Shampoos e pomadas para dermatite seborreica

abril 2022

Existem alguns shampoos e pomadas para dermatite seborréica, como shampoos anticaspa ou pomadas antifúngicas ou corticóides, que podem ser indicados pelo dermatologista para eliminar o fungo causador da dermatite seborréica ou diminuir a inflamação da pele, o que ajuda a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou descamação da pele.

​A dermatite seborreica é uma alteração da pele que é muito comum nas primeiras semanas de vida do bebê, mas que também pode aparecer na idade adulta, especialmente em pessoas com problemas de pele, sendo mais comum de surgir no couro cabeludo, mas também pode ocorrer em regiões oleosas da pele como os lados do nariz, orelhas, barba ou peito. 

O tratamento da dermatite seborréica deve ser orientado pelo dermatologista que pode indicar o melhor tratamento de forma individualizada de acordo com a gravidade dos sintomas e a frequência com que aparecem. Além disso, durante o tratamento alguns cuidados são importantes como evitar lavar os cabelos com água muito quente e evitar alimentos gordurosos. Confira 7 hábitos que podem piorar a dermatite seborréica e que se deve evitar.

Shampoos para dermatite seborreica

Os shampoos para tratar a dermatite seborreica que podem ser indicados pelo dermatologista são os shampoos anticaspa, pois têm ação antifúngica ou adstringente que ajudam a eliminar o fungo causador da dermatite seborréica, a reduzir a oleosidade excessiva dos cabelos e a limpar as fibras capilares. Assim, esses shampoos aliviam os sintomas de coceira, vermelhidão ou caspa no couro cabeludo, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas da dermatite seborréica

Os principais shampoos anticaspa para dermatite seborréica são:

  • Sulfeto de selênio (Shampoo Anti Caspa Sulfeto de Selênio MultiNature);
  • Piritionato de zinco (Head & Shoulders ZPT);
  • Alcatrão de hulha (Zetar ou Polytar);
  • Cetoconazol (Lozan, Medicasp ou genérico);
  • Ácido salicílico (Shampoo Anticaspa Darrow Klinse, Shampoo Anticaspa La Roche-Posay Kerium, Darrow Doctar Plus);
  • Ciclopirox olamina (Shampoo Anticaspa Celamina Zinco Glenmark).

Esses shampoos podem ser usados inicialmente, diariamente ou em dias alternados, aplicados sobre o couro cabeludo ou barba, deixando agir por 5 a 10 minutos, ou enxaguando imediatamente, o que depende do tipo de shampoo indicado pelo médico.        

No caso de melhora, pode-se diminuir para duas vezes por semana ou com menos frequência para manutenção e prevenção. 

Para evitar o ressecamento da pele, pode-se utilizar um shampoo hidratante após o uso dos shampoos anticaspa.

2. Pomadas para dermatite seborréica

As pomadas para dermatite seborréica, podem ser indicadas pelo dermatologista nos casos mais graves, em que os shampoos não são eficazes para evitar o surgimento de crises de dermatite seborreica no couro cabeludo ou barba, ou na presença de dermatite seborréica no nariz, testa ou outras partes do corpo.

As principais pomadas para dermatite seborréica são: 

  • Cetoconazol (Nizoral, Lozan ou genérico);
  • Miconazol (genérico);
  • Clotrimazol (Canesten, Dermobene ou genérico);
  • Terbinafina (Lakesia Pro, Funtyl, Lamisilate ou genérico);
  • Betametasona (Betnovate capilar);
  • Hidrocortisona (Cortigen ou genérico); 
  • Desonida (Desonol ou Adinos).

Essas pomadas ajudam a reduzir a inflamação da pele ou a eliminar o fungo causador da dermatite seborréica e devem ser aplicadas sobre a região da pele afetada, nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico. Veja ainda alguns remédios naturais que pode preparar em casa para combater o excesso de caspa

O que fazer no caso do bebê

A dermatite seborreica no bebê é chamada de crosta láctea e, geralmente, não é uma situação grave. Esse tipo de dermatite aparece antes dos três meses de idade e nunca após o primeiro ano de vida, ocorrendo no couro cabeludo e nas sobrancelhas, assim como nas dobras das pernas, por exemplo, e desaparece sozinha após alguns meses.

No entanto, é recomendado lavar o cabelo do bebê com água e shampoo de pH neutro adequado para bebês e, após o banho, pentear com uma escova de cerdas macias para retirar as casquinhas. 

Outra opção consiste em umidificar as crostas com óleo mineral ligeiramente morno, recomendado pelo pediatra, antes do banho, para facilitar a retirada das casquinhas com a escovinha ou pente. Após o procedimento, pode-se passar uma pomada à base de vaselina ou óxido de zinco.

Em raros casos, pode-se desenvolver no local da dermatite uma infecção secundária com formação de pústulas e crostas amareladas com secreção. Neste casos, deve-se consultar o pediatra porque pode ser necessário usar algum antibiótico antibiótico.

Cuidados durante o tratamento

Existem alguns cuidados que ajudam a acelerar o tratamento indicado pelo médico e que evitam que a dermatite seborréica volte a surgir tão frequentemente, e incluem:

  • Manter a pele sempre bem limpa e seca, assim como os cabelos;
  • Retirar bem o gel de banho, o shampoo e o condicionador após o banho;
  • Evitar banhos com água muito quente, pois estimula a oleosidade da raiz dos cabelos e aumenta o ressecamento da pele;
  • Beber no mínimo 1,5L de água por dia;
  • Diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos, como frituras, embutidos, bolos ou chocolate;
  • Evitar situações de estresse.

Além disso, pode ser ainda benéfico apostar numa dieta com alimentos anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imune e eliminar a dermatite, como salmão, amêndoas, sementes de girassol ou limão, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos anti-inflamatórios

Assista no vídeo a seguir outras dicas para acabar com a dermatite seborréica no couro cabeludo:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • BERK, T.; SCHEINFELD, N. Seborrheic Dermatitis. P.T. 35. 6; 348–352, 2010
  • BORDA, L. J.; et al. Treatment of seborrheic dermatitis: a comprehensive review. Journal of Dermatological Treatment. 30. 2; 158-169, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • POPE, S. M.; et al. Diagnosis and Treatment of Seborrheic Dermatitis. Am Fam Physician. 91. 3; 185-190, 2015
  • BORDA, L. J.; WIKRAMANAYAKE, T. C. Seborrheic Dermatitis and Dandruff: A Comprehensive Review. J Clin Investig Dermatol. 3. 2; 2015
  • JOHNSON, B. A.; et al. Treatment of Seborrheic Dermatitis. Am Fam Physician. 61. 9; 2703-2710, 2000
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • Como acabar com a CASPA de vez!

    07:17 | 256221 visualizações