Retirar alguns alimentos da dieta especialmente durante as crises de bronquite diminuem o trabalho do pulmão em expelir dióxido de carbono e isso pode diminuir a sensação de falta de ar a amenizar os sintomas da bronquite. Não se trata de um tratamento para bronquite, mas sim de uma adaptação da alimentação durante as crises para aliviar o mal estar respiratório.
Alimentos ricos em zinco, vitamina A e C, assim como ricos em Omega 3 reforçam o sistema imunológico e podem ser considerados alimentos protetores do corpo podendo por isso prevenir ou adiar as crises de bronquite ou asma.
Segue então uma lista com os alimentos mais indicados a se comer durante o período de crise de bronquite, e também os menos recomendados.

Alimentos permitidos na bronquite
- Legumes, preferencialmente crus;
- Peixe, carne ou frango;
- Frutas pouco maduras;
- Bebidas livres de açúcar.
A bronquite é uma doença crônica que dificulta a respiração e é muito influenciada pela alimentação, que pode facilitar ou dificultar o trabalho pulmonar.
Além disso, beber chá de tomilho é outra estratégia natural para diminuir inflamação dos brônquios.
O processo de digestão produz dióxido de carbono (CO2) que é liberado pelo pulmão, e esse processo de expulsão do CO2 exige trabalho do pulmão que durante uma crise de bronquite ou asma agrava a sensação de falta de ar.
Alimentos proibidos na bronquite
- Refrigerantes;
- Café ou qualquer outra bebida que contenha cafeína;
- Chocolate;
- Macarrão.
Fazer a digestão desse tipo de alimentos há uma libertação maior quantidade de CO2 requerendo maior esforço pulmonar, o que numa situação de crise já é muito difícil. Por isso selecionar bem os alimentos a se ingerir ou evitar pode se considerar fazer parte do tratamento para bronquite.