Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar da assadura do bebê

Para cuidar da assadura do bebê, chamada de eritema da fralda, a mãe deve, primeiro, identificar se o bebê está realmente com assadura. Para isso, a mãe deve verificar se a pele do bebê que fica em contato com a fralda como as nádegas, genitais, virilhas, parte superior das coxas ou parte inferior do abdômen está avermelhada, quente ou com bolhinhas.

Além disso, quando a pele do bebê está assada, ele fica incomodado e pode chorar, especialmente durante as trocas de fralda, pois a pele nessa zona está mais sensível e dolorida.

Como cuidar da assadura do bebê

O que fazer para tratar a assadura do bebê

Para tratar a assadura do bebê, devem-se adotar alguns cuidados como:

  • Deixar o bebê sem fralda algum tempo todos os dias: promove a respiração da pele, que é essencial no tratamento da assadura, pois o calor e a umidade são as principais causas de eritema da fralda;
  • Aplicar uma pomada para assadura como Bepantol ou Hipoglós, sempre que se trocar a fralda: estas pomadas ajudam a pele a cicatrizar, ajudando a tratar a assadura. Conheça outras pomadas para assadura;
  • Trocar a fralda do bebê com frequência: evita que a urina e as fezes fiquem retidas durante muito tempo no interior da fralda, o que pode piorar a assadura. Deve-se trocar a fralda antes ou após cada refeição e sempre que o bebê evacuar;
  • Realizar a higiene íntima do bebê com água e gaze ou fralda de algodão, sempre que se trocar a fralda: os lenços umedecidos com substâncias químicas, que se vendem no mercado, podem provocar mais irritação da pele, piorando a assadura.

A assadura, em geral, é passageira, mas quando não tratada pode evoluir para candidíase ou uma infecção bacteriana.

O que pode causar assadura do bebê

A assadura do bebê pode ser causada pelo calor, umidade e pelo contato da urina ou das fezes com a pele do bebê quando ele fica muito tempo com a mesma fralda. Além disso, a alergia a alguns lenços umedecidos comprados no mercado ou a produtos de higiene do bebê, também podem provocar assadura, assim como, quando não se realiza corretamente a higiene íntima quando se troca a fralda.

Quando são graves, as assaduras podem causar a presença de sangue na fralda do bebê. Veja outras causas de assadura no bebê

Talco caseiro para assadura

Esta receita de talco caseiro pode ser usada em crianças de todas as idades, pois ajuda a acalmar a pele devido às propriedades calmantes e anti-inflamatórias da camomila e ao efeito antisséptico do própolis, que ajuda a combater infecções.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de maisena;
  • 5 gotas de tintura de própolis;
  • 2 gotas de óleo essencial de camomila.

Modo de preparo

Peneirar a maisena em um prato e reservar. Misturar a tintura e o óleo essencial em um vaporizador bem pequeno, com a função de borrifar como um perfume. Em seguida, borrifar a mistura em cima da maisena, com cuidado para não formar grumos e deixar secar. Armazenar em um pote de talco e usar sempre no bebê, lembrando de evitar colocar no rosto da criança.

Esse talco pode ficar guardado por até 6 meses.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem