Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para gripe e resfriado

O tratamento caseiro para gripe consiste em tomar sucos de frutas ricos em vitamina C e chás com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater os sintomas de gripe, incluindo a dor de garganta, tosse e coriza, por exemplo. Além disso, é importante beber bastante água para fluidificar as secreções e comer alimentos amolecidos para não irritar a garganta ao engolir. 

Também é importante evitar as correntes de ar, não ficar com os pés descalços, vestir-se de forma adequada à estação do ano e beber bastante água, suco ou chá para fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação. Além disso, a alimentação também é muito importante para recuperar mais rápido. Confira mais dicas para diminuir os sintomas da gripe.

Remédios caseiros para gripe e resfriado

Remédios caseiros para a gripe

Os remédios caseiros para gripe não substituem o tratamento recomendado pelo médico, apenas ajudam a melhorar a imunidade e a complementar o tratamento indicado, promovendo a recuperação mais rápida. É recomendado que os chás e sucos para gripe sejam tomados logo após o seu preparo para que não perca nutrientes.

Algumas opções de remédios caseiros para gripe são:

1. Suco de laranja com limão e própolis

Esse suco é rico em vitamina C, ajudando a estimular a imunidade. Para fazer o suco, basta espremer 2 laranjas + 1 limão e adoçar com mel, por fim adicionar 2 gotas de extrato de própolis.

2. Chá de gengibre com limão

Esse chá, além de ser rico em vitamina C, é anti-inflamatório e, para fazer, basta colocar 1 cm de gengibre em 1 copo de água e ferver. Adicionar gotas de limão a seguir.

3. Suco de acerola

Assim como a laranja e o limão, a acerola é rica em vitamina C, o que estimula o bom funcionamento das células de defesa do corpo. Para fazer o suco de acerola é preciso colocar no liquidificador 1 copo de acerolas com água e bater bem. Em seguida, coar, adoçar com mel e beber logo depois.

4. Suco de maçã com mel

Esse suco é um ótimo expectorante, ajudando a eliminar as secreções que são comuns de serem produzidas e acumuladas durante a gripe. Para isso, é preciso colocar e misturar no liquidificador 2 maçãs, 1 copo de água e 1/2 limão. Depois coar, adoçar com mel e beber.

5. Xarope de alho

O alho possui propriedades antimicrobianas, além de também poder ajudar a melhorar o sistema imunológico e combater a gripe. Para fazer o chá, é recomendado ferver 150 ml de água e 200 g de açúcar. Adicionar aos poucos 80g de alhos amassados e ferver por 10 minutos. Coar e tomar 2 colheres por dia.

6. Chá de pulmonária

Assim como o suco de maçã com mel, o chá de pulmonária tem propriedade expectorante, ajudando a liberar a secreção produzida durante a gripe e aliviando os sintomas. Esse chá pode ser preparado colocando 1 colher de sopa de folhas secas de pulmonária em 1 xícara de água fervente. Coar e tomar morno.

7. Suco de caju

O caju também é uma fruta rica em vitamina C, sendo também considerada uma ótima opção para combater a gripe. Para fazer o suco basta colocar no liquidificador 7 cajus com 2 copos de água e adoçar com mel.

8. Bebida quente para gripe

Este receita caseira deve melhorar a sensação de mal estar relativa aos estados gripais, mas não substitui a medicação, quando aconselhada pelo médico.

Ingredientes

  • 300 mL de leite;
  • 4 rodelas finas de raiz de gengibre;
  • 1 colher de chá de anis estrelado;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar para ferver por alguns minutos, após o leite começar a borbulhar, esperar no fogo mais 2 minutos. Adoçar com mel e beber morno antes de dormir.

Conheça outros remédios caseiros para a gripe assistindo ao vídeo a seguir: 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem