Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quem pode tomar a Vacina da Gripe

A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas, como asma ou bronquite, sendo também indicada para idosos e profissionais da saúde.

Agriflu é nome da vacina da gripe que protege contra 3 diferentes tipos do vírus Influenza, duas estirpes tipo A e uma estirpe do tipo B. A vacina é aplicada através de uma injeção no braço e ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra a gripe, evitando o surgimento de complicações relacionadas com a gripe como pneumonia ou problemas cardíacos, além de hospitalização e morte.

A vacina produzida pelo laboratório Novartis, expõe o indivíduo a uma pequena dose do vírus inativado da gripe, o que já é suficiente para estimular o sistema de defesa do organismo a se defender melhor quando o indivíduo estiver diante de um vírus vivo. 

O preço da vacina trivalente varia entre R$ 75 a R$ 120 nas clínicas particulares.

Quem pode tomar a Vacina da Gripe

Quem pode tomar a vacina da gripe

A vacina Agrifu serve para prevenir a gripe, sendo especialmente indicada para pessoas debilitadas, idosos e portadores doenças crônicas que afetam o sistema respiratórios como asma e bronquite, mas só deve ser aplicada à partir dos 4 anos de idade.

Esta vacina ajuda a prevenir o desenvolvimento da gripe, diminui a gravidade desta doença e contribui para que outros familiares não sejam contaminados pelo mesmo vírus.

Como tomar a vacina da gripe

É recomendado a toma de apenas uma injeção de 0,5 mL por ano, que deve ser aplicada através de uma injeção intramuscular. A injeção deve ser administrada por um enfermeiro ou médico num posto de saúde ou hospital.

A pessoa encontra-se protegida contra o vírus cerca de 2 semanas depois de ter tomado a vacina. Assim, mesmo que a pessoa tenha tomado a vacina, poderá ficar gripado se estiver em contato com pessoas com gripe logo nos primeiros dias após a vacinação. 

Pessoas que já tomaram a vacina no ano anterior também devem tomar uma nova dose da vacina para realmente estar protegido. Também é possível tomar a vacina caso apresente sinais de resfriado como mal-estar e nariz escorrendo. 

Possíveis efeitos colaterais da vacina da gripe

Alguns efeitos colaterais que podem surgir após a aplicação da vacina incluem o desenvolvimento de sintomas de resfriado, como arrepios ou coriza nasal. Além disso, também se pode desenvolver uma reação no local da picada como dor, inchaço e vermelhidão.

Em casos mais raros, pode ocorrer dor de cabeça, cansaço, dor muscular, fraqueza severa ou sensação incomum em seus braços e pernas, febre alta e sangramento anormal.

Quem não pode tomar a vacina da gripe

Pessoas que já estejam com gripe apresentando febre alta, catarro nos pulmões, tosse intensa não devem tomar essa vacina, porque não terá qualquer efeito.

Esta vacina é contraindicada para pessoas com hemorragia, síndrome de guillain-barré, problemas de coagulação do sangue como hemofilia ou manchas roxas na pele que surgem com facilidade, desordem neurológica ou doença cerebral.

Além disso, também não deve ser aplicada em pacientes com alergia ao ovo e látex, sistema imune enfraquecido, como no caso de tratamentos do câncer ou se estiver a tomar remédios anticoagulantes, assim como durante a gravidez e lactação. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...