Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Faringite, sintomas e tratamento

A faringite corresponde a uma inflamação na garganta que pode ser provocada tanto por vírus, sendo chamada de faringite viral, quanto por bactérias, que é chamada de faringite bacteriana. Esta inflamação causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha, e em alguns casos pode haver febre e podem surgir pequenos carocinhos doloridos no pescoço.

O tratamento para faringite deve ser indicado pelo clínico geral ou otorrinolaringologista e geralmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas ou o uso de antibióticos por cerca de 10 dias quando a causa da faringite é bacteriana.

Durante o tratamento é importante que a pessoa tenha cuidado com a alimentação evitando alimentos muito quentes ou gelados e também deve evitar falar, pois isso pode incomodar e gerar tosse, o que pode piorar os sintomas. Além disso, é importante que a pessoa permaneça em repouso e tome bastante líquido durante o dia.

O que é Faringite, sintomas e tratamento

Principais sintomas

O principal sintoma da faringite é a dor na garganta e dificuldade para engolir, no entanto podem surgir outros sintomas, como por exemplo:

  • Vermelhidão e inchaço na garganta;
  • Dificuldade em engolir;
  • Febre;
  • Mal estar geral;
  • Indisposição;
  • Dor de cabeça;
  • Rouquidão.

No caso da faringite bacteriana, a febre pode ser mais alta, pode haver aumento dos gânglios linfáticos e a presença de secreção purulenta na garganta. Saiba como reconhecer os sintomas de faringite bacteriana.

Assim que surgirem os primeiros sintomas de faringite, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Causas da faringite

As causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza e que pode acontecer como consequência de um resfriado ou gripe, por exemplo. Conheça mais sobre a faringite viral.

Em relação à faringite bacteriana, a mais frequente é a faringite estreptocócica causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, sendo importante que seja identificada rapidamente para evitar o surgimento de complicações.

Como é feito o tratamento

O tratamento da faringite varia de acordo com os sintomas e a causa, ou seja, se viral ou bacteriana. No entanto, independente da causa, é importante que a pessoa fique em repouso e beba bastante líquidos durante o tratamento.

No caso da faringite viral, o tratamento indicado pelo médico normalmente consiste no uso de analgésicos e remédios para febre por 2 a 3 dias. Já no caso da faringite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibióticos, como Penicilina ou Azitromicina por 7 a 10 dias, ou de acordo com a orientação do médico.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem