Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

Os remédios caseiros são uma boa forma de completar o tratamento indicado pelo pneumologista pois ajudam a aliviar os sintomas, melhorando o conforto e, por vezes, acelerando a recuperação.

No entanto, é importante lembrar que os remédios caseiros não devem substituir qualquer indicação dada pelo pneumologista e que, devem sempre que possível, ser usados com conhecimento do médico.

Além disso, como o uso de plantas pode ter vários efeitos secundários durante a gestação ou em menores, estes remédios não devem ser usados em grávidas ou crianças sem orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Confira os remédios e outros tratamentos que podem ser indicados pelo pneumologista.

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

1. Para a tosse com catarro

A tosse com catarro pode ser facilmente aliviada em casa. Para isso, o passo mais importante consiste em manter o corpo bem hidratado para que as secreções respiratórias fiquem mais fluídas e sejam eliminadas mais facilmente.

Para fazer isso, o primeiro passo deve ser aumentar a quantidade de água ingerida durante o dia, para cerca de 2 litros. Além disso, é ainda recomendado realizar algumas nebulizações, que podem ser feitas respirando a fumaça do banho ou, então, respirando os vapores liberados por uma panela de água fervente. Nesta água fervente podem ser adicionadas plantas com propriedades expectorantes como eucalipto ou alteia, por exemplo. Confira outras opções de nebulizações caseiras.

Em alguns casos, podem ainda ser usados alguns chás para tentar controlar a tosse e eliminar o excesso de secreções, como o Manjericão ou o Gengibre, por exemplo.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de manjericão ou 1 cm da raiz de gengibre numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Confira ainda outras formas naturais de eliminar a tosse e o catarro:

Remédios Caseiros para a Tosse

613 mil visualizações

2. Para a febre alta

Já para a febre alta, uma das melhores opções naturais é o chá de salgueiro branco, pois esta planta contém uma substância semelhante à aspirina, que além de reduzir a temperatura corporal, em caso de febre, também alivia a sensação de dor no corpo.

Outra opção para fazer o chá é usar Tanaceto ou Matricária, que é uma planta muita usada em países como a Inglaterra ou a França para tratar a febre, sendo até conhecida como Feverfew, que significa "pouca febre".

  • Como fazer o chá: colocar 2 colheres (de sopa) de folhas secas de Salgueiro Branco ou das partes aéreas de Matricária em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber. Este chá pode ser tomado em intervalos de 3 a 4 horas, por exemplo.

Veja outros remédios caseiros que podem ajudar a diminuir a febre.

3. Para dor no peito

Uma vez que a tuberculose causa muita tosse, é comum o surgimento de dor no peito, que normalmente surge pelo esforço excessivo dos músculos da respiração. Assim, uma boa técnica caseira para aliviar o desconforto no peito é fazer uma compressa com de arnica para aplicar na região dolorida. Esta planta tem propriedades analgésicas que, em contato com a pele, reduzem o dolorido e aliviam o cansaço muscular.

  • Como fazer a compressa: colocar 2 colheres (de sopa) de folhas de arnica num recipiente e cobrir com 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e usar uma gaze para molhar neste chá e usar morno várias vezes ao dia sobre a área dolorida.
Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

4. Para cansaço e falta de energia

O ginseng é uma incrível planta medicinal para aumentar a capacidade do corpo em casos de cansaço ou indisposição, por isso seu chá pode ser usado durante todo o tratamento da tuberculose, combatendo os sintomas de cansaço da doença mas também do uso contínuo de antibióticos.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) da raiz de ginseng em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar a seguir 3 vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas. Outra opção é usar o ginseng em cápsulas, sob orientação de um fitoterapeuta.

5. Para fortalecer o sistema imune

Já para ajudar no combate ao bacilo da tuberculose, pode ser interessante tomar o chá de equinácea ou astrágalo para melhorar as defesas do organismo e facilitar a cura da tuberculose.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, pelo menos 2 vezes ao dia.

Confira ainda outras receitas naturais para aumentar as defesas do organismo.

Como garantir uma recuperação mais rápida

O tratamento da tuberculose pode ser demorado e durar entre 6 meses a 2 anos, mas geralmente os sintomas melhoram após o primeiro mês da toma dos antibióticos indicados pelo pneumologista. Por isso, é muito importante continuar tomando os antibióticos pelo tempo indicado pelo médico para garantir a cura da doença.

Normalmente o médico pede um novo exame após 1 ou 2 meses do uso dos remédios para verificar se o Bacilo de Koch causador da tuberculose já foi eliminado do organismo e o tratamento só para quando este for eliminado.

Bibliografia >

  • EXAMINE. Immunity. Disponível em: <https://examine.com/topics/immunity/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Astragalus membranaceus. Disponível em: <https://examine.com/supplements/astragalus-membranaceus/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Feverfew. Disponível em: <https://examine.com/supplements/feverfew/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Holy Basil. Disponível em: <https://examine.com/supplements/holy-basil/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Ginger. Disponível em: <https://examine.com/supplements/ginger/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Panax Ginseng. Disponível em: <https://examine.com/supplements/panax-ginseng/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • EXAMINE. Echinacea. Disponível em: <https://examine.com/supplements/echinacea/>. Acesso em 17 Abr 2019
  • Monografia da espécie Salix alba (Salgueiro Branco). Monografia, 2015. Ministério da Saúde.
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 171-177.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem