Faringite: o que é, sintomas, causas e tratamento

julho 2022

A faringite é a inflamação da faringe, que pode ser provocada tanto por vírus, sendo chamada de faringite viral, quanto por bactérias, chamada de faringite bacteriana.

A faringite causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha, e em alguns casos pode haver febre e pequenos carocinhos doloridos no pescoço.

O tratamento para faringite deve ser indicado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, e geralmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, ou o uso de antibióticos por cerca de 10 dias quando a causa da faringite é bacteriana.

Sintomas de faringite

O principal sintoma da faringite é a dor na garganta, que resulta em dificuldade para engolir. Outros sintomas que podem estar presentes são:

  • Vermelhidão e inchaço na garganta;
  • Dificuldade em engolir;
  • Febre;
  • Mal estar geral;
  • Indisposição;
  • Dor de cabeça;
  • Rouquidão.

No caso da faringite bacteriana, a febre pode ser mais alta, pode haver aumento dos gânglios linfáticos e a presença de secreção purulenta na garganta. Saiba como reconhecer os sintomas de faringite bacteriana.

Assim que surgirem os primeiros sintomas de faringite, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico da faringite pode ser feito por um clínico geral ou otorrinolaringologista, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, sendo normalmente realizada uma avaliação da garganta.

Além disso, é normalmente solicitada a realização de uma cultura da garganta para verificar qual o microrganismo que pode estar causando da faringite e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado.

Quando marcar consulta

A consulta com um otorrinolaringologista deve ser marcada sempre que existem sintomas intensos de infecção na garganta, como dor para engolir, vermelhidão e dificuldade para comer, principalmente se forem acompanhados de febre.

Caso não seja possível consultar um otorrino, também se pode marcar consulta com um clínico geral, que pode iniciar o tratamento adequado e indicar um otorrinolaringologista, se necessário.

Causas da faringite

As causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza e que pode acontecer como consequência de um resfriado ou gripe, por exemplo. Conheça mais sobre a faringite viral.

Em relação à faringite bacteriana, a mais frequente é a faringite estreptocócica causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, sendo importante que seja identificada rapidamente para evitar o surgimento de complicações.

Como é feito o tratamento

O tratamento da faringite varia de acordo com os sintomas e a causa, ou seja, se viral ou bacteriana. No entanto, independentemente da causa, é importante que a pessoa fique em repouso e beba bastante líquidos durante o tratamento.

No caso da faringite viral, o tratamento indicado pelo médico normalmente consiste no uso de analgésicos e remédios para febre por 2 a 3 dias. Por outro lado, no caso da faringite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibióticos, como penicilina ou amoxicilina, por 7 a 10 dias, ou de acordo com a orientação do médico. No caso de pessoas que sejam alérgicas à penicilina e derivados, o médico pode recomendar o uso de eritromicina.

É fundamental que o tratamento seja seguido de acordo com a orientação médica, mesmo que tenha sido percebida melhora dos sintomas antes do término do tratamento recomendado, pois assim é possível garantir a eliminação do agente responsável pela faringite.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em dezembro de 2019.

Bibliografia

  • CDC. Pharyngitis (Strep Throat). Disponível em: <https://www.cdc.gov/groupastrep/diseases-hcp/strep-throat.html>. Acesso em 11 dez 2019
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Sore Throat (Pharyngitis). Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/sore-throat-pharyngitis-a-to-z>. Acesso em 11 dez 2019
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.