenças como bronquite crônica, asma ou fibrose cística, por exemplo.

Embora o enfisema não tenha cura, os seus sintomas podem ser aliviados, e até evitados, com o uso de alguns medicamentos e alteração de alguns hábitos de vida.

Como identificar e tratar o enfisema pulmonar

Como é feito o tratamento

O tratamento do enfisema pulmonar deve ser sempre orientado por um pneumologista, uma vez que é necessário adaptá-lo aos sintomas apresentados e ao grau de desenvolvimento da doença. No entanto, em todos os casos é importante evitar o uso de cigarro e não permanecer em locais com muita poluição ou fumaça.

Além disso, podem ser ainda receitados remédios para dilatar as estruturas do pulmão e ajudar a entrada de ar, como Salbutamol ou Salmeterol. Mas, no caso de sintomas mais intensos, também pode ser necessário usar corticoides, como Beclometasona ou Budesonida, para aliviar a inflamação das vias respiratórias e reduzir a dificuldade para respirar.

O médico pode ainda recomendar sessões de fisioterapia respiratória, que utiliza exercícios que ajudam a expandir o pulmão e aumentam os níveis de oxigênio no organismo.

Entenda tudo sobre o tratamento adequado do enfisema pulmonar.

Sintomas de enfisema pulmonar

Os sinais e sintomas mais comuns do enfisema pulmonar incluem:

  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse;
  • Sensação de falta de ar, com o agramento da doença.

O diagnóstico da doença é baseado nos sintomas apresentados e no histórico de vida do paciente. Um exame será pedido para avaliar a inflamação do pulmão e a ausculta pulmonar será realizada para verificar os sons produzidos pelo pulmão no momento da respiração.

Além disso, deverá ser feito um teste para avaliar as capacidades pulmonares, chamado de espirometria, que mede o& volume de ar inspirado para verificar se são satisfatórios ou não além de raio-x e exame de sangue.

Veja que outros sintomas podem indicar enfisema pulmonar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...