Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Banho do bebê no balde

O banho do bebê no balde é uma ótima opção para dar banho ao bebê, pois além de permitir lavá-lo, o bebê fica muito mais calmo e relaxado por causa da forma arredondada do balde, que é muito parecida com a sensação de estar dentro da barriga da mãe.

O balde, banheira shantala ou Tummy tub, como também pode ser chamado, deve ser transparente, de preferência, para que a mãe possa ver o bebê, como mostram as imagens. O balde pode ser comprado em lojas para bebês e o preço da banheira shantala ou Tummy tub varia entre 60 e 150 reais.

O banho do bebê no balde pode ser feito logo após o bebê sair da maternidade e até quando os pais desejarem ou até deixar de ser confortável para o bebê. No entanto, o primeiro banho deve ser feito por um fisioterapeuta e só depois pelos pais.

O banho não deve durar mais do que 10 a 15 minutos para que o bebê não se sinta desconfortável e nunca se deve deixá-lo sozinho no balde porque ele pode-se levantar e cair ou adormecer e se afogar.

Como dar banho ao bebê no balde

Para dar banho no bebê no balde, primeiro deve-se encher o balde até metade da altura ou até à altura indicada pelo balde com água à temperatura de 36-37ºC, como mostra a imagem 1. Depois deve-se sentar o bebê no balde, com as pernas e os braços encolhidos e dobrados, com a água ao nível dos ombros, como mostra a imagem 2.

Banho do bebê no balde
Banho do bebê no balde
Banho do bebê no balde

Em caso de bebê recém-nascido, pode-se colocar uma fraldinha à volta do bebê para ele ficar mais seguro e deve-se segurar em volta do pescoço porque o bebê ainda não sustenta a cabeça, como mostra a imagem 3.

Se o bebê tiver cocô ou xixi, primeiro ele deve ser limpo e só depois colocado no balde.

Benefícios do banho do bebê no balde

Os benefícios do banho do bebê no balde incluem:

  • Acalma o bebê;
  • Diminui a agitação do bebê, podendo até adormecer;
  • Ativa a circulação do sangue do bebê;
  • Diminui as crises de cólicas do bebê;
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo do bebê;
  • Estimula o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Por todos estes benefícios, o banho do bebê no balde é uma ótima opção em substituição ao banho comum. Quando o bebê é muito pequeno e ainda não consegue ficar sentado dentro da Shantala, a mãe pode pedir a ajuda do pai na hora do banho e, enquanto o pai segura o bebê, a mãe pode dar o banho.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...