Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor no pescoço

Para aliviar a dor no pescoço pode-se colocar uma compressa de água morna no pescoço e fazer massagens no local utilizando pomadas analgésicas e anti-inflamatórias. Porém, no caso em que a dor não passa ou é muito intensa, é recomendado ir ao médico para que possam ser feitos exames e iniciado o tratamento mais adequado.

A dor no pescoço pode acontecer devido a várias situações do dia a dia, como má postura, excesso de estresse ou cansaço, por exemplo, mas também pode ser indicativa de problemas mais graves, como hérnia de disco, osteomielite ou infecções, sendo importante nesses casos ficar atento ao aparecimento de outros sintomas e ir ao médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento. Conheça outras causas de dor no pescoço.

Como aliviar a dor no pescoço

Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:

1. Colocar uma compressa de água morna no pescoço

Ao colocar uma compressa de água morna no local, há aumento da circulação sanguínea local, relaxando os músculos do pescoço e aliviando as dores. Para isso, basta molhar uma toalha, colocar dentro de uma bolsa plástica com fecho e levar ao microondas por cerca de 3 minutos. Em seguida, fechar a bolsa plástica e envolver com uma toalha seca e aplicar no local dolorido por cerca de 20 minutos, tendo cuidado para não se queimar.

Para aliviar ainda mais a dor, pode-se colocar na água óleos essenciais analgésicos, como o óleo de cravo-da-índia, o óleo de alfazema ou de hortelã-pimenta, ou na toalha que fica em contato com a pele.

2. Fazer massagem no pescoço

A massagem também pode ser feita para aliviar as dores no pescoço, possuindo melhores efeitos quando realizada após a compressa. O ideal é que a massagem seja feita com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, como Voltaren, Calminex ou Massageol, por exemplo, pois elas ajudam a aliviar a inflamação e a dor, e são especialmente indicadas para combater o torcicolo.

Para fazer a massagem, basta molhar os dedos com creme hidratante ou óleo e pressionar as pontas dos dedos contra as regiões doloridas, fazendo movimentos circulares durante 2 minutos para promover a absorção da pomada e relaxamento dos músculos.

3. Tomar um analgésico ou relaxante muscular

Quando a dor é muito intensa, uma opção é tomar remédios anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar as dores e o desconforto, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno. Além disso, o Coltrax também pode ser usado para diminuir a dor no pescoço, pois é relaxante muscular, ajudando a diminuir a tensão sobre os músculos do pescoço. É importante que esses remédios sejam usados sob orientação do médico.

4. Alongar o pescoço

O alongamento do pescoço também ajuda a diminuir a tensão nos músculos do pescoço. Os exercícios de alongamento podem ser feitos todos os dias para aumentar a foça e a resistência muscular, evitando que a dor volte a aparecer, mesmo quando acontece devido a condições mais graves, como artrite e hérnia de disco, por exemplo.

Confira no vídeo a seguir alguns exemplos de exercícios para alongar o pescoço:

Alongamento para o Dia a Dia

155 mil visualizações

Quando ir ao médico

É importante ir ao hospital ou consultar o médico se a dor no pescoço não passar em 3 dias, se for muito intensa ou se apresentar outros sintomas, como febre, vômitos ou tonturas, já que esses sintomas podem ser sugestivos de doenças como meningite ou enxaqueca, por exemplo.

Como aliviar a dor no pescoço mais rápido

Para diminuir a dor do pescoço mais rapidamente, é recomendado:

  • Dormir com um travesseiro baixo e firme;
  • Evitar dirigir enquanto a dor de pescoço não passar;
  • Evitar dormir de barriga para baixo, pois esta posição aumenta a pressão na região do pescoço;
  • Evitar atender o celular entre o ouvido e o ombro;
  • Evitar ficar muito tempo sentado em frente ao computador.

É importante também manter a postura correta para evitar a tensão dos músculos no pescoço e, assim, ser possível aliviar a dor e a inflamação. Veja alguns exercícios para melhorar a postura.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem