Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que podem ser as bolinhas no rosto do bebê e o que fazer

As bolinhas no rosto do bebê costumam aparecer como consequência do calor excessivo e do suor, sendo essa situação conhecida como brotoeja, que não necessita de tratamento específico. Além disso, outras situações que podem levar ao aparecimento de bolinhas no rosto do bebê são o milium e a acne neonatal, que também não representam risco para a saúde do bebê.

No entanto, quando o bebê apresenta bolinhas no rosto e no corpo que coçam bastante e que estão associadas a outros sintomas, é importante que o bebê seja levado ao pediatra para que seja avaliado e possa ser indicado o tratamento mais adequado.

As principais causas de bolinha no rosto do bebê são:

1. Brotoeja

O que podem ser as bolinhas no rosto do bebê e o que fazer

A brotoeja é uma causa muito comum de bolinhas no rosto do bebê, podendo também aparecer nas costas, pescoço e tronco. A brotoeja surge como consequência do excesso de calor e suor, isso porque as glândulas de suor do corpo são pouco desenvolvidas e podem ficar facilmente bloqueadas, de forma que o bebê acaba por não conseguir eliminar o suor.

As bolinhas da brotoeja costumam coçar e causar ardor, o que pode ser bastante desconfortável para o bebê e, por isso, é importante que sejam adotadas medidas que ajudem a aliviar os sintomas e a evitar as brotoejas.

O que fazer: é importante evitar colocar roupas muito quentes no bebê, dando preferência às roupas de algodão, e dar banhos com água morna ou fria com um sabonete neutro, deixando a pele secar naturalmente, especialmente no verão. Confira mais dicas para diminuir as brotoejas no bebê.

2. Acne neonatal

O que podem ser as bolinhas no rosto do bebê e o que fazer

A acne neonatal surge como consequência da troca de hormônios entre a mãe e o bebê durante a gestação, favorecendo o aparecimento das bolinhas no rosto do bebê, mais frequentemente na testa e cabeça do bebê, logo no primeiro mês após o nascimento.

O que fazer: a acne neonatal não necessita de tratamento específico, pois desaparece ao longo do tempo, no entanto é importante que o bebê seja levado ao pediatra para que possam ser indicados os cuidados mais adequados para facilitar a eliminação da acne. Alguma das indicações são lavar o rosto do bebê com sabonete de pH neutro e vesti-lo com roupas largas e de algodão, já que o calor também pode favorecer o aparecimento da acne e das brotoejas.

3. Milium

O que podem ser as bolinhas no rosto do bebê e o que fazer

O milium no bebê, também chamado de milium neonatal, corresponde a pequenas bolinhas brancas ou amareladas que podem surgir no rosto do bebê, principalmente no nariz e bochechas. O milium pode surgir como consequência da exposição do bebê ao sol, ser consequência de um episódio de febre ou acontecer devido à retenção de gordura na camada da pele do bebê.

O que fazer: o milium neonatal costuma desaparecer após alguns dias sem ser necessária a realização de tratamento específico. No entanto, o pediatra pode indicar o uso de algumas pomadas ou cremes para ajudar a eliminar o milium mais rapidamente.

4. Catapora

O que podem ser as bolinhas no rosto do bebê e o que fazer

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infecciosa causada por vírus em que o bebê pode apresentar diversas bolinhas vermelhas no rosto e no corpo, que coçam bastante e são bastante desconfortáveis, além de também poder haver febre, choro fácil e irritabilidade. Veja como identificar a catapora no bebê.

O que fazer: o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser recomendado pelo pediatra o uso de medicamentos para aliviar a coceira. Além disso, é recomendado também passar uma toalha com água fria nos locais em que está mais irritado e cortar as unhas do bebê, evitando que coce e estoure as bolhas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem