O que você precisa saber?

Conheça os Sintomas e Exames que confirmam a Dengue

Para saber se é dengue é importante estar atento aos sintomas que, normalmente, surgem 4 a 7 dias após a picada de um mosquito, e que se iniciam por febre acima de 38º C, mas que após algumas horas pode ser acompanhada de:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dificuldade para movimentar as articulações;
  • Dor muscular em todo o corpo;
  • Tonturas, náuseas e vômitos;
  • Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira

Assim, caso surja febre acompanhada de dois ou mais sintomas dos referidos anteriormente é recomendado ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Veja como é feito o tratamento em: Tratamento da dengue.

Já no caso da dengue hemorrágica, os sintomas também podem incluir sangramentos excessivos que, geralmente, se manifestam como manchas vermelhas na pele, hematomas e sangramentos frequentes do nariz ou gengivas por exemplo.

Assim, logo que os primeiros sintomas surgem é muito importante ir no médico, pois nos casos mais graves a dengue pode mesmo causar outras doenças que podem afetar o fígado e o coração. Saiba que sequelas é que a dengue pode causar em 5 Doenças que podem ser Causadas pela Dengue.

Além disso, o risco de ter dengue é maior durante o verão e em regiões úmidas, devido à facilidade de desenvolvimento do mosquito da dengue, também conhecido por Aedes Aegypti. Veja como combater o mosquito em: Como identificar o mosquito da dengue.

Teste rápido para dengueTeste rápido para dengue

Exame para identificar a dengue

O exame mais utilizado para identificar a dengue é o exame de sangue que avalia a presença de anticorpos para dengue no organismo, sendo que quando é positivo indica que se está infectado pelo vírus.

No entanto, em muitos casos o médico pode fazer o diagnóstico da doença apenas através da observação dos sintomas e iniciar o tratamento antes dos resultados deste exame, que demoram cerca de 1 semana para estarem prontos.

Teste rápido para diagnosticar dengue

O teste rápido para identificar dengue está sendo cada vez muito utilizado para fazer o diagnóstico de possíveis casos de infecção pelo vírus, pois demora menos de 20 minutos para identificar se o vírus está presente no organismo e há quanto tempo. Dessa forma, é possível começar o tratamento mais rapidamente.

Porém, o teste rápido também não identifica a presença de outras doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, como Zika ou Chikungunya, e, por isso, o médico pode pedir um exame de sangue normal para identificar se também se está infectado por esses vírus.

O teste rápido é gratuito e pode ser feito nos posto de saúde do Brasil por qualquer pessoa e em qualquer momento, pois não é necessário fazer jejum.

A melhor forma de evitar a dengue continua ser protegendo-se. Por isso veja como garantir sua proteção:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...