Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como tomar o Fluconazol

O fluconazol é um medicamento antifúngico indicado para o tratamento da candidíase e prevenção da candidíase recorrente, tratamento de balanites causadas por Candida e para o tratamento de dermatomicoses.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias, mediante a apresentação de receita médica, por um preço que pode variar entre 6 e 120 reais, o que vai depender do laboratório que o comercializa e do número de comprimidos contidos na embalagem.

Para que serve e como tomar o Fluconazol

Para que serve

O fluconazol está indicado para:

  • Tratamento da candidíase vaginal aguda e recorrente;
  • Tratamento da balanite no homem por Candida;
  • Profilaxia para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente;
  • Tratamento de dermatomicoses, incluindo Tinea pedis (pé de atleta), Tinea corporis, Tinea cruris (micose da virilha), Tinea unguium (micose de unha)e infecções por Candida.

Saiba identificar os sintomas dos vários tipos de micose.

Como usar

A posologia vai depender do problema que se pretende tratar.

Para dermatomicoses, Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris e infecções por Candida, deve ser administrada 1 dose única semanal de fluconazol de 150mg. A duração do tratamento geralmente é de 2 a 4 semanas, mas nos casos de Tinea pedis poderá ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

Para o tratamento da micose de unha, é recomendada 1 dose única semanal de fluconazol de 150mg, até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento. A substituição das unhas das mãos pode levar de 3 a 6 meses e a dos pés pode demorar de 6 a 12 meses.

Para o tratamento de candidíase vaginal, deve ser administrada 1 dose única oral de fluconazol de 150mg. Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar uma dose única mensal de fluconazol de 150mg, durante 4 a 12 meses, mediante a recomendação do médico. Para tratar a balanite em homens causada por Candida, deve ser administrada 1 dose única oral de 150mg. 

Quem não deve usar

O fluconazol não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não deve ser usado por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, sem orientação médica.

O médico deve ainda ser informado acerca de outros medicamentos que a pessoa esteja a tomar, de forma a evitar interações medicamentosas.

Para que serve e como tomar o Fluconazol

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com fluconazol são dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, aumento de algumas enzimas no sangue e reações cutâneas.

Além disso, embora seja mais raro, pode ainda ocorrer insônia, sonolência, convulsões, tontura, alterações no paladar, vertigens, má digestão, excesso de gases intestinais, secura da boca, alterações no fígado, coceira generalizada, aumento da transpiração, dores musculares, cansaço, mal estar e febre.

Dúvidas mais comuns

Existe fluconazol em pomada?

Não. O fluconazol está apenas disponível para uso oral, em cápsulas, ou em injeção. Existem, porém, pomadas ou cremes antifúngicos indicados para uso tópico, que podem ser usados como um complemento ao tratamento com o fluconazol em cápsulas, mediante recomendação do médico.

Precisa de receita para comprar fluconazol?

Sim. O fluconazol é um medicamento sujeito a receita médica e, por isso, o tratamento só deve ser feito se recomendado pelo médico.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem