Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como evitar as doenças respiratórias

Para evitar as doenças respiratórias que surgem especialmente no inverno, como gripe, resfriado e sinusite, é aconselhado fortalecer os sistema imune consumindo regularmente alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, verduras e cereais, porque assim o organismo consegue combater os micro-organismos invasores com maior facilidade.

Um bom suplemento alimentar que fortalece o sistema imune são as cápsulas de equinácea, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Saiba mais sobre esta planta medicinal em: Equinácea.

Algumas orientações simples para evitar as doenças respiratórias são:

  • Não fumar, não ficar perto de quem fuma e evitar permanecer em locais fechados com fumaça de cigarro.
  • Tomar a vacina contra gripe todos os anos, antes do inverno chegar. Esta vacina é indicada especialmente para idosos e pacientes que sofrem de doenças crônicas, como asma, bronquite e sinusite, por exemplo.
  • Manter a casa e o local de trabalho livre de ácaros, tendo o cuidado de limpar tudo, retirando toda a poeira do chão, dos móveis e objetos, lavar regularmente tapetes e cortinas e trocar toda a roupa de cama 1 vez por semana.
  • Evitar multidões e locais fechados, mal ventilados porque tendem a acumular vírus, fungos e bactérias que podem ser prejudicais à saúde.
  • Tomar 1 copo de suco de laranja por dia, todos os dias, porque ele é rico em vitamina C, que também melhora as defesas do organismo.
  • Manter a umidade do ar porque isto facilita a respiração.

Estas medidas devem ser seguidas rigorosamente, especialmente quando se trata de bebês, crianças, idosos e quando há pacientes acamados. Apesar de simples estes cuidados ajudam a prevenir complicações respiratórias que podem representar um risco para a vida do indivíduo.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...