Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Passo a passo para o banho no Bebê

O banho no bebê é uma excelente forma de promover o bem-estar da criança, além de ser uma medida de higiene indispensável para a saúde do bebê.

No entanto, o banho não deve demorar mais que 10 minutos para o bebê não passar frio e pode ser dado em qualquer parte do dia, sendo que na maioria dos casos cerca de 3 banhos por semana são suficientes para o bebê recém nascido e 4 para os mais crescidos.

Durante o banho é muito importante estar sempre atento ao bebê porque ele pode cair e se machucar e nunca se deve dar banho depois de ele comer ou mamar porque pode golfar.

Além disso, os pais devem preparar no inicio do banho as roupinhas do bebê para ele não passar frio e, a quantidade de roupa deve variar com a temperatura, sendo que normalmente as crianças precisam de mais uma roupa do que os pais para estarem confortáveis. Leia como deve vestir o bebê quando está calor ou frio.

Passo 1 - Preparo para o banho do bebê

Para fazer o banho no bebê os pais devem optar por utilizar uma banheira ou um balde Shantala. Além disso é importante utilizar produtos de higiene, como shampoo e sabão, próprios para bebês porque são menos agressivos para a pele e não causam irritação dos olhos nem pele, por exemplo. Assim, deve-se:

Material para o banhoMaterial para o banho
  1. Escolher um local com temperatura constante entre 22 a 25º e sem correntes de ar;
  2. Reunir todo o material necessário para o banho no bebê, como produtos, toalha e roupa, abrindo a roupinha pela ordem que vai vestir para o bebê não passar frio;
  3. Colocar água na banheira ou balde com cerca de 10 cm, menos de metade do bebê, colocando primeiro a água fria e depois a água quente.
Banheira Banheira
Balde ShantallaBalde Shantalla

​No final deve-se mexer a água e manter à temperatura de 37º, verificando com o termômetro para não queimar a pele do bebê.

Passo 2 - Dar banho no bebê

Antes de colocar o bebê na banheira ou balde deve-se verificar a fralda e limpar a região íntima do bebê, caso se encontre suja com fezes ou urina para não sujar a água. Só depois se deve:

Segurar a cabeça do bebêSegurar a cabeça do bebê
  1. Sentar o bebê dentro da banheira segurando bem a cabeça que é a parte mais pesada do corpo do bebê;
  2. Começar o banho lavando o rosto com água limpa;
  3. Lavar o cabelo com shampoo próprio para bebê, como Turma da Xuxinha ou Johnson's baby, massageando a cabeça com a ponta dos dedos;
  4. Retirar a espuma do cabelo, tendo cuidado para evitar que a água vá para o rosto ou ouvidos do bebê;
  5. Lavar o corpo do bebê, com sabão próprio para o tipo de pele, deixando a região íntima para o fim.

​Por fim, deve-se retirar o bebê da banheira e colocar deitado sobre a toalha seca, previamente estendida.

Passo 3 - Limpar e arrumar o bebê

Depois de tirar o bebê da água é fundamental aconchegá-lo na toalha para não ter frio, usando uma toalha macia, tendo especial cuidado às dobras das coxas, barriga e braços para não se acumular úmidade que causa feridas na pele. Depois deve-se:

  1. Secar o rosto e corpo do bebê;
  2. Limpar a região intima e verificar se não necessita de creme, quando apresenta assadura;
  3. Colocar a fralda para o bebê não sujar a toalha;
  4. Passar creme hidratante no peito e braços do bebê e vestir de imediato a roupa da região de cima;
  5. Passar creme nas perninhas e vestir a parte inferior da roupa do bebê.

​​No final pode pentear o cabelo, verificar a necessidade de cortar as unhas e calçar os sapatos no caso do bebê já nadar. Veja como deve cortar as unhas do bebê para não machucar.

Quando dar banho no bebê?

Os pais devem adaptar o horário do banho às preferências do bebê e, por isso, o banho pode ser dado de manhã, para acordar, ou à noite, para adormecer, dependendo da reação e personalidade de cada bebê.

Todos os bebês gostam do banho?

A maioria dos bebês a partir dos 6 meses, principalmente quando já se sentam, gostam do banho e sentem-se confortáveis, gostando até de brincar com a água. Porém, os recém nascidos na maioria dos casos choram muito e por isso o banho deve ser rápido para não causar desconforto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...