Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o tumor Schwannoma

O Schwannoma, também conhecido por neurinoma ou neurilemoma, é um tipo de tumor benigno que afeta as células de Schwann localizadas no sistema nervoso periférico ou central. Geralmente, este tumor surge após os 50 anos de idade, podendo surgir na cabeça, no joelho, na coxa ou na região retroperitoneal, por exemplo.

O tratamento consiste na remoção cirúrgica do tumor, mas em alguns casos, pode não ser possível devido à sua localização.

O que é o tumor Schwannoma

Quais os sintomas

Os sintomas causados pelo tumor dependem da região afetada. Se o tumor estiver localizado no nervo acústico pode causar surdez progressiva, tonturas, vertigens, perda de equilíbrio, ataxia e dor na orelha, se houver compressão do nervo trigêmio pode ocorrer dor intensa ao falar, comer, beber e dormência ou paralisia facial.

Os tumores que comprimam a medula, podem causar fraqueza, problemas digestivos e dificuldade para controlar os enfíncteres e os localizados nos membros podem causar dor, fraqueza e formigamento.

Como é feito o diagnóstico

Para realizar o diagnóstico, o médico deve avaliar os sinais e sintomas, historial médico e realizar os exames necessários, como por exemplo ressonância magnética, tomografia computadorizada, electromiograma ou uma biópsia. Saiba o que é e para que serve uma biópsia.

Possíveis causas

Pensa-se que a causa do Schwannoma seja genética e esteja relacionada a neurofibromatose tipo 2. Além disso, a exposição a radiações pode ser outra causa possível.

Em que consiste o tratamento

Para o tratamento do Schwannoma, geralmente aconselha-se a cirurgia para a sua retirada, mas dependendo da sua localização, o tumor pode ser inoperável.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem