O cansaço excessivo é um sintoma que pode surgir devido a condições como deficiência de nutrientes, diabetes, síndrome da fadiga crônica, apneia do sono e até mesmo a gravidez.
Também conhecido como fadiga, o cansaço excessivo também pode ser acompanhado de outros sintomas como queda de cabelo, aumento do volume de urina, tosse persistente e sono durante o dia, por exemplo.
Leia também: 8 causas de fadiga (e o que fazer) tuasaude.com/fadigaQuando o cansaço excessivo for persistente e/ou acompanhando de dor no peito, alteração dos batimentos cardíacos, confusão mental ou pensamentos de suicídio, é importante procurar o atendimento médico de emergência, para que seja indicado o tratamento adequado, evitando o risco de complicações.
O que pode causar cansaço excessivo
O sono excessivo pode indicar condições como:
1. Deficiência de nutrientes
A deficiência de nutrientes, como ferro, vitamina D e vitamina B12, pode causar sintomas como cansaço excessivo, fraqueza muscular, queda de cabelo e falta de apetite, por exemplo.
Essa condição pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos fonte de vitaminas e minerais, ou ainda por condições que diminuem a sua absorção, como em casos de doença inflamatória intestinal, cirurgia bariátrica e doença renal ou hepática, por exemplo.
O que fazer: é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento adequado.
Assim, o médico poderá indicar o uso de suplementos alimentares e o nutricionista pode elaborar um plano alimentar adaptado às necessidades da pessoa.
2. Diabetes
A diabetes descompensada pode causar cansaço excessivo, porque a glicose alta no sangue dificulta a capacidade do organismo de usar o açúcar como energia.
Além disso, a diabetes descompensada também aumenta o volume de urina, provoca a perda de peso e a diminuição dos músculos, provocando cansaço muscular.
O que fazer: em casos de diabetes descompensada, é importante consultar o clínico geral ou endocrinologista, para que sejam solicitados os exames que ajudem a confirmar o diagnóstico.
O tratamento indicado pelo médico poderá ser feito com remédios antidiabéticos, como glibenclamida, gliclazida, metformina e vildagliptina, por exemplo, ou a aplicação de insulina sintética.
Leia também: Como é feito o tratamento para diabetes tuasaude.com/tratamento-para-diabetes3. Insuficiência cardíaca
O cansaço excessivo e a falta de ar, são sintomas que podem estar relacionados com a insuficiência cardíaca, que é uma condição onde o coração tem dificuldade para bombear o sangue para todo o corpo.
Outros sintomas que também podem surgir são dor ou desconforto no peito, chiado no peito, tosse persistente e inchaço nas pernas, pés, tornozelos ou barriga.
O que fazer: caso seja confirmado o diagnóstico, o médico pode indicar o uso de medicamentos, como anti-hipertensivos e diuréticos.
Além disso, pode ser recomendado também diminuir o consumo de sal, praticar exercícios físicos orientados, parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.
Leia também: 7 tratamentos para insuficiência cardíaca tuasaude.com/tratamento-para-insuficiencia-cardiaca4. Apneia do sono
Apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração, devido à obstrução das vias respiratórias em função do relaxamento dos músculos da faringe.
Pessoas com apneia do sono geralmente apresentam sintomas e sinais como roncos, irritabilidade, dor de cabeça, além de cansaço excessivo e sono durante o dia.
O que fazer: é importante consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento.
O tratamento indicado pelo médico poderá incluir o uso de aparelhos, como o CPAP, que empurra o ar até aos pulmões, permitindo uma respiração normal e favorecendo, assim, um sono mais reparador.
Além disso, algumas medidas que também ajudam a tratar a apneia do sono são dormir de lado, manter o peso ideal e praticar exercícios físicos regularmente. Veja outras formas para combater a apneia do sono.
5. Síndrome da fadiga crônica
O cansaço excessivo é um dos sintomas presentes na síndrome da fadiga crônica, que é uma doença que causa fadiga que dura pelo menos seis meses e não melhora mesmo com descanso.
Esse cansaço excessivo piora depois de fazer esforço físico ou mental, chamado de mal-estar pós-esforço.
O que fazer: em casos de confirmação pelo médico desta síndrome, o tratamento poderá ser feito por meio de sessões de psicoterapia, prática regular de exercícios físicos.
Em alguns casos, o médico também pode prescrever o uso de remédios anti-inflamatórios, como ibuprofeno e paracetamol, e antidepressivos, como fluoxetina.
Leia também: Síndrome da fadiga crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-da-fadiga-cronica6. Estresse
O estresse é uma condição que consome muita energia, causando sintomas como cansaço excessivo, dificuldade para dormir, tensão e dor muscular.
A pessoa com estresse também pode apresentar irritação, aumento dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, problemas de concentração e memória. Conheça todos os sintomas de estresse.
O que fazer: é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feito o diagnóstico adequado.
Se o estresse for confirmado, o médico poderá recomendar o uso de remédios como sertralina, paroxetina e propranolol.
Sessões de psicoterapia, e mudanças no estilo de vida como praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana e manter uma alimentação saudável, também são formas de ajudar a tratar o estresse.
Leia também: Estresse: o que é, sintomas, tipos, causas e como aliviar tuasaude.com/estresse7. Depressão
O cansaço excessivo é um dos sintomas que surgem mais cedo em casos de depressão. Isso acontece porque a depressão provoca baixa energia mental, falta de motivação e tédio.
A pessoa com depressão também pode apresentar sensação de vazio ou tristeza, crises de choro, irritabilidade e ter menos apetite que o normal.
O que fazer: caso a depressão seja confirmada, o médico pode indicar a realização de psicoterapia, o uso de medicamentos antidepressivos e terapias complementares,como meditação e acupuntura.
Leia também: 7 causas de depressão (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-depressao8. Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é a diminuição da produção de hormônios T3 e T4 pela tireoide, causando sintomas como cansaço excessivo, pele seca e áspera, e queda de cabelo. Confira todos os sintomas de hipotireoidismo.
Essa condição pode ser autoimune, ou surgir devido a deficiência de iodo ou alterações na glândula hipófise no cérebro que produz o hormônio TSH, que estimula a tireoide a produzir T3 e T4.
O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo endocrinologista, podendo incluir o uso de remédios, como a levotiroxina e mudanças de hábitos alimentares.
Além disso, alguns remédios caseiros como chá de dente de leão, ginseng e centella asiática, por exemplo, também podem ser indicados para ajudar a aliviar os sintomas do hipotireoidismo.
9. COVID-19
O cansaço excessivo é um dos sintomas de COVID-19, uma infecção respiratória provocada pelo vírus coronavírus SARS-CoV-2, que causa também tosse seca, febre, perda do olfato ou paladar, dor muscular e coriza ou nariz entupido.
A síndrome pós-COVID, ou COVID longa, uma condição relacionada com fatores como inflamação, disbiose intestinal, pequenos coágulos no sangue e a persistência do coronavírus no organismo, também pode causar cansaço excessivo.
O que fazer: se houver a suspeita de COVID-19, é importante consultar o clínico geral ou infectologista, para fazer uma avaliação completa e recomendar o tratamento.
Assim, o médico poderá recomendar o repouso, beber bastante líquido e manter uma alimentação saudável e variada. O uso de medicamentos como dipirona, paracetamol, ibuprofeno, antibióticos e xaropes para tosse, também podem ser indicados.
Nos casos mais graves de COVID-19, em que se desenvolve uma pneumonia ou outras complicações, o tratamento deve ser feito em internamento hospitalar.
10. Gravidez
O cansaço excessivo na gravidez é um sintoma muito comum, podendo ser causado por alterações hormonais, mais esforço metabólico e aumento do volume de sangue, que faz com que o coração trabalhe mais.
Esse sintoma é geralmente mais intenso no meio do primeiro trimestre e no terceiro trimestre.
Além disso, durante a gravidez a mulher pode apresentar dificuldades para dormir e sentir maior carga emocional e mental, devido ao planejamento, as decisões, as consultas e a preocupação geral.
O que fazer: medidas como descansar o máximo possível, como sentar com os pés para cima, pedir ajuda com tarefas domésticas e dormir mais cedo, ajuda a aliviar o cansaço excessivo.
É importante também manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber muita água ao longo do dia, limitar a ingestão de cafeína e fazer exercícios físicos moderados.
11. Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa sintomas como dor em todo o corpo, aumento da sensibilidade à dor, cansaço excessivo, rigidez muscular e dificuldades para dormir.
Ainda não se sabe a causa exata da fibromialgia. No entanto, essa condição pode estar relacionada com estresse ou uma infecção grave, por exemplo.
O que fazer: se essa condição for confirmada pelo médico, o tratamento poderá ser feito com o uso de remédios, terapia cognitivo comportamental, alimentação anti-inflamatória, exercícios físicos, acupuntura e fisioterapia.
Leia também: Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/fibromialgiaCansaço excessivo e dor nas articulações
O cansaço excessivo e dor nas articulações geralmente indica a presença de uma doença sistêmica, inflamatória ou crônica.
Assim, algumas causas destes sintomas podem incluir síndrome da fadiga crônica, artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, COVID-19, hipotireoidismo e neoplasias, por exemplo.
O tratamento indicado pelo médico, varia conforme a causa destes sintomas, podendo ser feito com o uso de remédios, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, a realização de uma cirurgia.