5 dicas para alcançar a postura correta

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
junho 2018

A postura correta é importante para melhorar a qualidade de vida e evitar dor nas costas, lesões na coluna, diminuir gordura localizada e aumentar a auto-estima.

Além disso, a postura correta evita problemas graves de saúde, como por exemplo hernia de disco, escoliose e dificuldade respiratória. Saiba o que pode estar causando dor nas costas.

As 5 dicas para alcançar a postura corporal correta são:

1. Evitar trabalhar com o tronco inclinado para frente

Sempre que estiver sentado, é importante encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas. É indicado também sentar sobre o ossinho do bumbum, posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda e evitar abaixar a cabeça para ler ou escrever. Ao se adotar a postura correta quando sentado, há distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, evitando que haja desgaste da coluna. Veja como manter uma boa postura sentado.

2. Dormir de lado

A melhor maneira de se proteger a coluna é dormindo de lado usando dois travesseiros: um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril e não rodar a coluna, assim a coluna fica com sua curvatura natural e totalmente apoiada. Saiba quais são as melhores e piores posições para dormir.

3. Apoiar o peso do corpo nos dois pés

Apoiar o peso do corpo nos dois pés quando se estiver em pé é fundamental para evitar a postura errada, pois assim, o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna, por exemplo.

4. Evitar carregar bolsas pesadas no ombro

Quando bolsas pesadas são apoiadas em um ombro, pode levar a alterações na coluna, já que com o peso da bolsa faz com que haja um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo. Por isso, é indicado que se use uma mochila apoiada nos dois ombros para que o peso seja equilibrado e não haja danos à coluna. Saiba como evitar alguns hábitos que prejudicam a coluna.

5. Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, assim, ser mais fácil manter a postura adequada. Confira alguns exercícios simples para melhorar a postura.

Veja uma boa postura para ganhar qualidade de vida:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em junho de 2018.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • Postura para Melhorar a Qualidade de Vida

    01:17 | 73019 visualizações