Kombucha: o que é, benefícios e como fazer

Atualizado em agosto 2023

O kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás, como o chá preto ou chá verde, adoçados, contendo uma cultura de leveduras e bactérias, conhecidas como SCOBY, que equilibram a flora intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.

Além disso, o kombucha também contém boas quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades desintoxicantes, que melhoram as funções do fígado, promovendo a eliminação de toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.

O chá preto e o açúcar são os ingredientes mais usados para fazer o kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes, como agave, mel, chá verde, oolong, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do kombucha

Os principais benefícios do kombucha para a saúde são:

1. Previne o câncer

O kombucha contém chá preto ou verde em sua composição, que é rico em compostos antioxidantes, como as catequinas, que possuem grande capacidade de eliminar os radicais livres que provocam alterações no corpo, auxiliando, assim, na prevenção do desenvolvimento do câncer.

2. Protege contra doenças neurodegenerativas

Por ser rica em antioxidantes, como os polifenois, o kombucha evita o estresse oxidativo das células cerebrais, evitando o seu envelhecimento e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson ou demência.

3. Melhora o sistema imunológico

Essa bebida medicinal é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e bactérias benéficas, fortalecendo o sistema imune e deixando o organismo mais fortalecido para prevenir ou recuperar-se mais rapidamente de gripes, resfriados ou doenças infecciosas, por exemplo.

4. Melhora das funções do fígado

O kombucha é capaz de promover a melhora do funcionamento do fígado, já que contém ácido glicurônico, um composto com efeitos desintoxicantes contra medicamentos, bilirrubina, produtos químicos e outros contaminantes, favorecendo a sua eliminação do organismo. Dessa forma, ao consumir o kombucha diariamente, é possível prevenir o acúmulo de toxinas e problemas hepáticos.

5. Regula o açúcar no sangue

O kombucha possui efeito sobre as enzimas relacionadas com a digestão dos carboidratos, além de ser capaz de melhorar as funções do pâncreas, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue logo após as refeições, podendo essa bebida ser útil para no controle da síndrome metabólica ou diabetes do tipo 2.

6. Melhora o funcionamento intestinal

O kombucha é considerado um alimento probiótico, já que contém bactérias benéficas para o organismo e que ajudam a regular o funcionamento do intestino, prevenindo inflamações intestinais, diarreia e prisão de ventre, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir o câncer de cólon.

7. Promove a saúde do coração

Por ser rica em polifenois, que são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a kombucha melhora a circulação sanguínea, ajudando no controle da pressão arterial, além de regular os níveis de colesterol LDL, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

8. Combate infecções

O kombucha tem uma forte atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de bactérias como H. pylori, que está relacionada com a gastrite, e E. coli que está principalmente relacionada com a diarreia, além de também inibir o crescimento de Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes.

9. Ajuda a melhorar o humor

O kombucha é rico em vitaminas do complexo B e probióticos, que trazem benefícios para a saúde mental, sendo eficaz para ajudar a melhorar o humor, o estresse e a ansiedade.

10. Alivia doenças inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias da kombucha são benéficas para aliviar as dores e auxiliar no tratamento de doenças de origem inflamatória, como gota, artrite reumatoide e reumatismo.

Como tomar

O kombucha pode ser consumido diariamente, substituindo sucos e chás, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou depois das refeições ou até mesmo antes das atividades físicas, por exemplo.

Apesar de ainda não existirem estudos científicos sobre a quantidade ideal recomendada de kombucha, a ingestão máxima de 120 ml dessa bebida, até 3 vezes ao dia, tem sido considerada segura pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

No entanto, antes de consumir o kombucha, é importante verificar sempre a aparência da bebida. Se o kombucha estiver com mofo ou cheiro forte, similar ao da acetona, a bebida pode estar estragada, sendo necessário descartar.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de kombucha pode causar alguns sintomas, como gases, dor de cabeça, náuseas, intoxicação no fígado e dor de estômago.

Quando não é recomendado

O kombucha não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Essa bebida também não é indicada para pessoas com problemas graves nos rins, pulmões e fígado. Além disso, por conter açúcar, pessoas com diabetes devem consumir o kombucha somente com a orientação de um médico, ou nutricionista.

Como fazer kombucha em casa

Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes para a primeira fermentação:

  • 3 l de água mineral;
  • 1 panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica;
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 5 sachês de chá preto;
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado SCOBY;
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente;
  • 300 ml de kombucha pronto (opcional).

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água mineral na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar, sem deixar a mistura exposta.

Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma leve de vinagre e sem sabor doce. Armazenar a bebida em geladeira por até 5 dias.

No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

cogumelo de kombucha, também chamado Scooby
cogumelo de kombucha, também chamado Scooby

Receitas de kombucha com sabor

Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas. As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

Kombucha de limão e gengibre

Ingredientes:

  • 1,5 litro de kombucha;
  • De 3 a 5 rodelas de gengibre; 
  • Suco de meio limão;
  • 1 garrafa de 1,5L de capacidade, com tampa.

Modo de Preparo:

Colocar as rodelas de gengibre e o suco de limão na garrafa limpa. Adicionar o kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa. Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias, tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação. No entanto, a bebida produz muito gás e, por isso, algumas pessoas preferem a bebida após apenas 24 horas da fermentação. Armazenar a bebida em geladeira por até 5 dias.

Para fazer o kombucha com outros sabores, pasta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o kombucha pronto, aguardando 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.

Onde comprar

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, estando à venda no sabor tradicional e com sabores variados de frutas e especiarias.

Já o SCOBY, que é o cogumelo, ou bolacha, de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o SCOBY de graça, assim como acontece com o Kefir. Como a cada fermentação um novo SCOBY é formado, os consumidores de kombucha costumam doar o SCOBY para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa.