3 receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

O chá de guaco é uma ótima solução caseira para acabar com a tosse persistente, pois possui uma potente ação broncodilatadora e expectorante. Esta planta medicinal, pode ser associada a outras plantas medicinais como o eucalipto, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para o alivio da tosse. 

O guaco, cujo nome científico é Mikania glomerata, também pode ser conhecido como ervas-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra, que é indicada para o tratamento de diversos problemas respiratórios, pois é capaz de diminuir a inflamação da garganta e aliviar a tosse.

Além de poder ser consumido na forma de chá, o guaco pode também fazer parte de xaropes naturais para a tosse, podendo ser encontrado em farmácias. 

Algumas receitas que podem ser preparadas com esta planta medicinal incluem:

1. Chá de guaco com mel

O chá de guaco com mel combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta medicinal, com as propriedades anti-sépticas e calmantes do mel. Para preparar este chá vai precisar de: 

Ingredientes:

  • 8 folhas de guaco; 
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo: 

Para preparar este chá, basta adicionar as folhas de guaco à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel. É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que sejam observadas melhoras.  

2. Chá de guaco com eucalipto

Este chá combina as propriedades do guaco, com as propriedades expectorantes e anti-inflamatórias do eucalipto. Para preparar este chá vai precisar de: 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de guaco; 
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de Eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo: 

Para preparar este chá, basta adicionar o guaco e as folhas secas ou óleo essencial à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos, coando antes de beber. Se necessário, este chá pode ser adoçado com mel, sendo recomendado beber 2 a 3 xícaras de chá por dia, conforme a necessidade. 

3. Guaco com leite

A vitamina de guaco, também é uma boa opção para acalmar a tosse, por exemplo. 

Ingredientes:

  • 20g de guaco fresco;
  • 250 ml de leite (de vaca, arroz, aveia ou amêndoa);
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

Modo de preparo: 

Leve ao fogo bando todos os ingredientes e mexa até o aroma das guaco estar bem evidente e o açúcar todo diluído. Quanto mais caramelizado estiver o açúcar, mais acalma a tosse. Isso significa mexer sempre, entre 5 e 10 minutos, depois do leite estar bem quente. Beba uma xícara morno, antes de dormir.

Além destas preparações existem outros remédios caseiros que podem ser usados no tratamento da tosse, confira algumas receitas de xaropes, sucos e chá eficazes no combate à tosse no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 168-169.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1356223 visualizações