Para que serve a Capuchinha

Atualizado em agosto 2016

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele.

Seu nome científico é Tropaeolum majus L. e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Imagem ilustrativa número 1

Indicações da capuchinha

A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insônia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas.

Propriedades da capuchinha

As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, anti-séptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Modo de uso da capuchinha

As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas.

  • Infusão de capuchinha para caspa: Adicionar 4 colheres de capuchinha picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com esta infusão.

Veja uma forma de usar esta planta: Remédio caseiro para infecção urinária

Efeitos Colaterais da capuchinha

O efeito colateral da capuchinha é a irritação gástrica.

Contraindicação da capuchinha

A capuchinha está contraindicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.