Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que você precisa saber sobre a Dengue Hemorrágica

A dengue hemorrágica ocorre após a primeira contaminação com o vírus da dengue, sendo uma doença muito grave que provoca sangramentos pelo corpo e há risco de morte se a pessoa não receber o tratamento adequado.

Respondemos aqui 5 dúvidas comuns sobre a dengue hemorrágica.

1. Como se pega a dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é causada pela picada do Aedes Aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria das vezes a pessoa já teve dengue pelo menos 1 vez e quando é novamente contaminada, o que só acontece quando é infectado por um outro vírus da dengue, a dengue hemorrágica se desenvolve. 

Entre os anos 80 e 90 o vírus mais comum circulante no Brasil era o da dengue tipo 2 (DEN-2) mas nos últimos anos tem-se observado que o vírus mais comum tem sido do dengue tipo 3 (DEN-3). Isso significa que uma pessoa que teve dengue nos anos 90 e tem novamente a doença agora, tem um grande risco de ter dengue hemorrágica.

O que você precisa saber sobre a Dengue Hemorrágica

2. A primeira vez nunca é dengue hemorrágica?

Apesar de ser mais raro a dengue hemorrágica pode surgir em pessoas que nunca tiveram dengue, sendo que neste caso os bebês são os mais afetados. Embora ainda não se saiba exatamente porque isso pode acontecer há conhecimento de que os anticorpos da pessoa conseguem se ligar ao vírus, mas não consegue neutralizá-lo e por isso ele continua se replicando muito rapidamente e causando graves alterações no organismo.

3. A dengue hemorrágica pode ser causada pelo uso do remédio errado?

Sim. O uso de remédios inadequados, à base de ácido acetilsalicílico como AAS e Aspirina, em caso de dengue pode levar à hemorragia porque estes medicamentos favorecem os sangramentos e a hemorragia, complicando o quadro da doença. Confira uma tabela com vários nomes de remédios que não podem ser usados em caso de dengue.

4. A dengue hemorrágica mata?

A dengue hemorrágica é uma doença muito grave que deve ser tratada com internamento hospitalar porque são necessários remédios pela veia e máscara de oxigênio. Se o tratamento não for realizado, a dengue hemorrágica pode levar a morte. 

A dengue hemorrágica pode ser classificada de acordo com a sua severidade. Existem 4 graus de dengue hemorrágica e o mais leve ocorre quando não é possível ver nenhum sangramento externo mas a prova do laço é positiva. No caso mais grave existe a síndrome do choque associada a dengue, com elevado risco de morte.

5. A dengue hemorrágica tem cura?

Sim. É possível tratar a dengue hemorrágica e ficar completamente curado mas para isso é preciso ir ao hospital logo que surjam os primeiros sintomas de dengue, especialmente se houver muita dor abdominal ou sangramento pelo nariz, ouvidos ou boca. Um dos primeiros sinais que podem indicar dengue hemorrágica é a facilidade de ficar com marcas roxas pelo corpo, mesmo em pequenas pancadas, durante um quadro de dengue ou uma intensa marca escura num local onde tomou uma injeção ou tirou sangue, durante a dengue. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...