Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prova do laço: para que serve e como fazer

A prova do laço é um exame rápido, feito em casos de suspeita de dengue, que ajuda a identificar o risco de a pessoa estar realmente com a doença, uma vez que avalia a fragilidade dos vasos sanguíneos, que está aumentada nos casos de dengue.

Dessa forma, a prova do laço não precisa ser utilizada quando já existem sintomas como sangramentos das gengivas, nariz ou olhos, por exemplo.

Embora seja um exame muito fácil e rápido de ser feito, a prova do laço pode apresentar falsos resultados em pessoas que usam aspirina, corticoides, estão em fase de pré ou pré menopausa ou que têm pele com eritrodermia solar.

Resultado positivo da prova do laçoResultado positivo da prova do laço

Como é feito

Para fazer o teste da prova do laço deve-se desenhar, no antebraço, um quadrado com 2,5 cm em cada lado e depois seguir estes passos:

  1. Avaliar a pressão arterial da pessoa com o esfigmomanômetro;
  2. Insuflar novamente o manguito do esfigmomanômetro até ao valor médio entre a máxima e a mínima, ou seja, se o valor de pressão arterial for 120x80, deve-se insuflar o manguito até os 100 mmHg;
  3. Esperar 5 minutos com o manguito insuflado na mesma pressão;
  4. Depois de 5 minutos desinsuflar e retirar o manguito;
  5. Deixar o sangue circular por pelo menos 2 minutos.

Por fim, deve-se avaliar a quantidade de pontinhos vermelhos dentro do quadrado na pele para saber qual o resultado do teste.

Quando o resultado é positivo

O resultado da prova do laço é considerado positivo quando surgem mais de 20 pontinhos vermelhos dentro do quadrado marcado na pele. Porém, um resultado com 5 a 19 pontinhos já pode indicar suspeita de dengue, devendo-se fazer outros exames que ajudam a confirmar se é ou não infecção por dengue.

Que outros exames podem ser necessários

Após fazer a prova do laço o médico pode pedir outros exames que ajudam a confirmar o diagnóstico, como:

  • Teste rápido (NS1)
  • Sorologia para dengue
  • Hemograma (com contagem de plaquetas para avaliar o risco de hemorragia)

Estes exames só devem ser feitos quando o médico decidir, tendo por base a prova do laço ou os sintomas clássicos como febre, sangramentos ou dores articulares, por exemplo.

Veja quais os principais sintomas que podem indicar uma infecção por dengue.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...