Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Manchas vermelhas no bebê: O que pode ser?

As manchas vermelhas na pele do bebê podem aparecer devido ao contato com uma substância alergênica como cremes ou picada de insetos, por exemplo, ou estar relacionadas com diversas doenças de pele, como brotoeja ou dermatite.

Por isso, é muito importante ligar ou consultar o pediatra para ele fazer o diagnóstico e orientar o tratamento adequado, logo que apareçam manchas vermelhas na pele do bebê, principalmente se ele apresentar outros sintomas como febre, choro persistente ou feridas na pele.

Dermatite alérgicaDermatite alérgica
Dermatite da fraldaDermatite da fralda

1. Dermatite alérgica

Como são as manchas: avermelhadas, que coçam, podendo ocorrer descamação da pele, inchaço e aparecimento de pequenas bolhas no local. As manchas da dermatite alérgica podem aparecer logo que o bebê entra em contato com o alergênio ou demorar até 48 horas para aparecer.

Como tratar: evitar o alergênio que está provocando alergia, usar cremes emolientes, como Mustela ou pomadas com corticoides prescritas pelo pediatra.

Saiba mais em: Dermatite alérgica

2. Dermatite da fralda

Como são as manchas: vermelho, afetando as dobrinhas da pele, principalmente que está em contato com a fralda.

O que fazer: Usar pomadas para assaduras contendo vitamina A, que ajuda a regenerar a pele mais rápido e mudar a fralda de forma mais frequente, sempre que o bebê fizer xixi ou cocô. Quanto menos tempo o bebê permanecer em contato com sua própria urina e fezes, melhor será para sua recuperação. Certas fraldas podem causar alergia na pele do bebê, por isso se mesmo ao seguir estas dicas a vermelhidão não melhorar, deve-se trocar a marca da fralda que costuma usar, optando por uma adequada a peles sensíveis. Saiba mais em: Como cuidar da assadura do bebê.

BrotoejaBrotoeja
Eritema tóxicoEritema tóxico

3. Brotoeja

Como são as manchas: avermelhadas, com coceira, podendo aparecer pequenas bolhas. São mais frequentes no pescoço, abdômen, axilas ou pernas e durante o verão.

Como tratar: manter a pele seca e limpa, vestir roupas frescas e passar um creme para alergia prescrito pelo pediatra.

Saiba mais em: Brotoeja.

4. Eritema tóxico

Como são as manchas: vermelhas, arredondadas, com bordas mal definidas e ligeiramente elevadas, podendo ter um pequeno ponto branco ou amarelo no centro. Surgem principalmente no tórax, rosto, braços e bumbum, e duram cerca de 2 semanas.

Como tratar: não há tratamento específico porque esta é uma doença de pele inofensiva, mas pode-se usar sabonetes e cremes hipoalergênicos.

Saiba mais em: Eritema tóxico.

Doença da bofetadaDoença da bofetada
RoseólaRoseóla

5. Doença da bofetada

Como são as manchas: vermelhas e especialmente nas bochechas, podendo surgir depois nas costas, barriga, braços e pernas. A doença da bofetada é contagiosa, mas na fase em que aparecem as manchas, já não há risco de transmitir a doença.

Como tratar: remédios anti-histamínicos e remédios anti-térmicos e analgésicos como o Paracetamol prescritos pelo pediatra.

Saiba mais em: Tratamento para doença da bofetada.

6. Roséola

Como são as manchas: pequenas e avermelhadas ou cor-de-rosa, que surgem mais frequentemente no tronco, pescoço e braços. A roséola dura cerca de 7 dias e é contagiosa, sendo transmitida através do contato com a saliva.

Como tratar: remédios para a febre como o Paracetamol orientados pelo pediatra e a adoção de alguns cuidados como evitar mantas e cobertores, dar banhos com água morna e colocar um pano molhado em água fresca na testa e axilas.

Saiba mais em: Roséola infantil.

HemangiomaHemangioma
HemangiomaHemangioma

7. Hemangioma

Como são as manchas: avermelhadas ou arroxeadas, com ou sem elevação e saliência. O hemangioma geralmente aparece nas 2 primeiras semanas de vida, diminuindo de tamanho ou desaparecendo até aos 10 anos de idade.

Como tratar: normalmente desaparece sozinho, no entanto, pode-se consultar o dermatologista.

Saiba mais em: Hemangioma.

As manchas vermelhas na pele do bebê podem estar relacionadas com outras doenças, que não as referidas, por isso, é muito importante consultar sempre o pediatra ou o dermatologista.  Confira nosso Guia Completo de Doenças mais comuns no Bebê

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...