Dieta para bronquite: o que comer e o que evitar (com cardápio)

Atualizado em novembro 2022

Na dieta para bronquite é importante priorizar os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina C, como frutas, vegetais e castanhas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem as células sistema imunológico, ajudando a diminuir a duração e prevenir as crises de bronquite.

Além disso, de acordo com o peso atual, também pode ser recomendado aumentar ou diminuir as calorias da dieta. Isso porque o excesso de peso aumenta o esforço do coração e dos pulmões, dificultando a respiração. Já pessoas com baixo peso podem se sentir mais fracas e cansadas, e de terem mais infecções.

Durante a bronquite também pode ser recomendado diminuir a ingestão de carboidratos, porque a digestão desse nutriente usa muito oxigênio e produz muito dióxido de carbono no organismo. Como a bronquite dificulta as trocas gasosas nos pulmões, o excesso de dióxido de carbono se acumula no organismo, podendo causar falta de ar, tosse e alteração dos batimentos do coração.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos que devem ser priorizados

Os alimentos que devem ser priorizados na dieta devem ser os ricos em fibras, ômega 3, selênio, zinco, vitamina A, vitamina C e vitamina E, nutrientes que fortalecem a imunidade, melhoram a respiração e promovem o bem estar. Por isso, os alimentos que devem ser consumidos são:

  • Legumes e hortaliças, como rúcula, espinafre, pimentão, tomate, cenoura, jiló e abóbora;
  • Peixes, como salmão, sardinha, arenque e cavalinha;
  • Carnes com pouca gordura, como frango, tofu, peru e ovos;
  • Frutas com casca (quando possível), como uva, morango, mamão, tangerina e kiwi;
  • Cereais integrais com moderação, como arroz integral, macarrão integral e pão integral;
  • Gorduras saudáveis, como azeite, nozes, castanha do Pará e óleo de abacate;
  • Laticínios, como iogurte, leite e queijos;
  • Bebidas vegetais, como leite de aveia, de soja, de arroz ou de avelã.

Pessoas que precisam ganhar peso, devem consumir laticínios integrais. Já para quem precisa perder peso, é recomendado priorizar os laticínios desnatados.

Apesar de se acreditar que os laticínios aumentam a produção de muco, podendo piorar a bronquite, estudos [1] [2] atuais comprovam que essa relação não existe e que a mistura da saliva com o leite, formando um líquido espesso na boca e garganta, é a causa dessa sensação de aumento na produção do muco.

Cardápio para bronquite

A tabela a seguir contém um exemplo de cardápio para 3 dias para bronquite:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

1 xícara de leite + ½ pão integral + omelete com 2 ovos e 1 fio de azeite

1 xícara de chá de gengibre + 1 crepioca feita com ovo, farinha de linhaça e queijo + 4 morangos

1 xícara de bebida vegetal de aveia + 4 bolachas de arroz + 2 colheres de sopa de guacamole

Lanche da manhã

1 maçã com casca assada com canela + 2 castanhas-do-pará

½ mamão papaia + 1 col de sopa de sementes de chia

120 g de iogurte natural + 1 col sopa de sementes de abóbora + ½ banana picada

Almoço

3 col de sopa de arroz integral + 1 filé de peixe grelhado + 1 prato de sobremesa de salada de agrião, cebola, tomate e pepino, temperada com 1 col de sobremesa de azeite + 1 fatia de melão

1 berinjela média recheada com 120 g de tofu e ervas naturais e assada + 2 col de sopa de quinoa + 4 col de sopa de cenoura, ervilha fresca e abobrinha ensopadas com 1 col de sobremesa de azeite + 1 laranja

1 xícara de chá de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 1 filé de peito de frango grelhado + 4 col de sopa de pimentão vermelho, cebola e vagem salteados com 1 fio de azeite + 1 caqui

Lanche da tarde

1 copo de vitamina com 150 ml  de bebida vegetal, 2 colheres de abacate picado e 1 col de chá de mel

½ pão integral + 2 fatias de queijo + 1 xícara de chá de guaco

1 omelete com 2 ovos, 1 col sopa de tomate picado e orégano + 1 xícara de chá de erva-doce

Jantar

1 prato de sopa feita com abóbora, couve, cenoura, aipo, batata e músculo + 1 col de sobremesa de azeite + 1 fatia média de abacaxi

2 col de sopa de arroz integral + 4 col sopa de  chicória refogada com 1  col. de chá de azeite + 1 sobrecoxa de frango sem pele ensopado + 1 kiwi

1 prato de sopa de tomate + 1 fatia de pão integral + 1 col de sobremesa de azeite + 1 pera pequena

Ceia

1 prato de sobremesa de mingau com 1 col de sopa de aveia e 300 ml de leite ou bebida vegetal

1 banana picada + 1 col de sopa de manteiga de amendoim

1 taça de salada de frutas com maçã, laranja e mamão com 1 col de sobremesa de farinha de linhaça

Esse cardápio é apenas um exemplo de uma dieta para bronquite, podendo variar de acordo com o peso atual e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com o nutricionista, para uma avaliação completa das necessidades nutricionais e o planejamento de uma dieta individualizada.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que de podem causar inflamação no organismo, como:

  • Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, mel, chocolates, sorvetes, bolos, geleias e pudins;
  • Cereais refinados, como arroz branco, pão branco e macarrão branco;
  • Carnes gordurosas, como carne bovina, porco e cordeiro;
  • Embutidos, como mortadela, salame, presunto, salsicha e linguiça;
  • Alimentos ricos em gordura, como pizza, pele de frango, margarina, hambúrguer, batata frita e salgadinhos de pacote;
  • Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e coquetéis.

Além disso, é importante evitar alimentos que causam excesso de gases em algumas pessoas, como  brócolis, couve-flor, bebidas com gás, feijão e milho, já que o excesso de gases pode dificultar a respiração nesses casos. Conheça outros alimentos que aumentam os gases.

Outras recomendações

Algumas recomendações que podem ajudar a melhorar a respiração, o bem estar geral e diminuir o cansaço são:

1. Beber bastante água

É recomendado beber pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia, porque essa bebida ajuda a transportar os glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a água também ajuda a diluir o muco, facilitando a sua eliminação. Veja a quantidade de água indicada para cada pessoa.

2. Fazer pequenas refeições

Fazer pequenas refeições, fracionando-as em 4 a 6 refeições ao longo do dia, ajuda a manter o diafragma livre, o músculo que separa o abdômen do tórax, facilitando a entrada de ar nos pulmões e melhorando, assim, a respiração.

3. Usar remédios caseiros

Alguns remédios caseiros, como chá de guaco, de erva-doce e de gengibre, e xarope de agrião são ótimas opções de remédios caseiros com propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de diluir e eliminar as secreções. Saiba como usar os remédios caseiros durante a bronquite.

4. Consumir probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e que promovem o equilíbrio da flora intestinal, diminuindo as inflamações e fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Por isso, consumir alimentos como kefir, kombucha e iogurte ajuda a prevenir e diminuir o tempo e duração das crises de bronquite.

5. Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, como caminhada, bicicleta e musculação, fortalece os pulmões e o coração, diminuindo a pressão arterial e melhorando a respiração.

No entanto, é recomendado fazer os exercícios físicos somente sob a recomendação de um médico e a orientação de um profissional de atividade física, para ajustar a frequência, a intensidade e os tipos de exercícios de acordo com o estado de saúde e o peso atual de cada pessoa.

Vídeos relacionados