Para combater a apneia do sono de forma natural, é recomendado dormir de lado, colocar uma bola de tênis no pijama, perder peso, praticar atividades físicas e evitar uso de remédios para dormir e o consumo de bebidas alcoólicas.
A apneia do sono é distúrbio que provoca a parada da respiração de forma momentânea durante o sono, fazendo com que a pessoa acorde inúmeras vezes durante a noite não tendo um sono restaurador e fique sempre cansada no dia seguinte.
As formas naturais podem ajudar a combater a apneia do sono, no entanto, é recomendado consultar o médico do sono para iniciar o tratamento mais adequado e evitar o agravamento dos sintomas.
7 formas de melhorar a apneia do sono
Algumas formas naturais para combater e melhorar a apneia do sono são:
1. Dormir de lado
Dormir de lado pode ajudar a melhorar a apneia do sono naturalmente, pois quando se dorme de barriga para cima, o relaxamento da língua e dos músculos da faringe pode obstruir as vias aéreas.
Essa obstrução das vias aéreas leva a uma interrupção na respiração, roncos, despertares noturnos e sonolência durante o dia, por não dormir bem.
Desta forma, dormir de lado, reduz os sintomas da apneia e melhorar a qualidade do sono.
Leia também: Apneia do sono: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/apneia-do-sono2. Colocar uma bola de tênis no pijama
Como a maior parte dos casos de apneia do sono acontecem quando se dorme de barriga para cima, colocar uma bola de tênis no pijama pode ajudar a evitar a apneia.
Isso porque a bola de tênis grudada nas costas do pijama, ajuda a impedir que pessoa vire e fique de barriga para cima enquanto dorme.
Outra opção é comprar aparelhos específicos para apneia do sono, que provocam uma vibração nas costas, quando se vira de barriga para cima.
3. Emagrecer e ficar dentro do peso ideal
A perda de peso é um dos passos mais importantes para quem está acima do peso e tem apneia do sono, sendo considerado uma forma de tratamento deste problema.
Assim, com a diminuição do peso e volume corporal é possível reduzir o peso e a pressão sobre as vias respiratórias, permitindo que haja mais espaço para a passagem do ar, diminuindo a sensação de falta de ar e o ronco.
Além disso, a perda de peso ajuda também na perda de gordura na língua, o que facilita a passagem do ar, prevenindo a apneia durante o sono.
4. Não tomar remédios para dormir
Embora possa parecer uma boa opção tomar remédios para dormir de forma a melhorar o sono em casos de apneia do sono, isso nem sempre tem bons resultados.
Isso porque os remédios para dormir afetam o sistema nervoso central, permitindo maior relaxamento das estruturas corporais, que podem atrapalhar a passagem do ar e isso acabar piorando os sintomas de apneia.
5. Evitar consumir bebidas alcoólicas
Evitar consumir bebidas alcoólicas também é uma forma natural de melhorar e evitar a apneia do sono.
As bebidas alcoólicas promovem um relaxamento muscular de todo o corpo, inclusive dos músculos orofaríngeos e língua, o que pode obstruir as vias aéreas e resultar nos roncos e má qualidade do sono.
6. Praticar exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é uma ótima forma de combater a apneia do sono, pois promove o gasto calórico e a perda de peso, que é um fator que aumenta o risco de apneia.
Além disso, as atividades físicas melhoram a circulação sanguínea e o estado de saúde no geral. Veja todos os benefícios das atividades físicas.
Desta forma, é recomendado fazer de 150 a 300 minutos de atividades físicas aeróbicas moderadas durante a semana.
7. Fazer exercícios respiratórios
Fazer exercícios respiratórios sempre que possível durante o dia, também ajuda a combater a apneia do sono.
Assim, é recomendado inspirar pelo nariz e expirar pela boca de três a cinco vezes.
8. Realizar exercícios com a língua
Realizar exercícios com a língua, como varrer o céu da boca com a língua, colocando a atrás dos dentes e deslizando para trás tocando o céu da boca, também é uma boa forma de combater a apneia do sono.
9. Parar de fumar
Para pessoas que têm apneia do sono e são fumantes, é recomendado parar de fumar para ajudar a combater a apneia do sono.
Isso porque o cigarro pode provocar uma inflamação, irritação ou inchaço das vias aéreas, piorando a apneia do sono.
Leia também: Como parar de fumar: 8 dicas para deixar o vício tuasaude.com/6-dicas-para-parar-de-fumarCaso a pessoa tenha dificuldade de interromper o uso de cigarros, deve-se consultar o clínico geral que pode indicar medidas para parar de fumar ou remédios, como bupropiona ou vareniclina. Veja os principais remédios para parar de fumar.