Quando dar água para o bebê e quantidade recomendada

De acordo com a  Sociedade Brasileira de Pediatria, deve-se dar água para o bebê a partir dos 6 meses de idade, que é quando os alimentos começam a ser inseridos na dieta. Além disso, é importante lembrar que a água deve ser filtrada, fervida ou tratada com cloro, e ser oferecida para o bebê em copo ou xícara.

O bebê que se alimenta com fórmulas infantis, deve começar a beber água assim que iniciar este tipo de dieta, pois assim é possível evitar a sobrecarga dos rins e a prisão de ventre do bebê. Veja os diferentes tipos de fórmulas infantis para o bebê.

Já o bebê que se alimenta exclusivamente de leite materno até os 6 meses, não precisa beber água, pois o leite fornece a quantidade de água necessária para hidratar o bebê. Além disso, dar água para o bebê com menos de 6 meses que tem aleitamento exclusivo, pode aumentar o risco de diarreias ou vômitos.

Quando dar água para o bebê e quantidade recomendada

Quantidade de água de acordo com a idade do bebê

A quantidade de água para dar para o bebê, deve ser calculada de acordo com a idade. É importante notar que as recomendações básicas, são para o bebê que não está com desidratação por diarreia ou outro problema de saúde. Se o bebê estiver desidratado ou se a temperatura do ambiente estiver muito alta, é importante oferecer maior quantidade de água para o bebê. Conheça os sinais de desidratação na criança.

Abaixo, seguem as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a quantidade de ingestão diária de água para os bebês:

Até os 6 meses de idade

O bebê que mama exclusivamente no seio da mãe até aos 6 meses de idade não precisa de água, mesmo em regiões e dias mais quentes, porque o leite materno fornece a quantidade de água que o bebê precisa. Desta forma, sempre que a mãe amamenta, o bebê também está bebendo água.

No entanto, se o bebê se alimenta com fórmula infantil, a recomendação de ingestão de água até os 6 meses de idade é de 700 ml por dia, que devem ser distribuídos entre a água usada no preparo da fórmula infantil e a água pura ao longo do dia.

Dos 6 aos 7 meses de idade

A partir dos 6 meses de idade, o bebê começa a comer alguns alimentos, aumentando a quantidade de fibras, proteínas e sódio na dieta. Por isso, para evitar a prisão de ventre ou a sobrecarga dos rins, o bebê de 6 a 7 meses deve beber em torno de 700 ml de água por dia, considerando a água do leite materno, a água usada em preparações como sopas, e água pura oferecida ao longo do dia.

Dos 7 aos 12 meses de idade

Dos 7 aos 12 meses de idade, a necessidade de água do bebê aumenta para 800ml por dia. Para atingir esta quantidade, é importante considerar a água do leite materno ou a água utilizada no preparo da fórmula infantil, a água usada na preparação das sopas e ensopados e a água pura, que deve ser dada ao bebê ao longo do dia e em pequenas porções.

Dos 12 aos 36 meses de idade

O bebê entre 12 e 36 meses precisa beber cerca de 1300 ml de água por dia, onde 900 ml devem ser de água pura e das refeições, como ensopados ou sopas. Além disso, nesta idade, o bebê já pode ingerir sucos naturais de frutas, e, por isso, pode-se dar para ele o máximo de 150 ml da bebida por dia.

Como dar água para o bebê

A água deve ser dada em um copo, xícara ou colher, evitando utilizar mamadeiras ou chucas, para o bebê não confundir o bico desses utensílios com o bico dos seios da mãe, o que pode fazer com que ele recuse a amamentação. 

Deve-se dar água para o bebê sentado, com cabeça e pescoço alinhados, para evitar que ele engasgue Além disso, é importante dar água em pequenas porções, ao longo do dia e entre as refeições, evitando que o estômago do bebê fique estufado e ele tenha menos vontade de comer.

A água para o bebê, deve ser filtrada, tratada com cloro ou fervida antes, pois esses cuidados ajudam a prevenir infecções que podem causar febre, diarreia ou vômitos. Da mesma forma, é fundamental que os utensílios usados para servir a água, como os copos, as colheres ou as xícaras, também estejam bem higienizados.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Qual a quantidade de água que bebês e crianças precisam tomar?. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/qual-a-quantidade-de-agua-que-bebes-e-criancas-precisam-tomar/>. Acesso em 23 Jun 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-fi lho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 2012. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/14617a-pdmanualnutrologia-alimentacao.pdf>. Acesso em 23 Jun 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores De 2 Anos. 2019. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>. Acesso em 23 Jun 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Bebês em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês precisam tomar água?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/bebes-em-aleitamento-materno-exclusivo-ate-o-6o-mes-precisam-tomar-agua/>. Acesso em 23 Jun 2021
Mais sobre este assunto: