O Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás, como o chá preto ou chá verde, adoçados, contendo uma cultura de leveduras e bactérias, conhecidas como SCOBY, que equilibram a flora intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.
Além disso, o kombucha também contém boas quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades desintoxicantes, que melhoram as funções do fígado, promovendo a eliminação de toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.
O chá preto e o açúcar são os ingredientes mais usados para fazer o kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes, como agave, mel, chá verde, oolong, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre.

O Kombucha tem sabor sabor parecido com uma cidra espumante de maçã, e seu consumo traz os seguintes benefícios para a saúde:
- Ajudar a combater a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
- Prevenir infecções intestinais, por combater bactérias e fungos prejudiciais que causam doenças no intestino;
- Atuar como desintoxicante, por se ligar a toxinas no organismo, estimulando sua eliminação pela urina e pelas fezes;
- Melhorar o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal;
- Aliviar o estresse e combater a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
- Melhorar o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tratamentos com medicamentos, como antibióticos;
- Fortalecer o sistema imunológico, por promover o equilíbrio da flora intestinal, melhorando a ação dos anticorpos;
- Evitar doenças como diabetes e câncer, porque possui ação antioxidante e imunomoduladora, ajudando no combate aos radicais livres;
- Prevenir a pressão alta, por melhorar o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue;
- Prevenir infecções urinárias, porque é uma boa fonte de líquidos, que ajuda a aumentar o volume de urina.
Os benefícios do kombucha são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso auxílio para a saúde.
Como tomar
O kombucha pode ser consumido diariamente, substituindo sucos e chás, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou depois das refeições ou até mesmo antes das atividades físicas, por exemplo.
Apesar de ainda não existirem estudos científicos sobre a quantidade ideal recomendada de kombucha, a ingestão máxima de 120 ml dessa bebida, até 3 vezes ao dia, tem sido considerada segura pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
No entanto, antes de consumir o kombucha, é importante verificar sempre a aparência da bebida. Se o kombucha estiver com mofo ou cheiro forte, similar ao da acetona, a bebida pode estar estragada, sendo necessário descartar.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo de kombucha pode causar alguns sintomas, como gases, dor de cabeça, náuseas, intoxicação no fígado e dor de estômago.
O kombucha não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Essa bebida também não é indicada para pessoas com problemas graves nos rins, pulmões e fígado. Além disso, por conter açúcar, pessoas com diabetes devem consumir o kombucha somente com a orientação de um médico, ou nutricionista.
Como fazer kombucha em casa
Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:
Ingredientes para a primeira fermentação:
- 3 l de água mineral;
- 1 panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica;
- 1 xícara de açúcar refinado;
- 5 sachês de chá preto;
- 1 cogumelo de kombucha, também chamado SCOBY;
- 1 recipiente de vidro escaldado com água quente;
- 300 ml de kombucha pronto (opcional).
Modo de preparo:
Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água mineral na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.
Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar, sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma leve de vinagre e sem sabor doce. Armazenar a bebida em geladeira por até 5 dias. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

Receitas de kombucha com sabor
Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas. As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.
Kombucha de limão e gengibre
Ingredientes:
- 1,5 litro de kombucha;
- De 3 a 5 rodelas de gengibre;
- Suco de meio limão;
- 1 garrafa de 1,5L de capacidade, com tampa.
Modo de Preparo:
Colocar as rodelas de gengibre e o suco de limão na garrafa limpa. Adicionar o kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa. Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias, tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação. No entanto, a bebida produz muito gás e, por isso, algumas pessoas preferem a bebida após apenas 24 horas da fermentação. Armazenar a bebida em geladeira por até 5 dias.
Para fazer o kombucha com outros sabores, pasta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o kombucha pronto, aguardando 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.
Onde comprar
O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, estando à venda no sabor tradicional e com sabores variados de frutas e especiarias.
Já o SCOBY, que é o cogumelo, ou bolacha, de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o SCOBY de graça, assim como acontece com o Kefir. Como a cada fermentação um novo SCOBY é formado, os consumidores de kombucha costumam doar o SCOBY para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa.