Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Artemísia e como preparar o chá

Maio 2020

A Artemísia é uma planta medicinal, popularmente conhecida como Camomila-do-campo, Erva-de-fogo, Rainha-das-ervas, que é tradicionalmente utilizada por mulheres, para tratar problemas do aparelho urogenital, como infecção urinária e para acalmar a ansiedade.

Os efeitos colaterais da artemísia incluem vasodilatação, convulsões, reações alérgicas e podem causar aborto, por isso não devem ser usadas durante a gravidez e na amamentação.

Para que serve a Artemísia e como preparar o chá

Para que serve

A Artemísia possui diferentes espécies de plantas diferentes e cada uma possui suas características, benefícios e contraindicações. A espécie mais usada é a Artemisia vulgaris, conhecida apenas por Artemísia no Brasil.

Embora esta planta seja tradicionalmente usada como analgésica, antiespasmódica, anticonvulsivante, para o tratamento da dispepsia, epilepsia, dores reumáticas, febres, anemias, ausência de mesntruação, cólicas e para expelir parasitas intestinais, apenas estão comprovadas científicamente, os seguintes benefícios:

  • Ajuda a proteger o fígado;
  • Exerce ação antifúngica, antibacteriana de amplo espectro e antihelmíntica (contra vermes);
  • Contribui para melhorar o humor;
  • Melhora a qualidade de vida de pacientes com doença de Cronh;
  • Exerce uma ação antioxidante, contrbuindo para a proteção do cérebro e prevenção de AVC
  • Ajuda a prevenir certos tipos de câncer, em especial a leucemia mielóide aguda.

Como fazer o chá de Artemísia

O chá de Artemísia vulgaris, deve ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas de Artemisia vulgaris;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar 2 colheres das folhas em 1 litro de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Preferencialmente, a Artemísia deve ser consumida mediante indicação médica ou do fitoterapeuta, já que possui diversos tipos e apresena algumas contra-indicações. 

Onde encontrar Artemísia

É possível comprar Artemisia em lojas de produtos de jardinagem, feiras livres e no jardim botânico. As folhas para serem consumidas em forma de chá ou tempero podem ser encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais, mas sempre que se comprar esta planta para usar em forma de chá, deve-se verificar seu nome científico na embalagem do produto.

Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações

A Artemisia não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade à planta, por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Se ingerida numa quantidade superior à recomendada pode causar excitação do sistema nervoso central, vasodilatação, convulsões, reações alérgicas, problemas no fígado e nos rins, e problemas mentais e psíquicos.

Bibliografia >

  • FRAGOSO, Thais Palmeira. ANÁLISE DO USO MEDICINAL DO GÊNERO ARTEMISIA NO BRASIL COM BASE EM FATORES TRADICIONAIS, CIENTÍFICOS, POLÍTICOS E PATENTÁRIOS PARA SUBSIDIAR O PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. Monografia apresentada ao Curso de PósGraduação Lato Sensu como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, 2014. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ.
  • FLORIEN. Artemisia. 2016. Disponível em: <http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ARTEMISIA-1.pdf>. Acesso em 25 Mai 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem