Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é Faringite

A faringite gera uma inflamação na garganta e pode ser provocada tanto por vírus, no caso da faringite vira​l, como por bactérias, sendo chamada de faringite bacteriana. Esta inflamação causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha, e em alguns casos pode haver febre e podem surgir pequenos 'carocinhos' doloridos no pescoço.

O tratamento para faringite pode ser indicado pelo clínico geral ou otorrinolaringologista e geralmente é feito com a ingestão de medicamentos antibióticos por até 10 dias.

Durante o tratamento a pessoa tem que cuidar da alimentação evitando alimentos muito quentes ou gelados e também deve evitar falar porque até mesmo isso pode incomodar a garganta, provocando tosse que pode agravar o desconforto.

Se você deseja saber sobre a faringite na infância, leia: Faringite em bebê.

Saiba o que é Faringite

Sintomas da faringite

Os sintomas da faringite incluem:

  • Dor na garganta;
  • Vermelhidão e inchaço na garganta;
  • Dificuldade em engolir;
  • Febre;
  • Aumento das ínguas.

Com o aparecimento dos sintomas é importante consultar o otorrinolaringologista para ele fazer o diagnóstico e indicar o tratamento. 

Para saber mais detalhes de cada tipo, veja:

Causas da faringite

As causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza.

Em relação à faringite bacterina, a mais frequente é a faringite estreptocócica causada pela bactéria Estreptococos Beta-hemolítico, mas outras bactérias causadoras podem ser Pneumococos, Mycoplasma Pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae.

Estes microrganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado.

Tratamento para faringite

O tratamento para faringite envolve a ingestão de medicamentos indicados pelo médico, repouso, boa hidratação e proteção contra o frio.

No caso de faringite viral o tratamento medicamentoso é feito com analgésicos e remédios para febre, por 2 ou 3 dias, já no caso de faringite bacteriana o tratamento é feito com antibióticos como Penicilina ou Azitromicina, por 7 a 10 dias.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...