Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ciclopirox olamina: para infecções por fungos

A ciclopirox olamina é uma substância antifúngica muito potente que é capaz de eliminar vários tipos de fungos, podendo, por isso, ser utilizada no tratamento de quase todos os tipos de micoses superficiais da pele.

Este remédio pode ser comprado nas farmácias convencionais com apresentação de receita médica, sob várias formas, que incluem:

  • Creme: Loprox ou Mupirox;
  • Shampoo: Celamina ou Stiprax;
  • Esmalte: Micolamina, Fungirox ou Loprox.

A forma de apresentação do medicamento varia de acordo com o local a tratar, sendo que o shampoo é indicado para micose no couro cabeludo, o esmalte para a micose nas unhas e o creme para tratar micose em vários locais da pele.

Ciclopirox olamina: para infecções por fungos

Preço

O preço pode variar entre os 10 e os 80 reais, dependendo do local de compra, da forma de apresentação e da marca selecionada.

Para que serve

Os remédios com esta substância servem para tratar micoses na pele, provocada pelo crescimento excessivo de fungos, especialmente tínea pedis, tínea corporis, tínea cruris, tínea vesicolor, candidíase cutânea e dermatite seborreica.

Como usar

A dose indicada e a forma de usar varia de acordo com a forma de apresentação do remédio:

  • Creme: aplicar na região afetada, massageando até à pele em volta, duas vezes por dia até 4 semanas;
  • Shampoo: lavar os cabelos molhados com o shampoo, massageando o couro cabeludo até obter espuma. Depois deixar agir por 5 minutos e lavar bem. Usar 2 vezes por semana;
  • Esmalte: aplicar na unha afetada em dias alternados, durante 1 a 3 meses.

Independente da forma do medicamento, a dose deve ser sempre indicada por um médico.

Possíveis efeitos colaterais

O ciclopirox de olamina geralmente não provoca efeitos colaterais, no entanto, após a aplicação pode surgir irritação, sensação de queimação, coceira ou vermelidão no local.

Quem não deve usar

Este tipo de medicamento não deve ser usado por pessoas com alergia ao ciclopirox de olamina ou qualquer outro componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...