Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Argíria - Conheça a doença do homem Azul

Argíria é uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo. Além da pele, a conjuntiva dos olhos e os órgãos internos também ficam azulados.

Sintomas de Argíria

O principal sintoma da argíria é a coloração azulada da pele e mucosas de forma permanente. Esta alteração da cor da pele pode levar o indivíduo à depressão e ao afastamento social e não há outros sintomas relacionados.

Para o diagnóstico da argíria deve-se observar o indivíduo e comprovar a a presença de sais de prata no organismo através da biopsia da pele e de outros órgãos como o fígado, por exemplo.

Argíria - Conheça a doença do homem Azul

Causas da argíria

A argíria é causada pelo excesso de sais de prata no organismo, que pode ocorrer devido à exposição à prata por longos períodos, inalação ou contato direto, prolongado e excessivo com pó de prata ou compostos de prata de forma imprópria.

O uso prolongado do medicamento Argirol, um colírio à base de prata pode levar à argíria assim como o consumo da prata coloidal, um suplemento alimentar antigamente utilizado para fortalecer o sistema imunológico, no entanto ainda não foi esclarecida a quantidade necessária de prata no organismo para gerar a doença.

Tratamento para Argíria

O tratamento para argíria consiste no fim da exposição do indivíduo à prata, na terapia à laser e no uso de creme à base de hidroquinona. O indivíduo com argíria deve receber o tratamento para a doença e evitar a exposição aos sais de prata para evitar complicações como a epilepsia, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...