Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para curar a pneumonia

Para tratar e curar a pneumonia é importante aumenta o consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, como atum, sardinha, castanhas, abacates, legumes e frutas, como laranja e limão, por exemplo, pois assim é possível fortalecer o sistema imune e acelerar o processo de recuperação.

Além disso, também é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura, frituras, sal e cafeína, já que pode atrapalhar a recuperação e piorar o estado geral de saúde.

O que comer para curar a pneumonia

O que comer

A pneumonia é uma infecção que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e que tem como consequência o aumento do gasto energético do organismo para combater a infecção. Assim é importante que sejam consumidos alimentos capazes de fornecer calorias suficientes e fortalecer o sistema imunológico para ajudar o organismo a combater a doença, juntamente com a medicação prescrita pelo médico.

Além disso, para se recuperar mais rapidamente da pneumonia, deve-se comer frutas e verduras em todas as refeições do dia, pois são alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam manter o corpo hidratado e a fortalecer o sistema imunológico. Assim, pode-se fazer lanches com sucos, frutas picadas e vitaminas, por exemplo, além de sopas ou cremes de legumes no almoço ou no jantar. Alguns exemplos de boas escolhas são laranja, abacaxi, morango, brócolis, espinafre e tomate.

Além disso, aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios e ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, abacate, castanhas e linhaça. ajudam a reduzir a inflamação causada pela doença, trazendo alívio para as dores musculares e para a febre.

Confira alguns remédios caseiros para combater a pneumonia.

O que não comer

Além de estar atento ao que comer para acelerar a recuperação da pneumonia, também é importante lembrar de evitar a o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e pioram a doença, como frituras, doces, alimentos ricos em gordura e carnes processadas como bacon, linguiça, presunto e salsicha.

Também é importante evitar o consumo de alimentos e temperos industrializados, como macarrão instantâneo, comida pronta congelada, biscoitos recheados e caldos de carne em cubos, além de alimentos ricos em sal e cafeína, como molho inglês, shoyu, café, chá verde, chá preto e refrigerantes.

Cardápio da Dieta para Pneumonia

A tabela a seguir trás o exemplo de um cardápio de 3 dias que ajuda a curar a pneumonia mais rapidamente.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 copo de suco de laranja + 1 fatia de pão integral + 1 ovoVitamina de banana com 1 colher de aveia + 1 colher de pasta de amendoim1 copo de suco de abacaxi + 1 tapioca com queijo
Lanche da Manhã1 taça de morangos com 1 colher de sopa de aveia1 maçã + 10 castanhas de caju1 copo de iogurte natural + 1 colher de mel + 1 colher de chá de linhaça
Almoço/Jantar2 batatas pequenas cozidas + 1/2 posta de salmão ou 1 lata de sardinha + salada de couve refogadaArroz cozido com frango e legumesSopa de legumes com frango ou peixe
Lanche da Tarde1 copo de iogurte natural + 3 col de sopa de granola1 copo de suco de laranja + 1 fatia de pão integral com queijoVitamina de abacate

No intervalo das refeições, deve-se sempre lembrar de beber bastante água, sucos ou chás fracos, de preferência sem açúcar, para aumentar a ingestão de líquidos. Mesmo sem apetite, é importante tentar se alimentar em todas as refeições, mesmo que o consumo seja feito em pequenas quantidades.

O que comer para curar a pneumonia

Como driblar a falta de apetite

Durante a pneumonia, é comum haver falta de apetite e redução na ingestão de alimentos, o que pode piorar o quadro da doença e atrasar a recuperação. Assim, algumas estratégias para aumentar o consumo de nutrientes e calorias na dieta são:

  • Fazer pelo menos 5 refeições por dia, mesmo que pequenas, para que a cada 3-4 horas o organismo receba novos nutrientes;
  • Tomar vitaminas de fruta incrementadas com alimentos calóricos e nutritivos, como aveia, pasta de amendoim, cacau e levedura de cerveja;
  • Adicionar uma colher de azeite na sopa ou sobre a comida do almoço ou do jantar;
  • Fazer mingau e creme de legumes bem concentrados, para que mais calorias sejam ingeridas, mesmo ao se consumir pequenas quantidades dessas preparações.

Em alguns casos, o médico também pode prescrever o uso de multivitamínicos em cápsulas para adultos ou em gotas para crianças, para compensar um pouco a baixa ingestão de alimentos e estimular o apetite.

Quantidade ideal de líquidos durante a pneumonia

Durante a recuperação da pneumonia, deve-se aumentar a ingestão de líquidos para pelo menos 6 a 10 copos por dia, podendo-se utilizar água, sucos de frutas ou caldos de legumes para aumentar a hidratação.

Isso irá ajudar a controlar as perdas de água que ocorrem durante momentos de febre e com o aumento da secreção nasal, além de aliviar a tosse e aumentar a disposição. Saiba como é feito o Tratamento da Pneumonia em Bebês e Crianças.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem