Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do kefir, como fazer e usar para Emagrecer

O kefir é um alimento probiótico utilizado especialmente para fermentar leite, dando origem a uma bebida fermentada, que se chama de kefir de leite.

Os grãos de kefir também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Eles tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para regular o intestino, sendo frequentemente passados de uma pessoa para outra através de pequenas doações entre amigos.

Benefícios do kefir, como fazer e usar para Emagrecer

Principais benefícios do kefir

Os benefícios incluem:

  • Diminuir a prisão de ventre;
  • Combater inflamações intestinais;
  • Facilitar a digestão;
  • Emagrecer;
  • Combater a osteoporose.

Além disso, equilibra a flora intestinal e, por isso, permite a assimilação de nutrientes e o equilíbrio de maneira geral das funções do organismo, sendo ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.

Como usar o Kefir para emagrecer

O kefir é um alimento baixo em calorias pois 100 g têm apenas 37 calorias, sendo uma boa opção para usar em dietas para emagrecer. Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso.

Você pode consumir 1 vez ao dia, no café da manhã ou num lanche, por exemplo. Para que o sabor fique mais agradável você pode adoçar com um pouquinho de mel ou adicionar frutas como banana ou morango, em forma de vitamina.

O kefir ajuda a soltar o intestino e por isso ao evacuar com mais regularidade é possível notar que a barriga fica menos inchada logo na primeira semana, mas para que o emagrecimento seja duradouro deve-se seguir uma dieta para emagrecer e praticar exercícios regularmente.

Grãos de kefirGrãos de kefir
Kefir de leiteKefir de leite

Onde comprar kefir

É possível comprar os grãos de kefir em sites da internet, e o leite de kefir pode ser encontrado em supermercados ou loja de produtos naturais.

É possível também consegui-lo através de doações, que também são feitas em sites da internet. As doações são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir o crescimento excessivo, por isso quem tem em casa, costuma oferecer aos familiares e amigos.

Como fazer kefir de leite

O preparo é muito simples, semelhante a produção caseira de iogurte natural.

Ingredientes

  • 100g de kefir
  • 1 litro de leite de vaca ou cabra

Modo de preparo

Colocar em um recipiente de vidro os grãos de kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo. 

O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Apesar de não haver contra-indicação formal, a fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...