Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para caspa

A caspa é uma situação desconfortável que provoca o surgimento de pequenas placas brancas de pele seca por todo o cabelo, podendo causar sintomas como coceira ou sensação de queimação no couro cabeludo. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ser feitos em casa com vinagre ou limão, por exemplo.

Além disso para controlar a caspa, é também importante fazer a purificação do organismo, consumindo diariamente o suco de couve ou o chá de carqueja porque estes possuem propriedades depurativas que eliminam as toxinas do sangue, o que controla naturalmente a oleosidade da raiz dos cabelos.

Confira ainda os 7 hábitos que pioram o surgimento de caspa.

1. Vinagre e banana

Remédios caseiros para caspa

O vinagre além de ajudar a remover as plaquinhas de pele seca também possui acidez que diminui a coceira e elimina o excesso de bactérias e fungos que podem estar causando o problema. Além disso, quando misturado com a banana promove uma maior hidratação do couro cabeludo.

  • Como fazer: misture uma banana amassada com 500 ml de vinagre de maçã, depois aplique no cabelo e faça uma leve massagem por 5 minutos. Por fim, deixe repousar cerca de 20 minutos e, no fim, lave o cabelo com água fria, enxaguando bem. Este processo pode ser feito 1 vez por dia, até eliminar a caspa.

Veja outra forma de usar o vinagre para tratar a caspa.

2. Suco de limão

Remédios caseiros para caspa

A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira e equilibra o pH do cabeludo, promovendo também sua hidratação.

  • Como fazer: corte um limão em 2 metades e esprema o suco. Mergulhe algumas bolas de algodão no suco e depois aplique o suco na raiz do cabelo, usando o algodão. Deixe repousar por 10 minutos e depois lave o cabelo com água fria.

3. Suco de couve

Remédios caseiros para caspa

Uma excelente estratégia para controlar a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, acabar com a caspa é limpar o corpo das toxinas acumuladas tomando diariamente um suco de couve, que é detox.

  • Como fazer: Bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga crua com 1 maçã e 1/2 copo de água. Tomar a seguir o preparo, se for preciso adoçar use estévia ou mel.

4. Chá de carqueja

Remédios caseiros para caspa

Uma outra possibilidade é tomar o chá de carqueja, que pode ser encontrado em farmácias, supermercados ou lojas de produtos naturais. A carqueja também ajuda a purificar o sangue, sendo útil para controlar a oleosidade e assim combater a caspa naturalmente.

  • Como fazer: Ferver 1 xícara de água e adicionar 1 colher de sopa de folhas secas de carqueja ou adicionar 1 saqueta do chá, deixando repousar por 3 minutos. Tomar ainda morno.

No entanto, além do uso destes remédios naturais também é importante manter a cabeça limpa, lavando os cabelos sempre que eles estiverem sujos. A temperatura da água também influencia e por isso é mais indicado lavar o cabelo com água fria para diminuir a descamação do cabelo.

Outros cuidados importantes para combater a caspa são evitar o uso de condicionadores na raíz dos cabelos e utilizar sempre um bom shampoo anticaspa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...