Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Bronquite

Na maior parte dos casos, a bronquite é tratada em casa, com descanso e bebendo uma boa quantidade de líquidos, sem que seja necessária a utilização de medicamentos.

No entanto, se com estas medidas a bronquite não passar, ou se se tratar de uma bronquite crônica, cujos sintomas podem durar mais de 3 meses, pode ser necessário recorrer a remédios como antibióticos, broncodilatadores ou mucolíticos.

A bronquite crônica é uma DPOC que não tem cura e geralmente é necessário recorrer a medicamentos para manter a doença controlada ou para tratar os sintomas em períodos de exacerbação da doença. Saiba mais sobre DPOC e como é feito o tratamento.

Remédios para Bronquite

Os remédios mais utilizados para tratar a bronquite são:

1. Analgésicos e anti-inflamatórios

Os analgésicos e anti-inflamatórios como o paracetamol e o ibuprofeno, por exemplo, são utilizados para aliviar sintomas como a febre e dores associadas a bronquite aguda ou crônica.

É importante salientar que pessoas que sofrem de asma, não devem tomar o ibuprofeno ou qualquer anti-inflamatório não esteróide, como aspirina, naproxeno, nimesulida, entre outros.

2. Mucolíticos e expetorantes

Em alguns casos, o médico pode prescrever mucolíticos, como a acetilcisteína, bromexina ou o ambroxol, por exemplo, que ajudam a aliviar a tosse produtiva, já que agem lisando o muco, tornando-o mais fluído e consequentemente, mais fácil de eliminar.

Estes medicamentos podem ser utilizados em casos de bronquite aguda, bronquite crônica e também nas suas exacerbações, mas deve-se utilizar com cautela em crianças menores de 6 anos, e apenas com acompanhamento médico.

Beber muita água ajuda a tornar o medicamento mais eficaz e a diluir e eliminar o muco mais facilmente.

3. Antibióticos

Geralmente, a bronquite aguda é causada por vírus e, por isso, os antibióticos são prescritos muito raramente.

Na maior parte dos casos, o médico só ira receitar um antibiótico se existir o risco de desenvolver uma pneumonia, o que pode acontecer caso se trate de um bebê prematuro, um idoso, pessoas com história de doença do coração, pulmão, rim ou fígado, com um sistema imune enfraquecido ou pessoas com fibrose cistica.

4. Broncodilatadores

Geralmente, os broncodilatadores são administrados para casos de bronquite crônica, como tratamento contínuo ou nas exacerbações e em alguns casos de bronquite aguda.

Estes medicamentos são utilizados, na maior parte dos casos, através de um inalador e agem relaxando o músculo das paredes das pequenas vias respiratórias, abrindo essas vias e permitindo um alívio do aperto torácico e da tosse, facilitando a respiração.

Alguns exemplos de broncodilatadores usados no tratamento da bronquite são o salbutamol, salmeterol, formoterol ou brometo de ipratrópio, por exemplo. Estes medicamentos também podem ser administrados por nebulização, especialmente em idosos ou pessoas com uma diminuição da capacidade respiratória.

5. Corticóides 

Em alguns casos o médico pode receitar corticóides para administração oral, como a prednisona, ou inalatória, como a fluticasona ou a budesonida, por exemplo, que reduzem a inflamação e a irritação nos pulmões.

Muitas vezes, os inaladores com corticóide têm também um broncodilatador associado, como salmeterol ou formoterol, por exemplo, que são broncodilatadores de longa duração de ação e geralmente são utilizados em tratamento continuado.

Além do tratamento farmacológico, existem outras formas de tratar a bronquite, como nebulizações com soro fisiológico, fisioterapia ou administração de oxigênio. Além disso, os sintomas também podem ser atenuados com a adoção de um estilo de vida saudável, como prática regular de exercício físico, evitar o uso de cigarro e fazer uma dieta equilibrada. Saiba mais sobre bronquite e sobre outros métodos de tratamento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar