Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

Os chás de equinácea, anis-verde e a compressa de pimenta-caiena são excelentes remédios caseiros que ajudam a controlar os sintomas da tuberculose, mas não excluem o tratamento clínico que deve ser orientado pelo pneumologista. Confira os remédios e outros tratamentos que podem ser indicados pelo médico clicando aqui.

Para aliviar a tosse com catarro

As melhores plantas medicinais para aliviar este sintoma são anis-verde, eucalipto e alteia, que podem ser usadas em forma de chá.

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

Para o chá: Colocar 1 colher (de sopa) de uma das ervas acima citadas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos devidamente tapado. Coar e tomar a seguir, se for necessário adoçar, prefira o mel.

Para fortalecer o sistema imune

Tomar o chá de equinácea com índigo, árvore-da-vida e púrpurea logo após o seu preparo é uma ótima forma natural de melhorar as defesas do organismo, facilitando a cura da tuberculose porque favorece a regeneração pulmonar.

Como fazer: Colocar 1 colher (de sopa) de cada uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, pelo menos 2 vezes ao dia.

Para baixar a febre

O chá de salgueiro pode ser útil para baixar a febre porque promove o suor, que baixa naturalmente a temperatura corporal.

Para o chá: Colocar 2 colheres (de sopa) de folhas secas em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Beber ao longo do dia.

Para aliviar a dor no peito

Você pode preparar em casa uma compressa com pimenta-caiena ou arnica e aplicar na região dolorida deixando atuar por 15 minutos para aliviar a dor porque estas plantas tem propriedades analgésicas.

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

Para a compressa: Colocar 2 colheres (de sopa) de folhas de arnica num recipiente e cobrir com 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e usar uma gaze para molhar neste chá e usar frio várias vezes ao dia sobre a área dolorida.

Para combater o cansaço e melhorar a disposição

O chá de ginseng aumenta a capacidade do corpo em caso de cansaço ou indisposição.

Como fazer: Colocar 1 colher (de sopa) da raiz em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar a seguir 3 vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas.

Estes remédios caseiros são úteis para agilizar a recuperação da tuberculose e melhorar o bem-estar, mas não devem ser usados durante a gravidez porque algumas plantas medicinais são contraindicadas nesta fase.

O tratamento da tuberculose pode ser demorado, durante entre 6 meses a 2 anos, geralmente os sintomas melhoram após o primeiro mês da toma dos antibióticos, mas é importante continuar tomando os antibióticos pelo tempo indicado pelo médico para garantir a cura da doença. Normalmente o médico pede um novo exame após 1 ou 2 meses do uso dos remédios para verificar se o Bacilo de Koch causador da tuberculose já foi eliminado do organismo e o tratamento só para quando este for eliminado.

Assim, as plantas medicinais podem ser úteis para aliviar os sintomas complementando o uso dos antibióticos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...