Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

Alguns dos óleos essenciais utilizados na aromaterapia contêm substância muito ativas que ajudam a aliviar e tratar crises de ansiedade em poucos minutos.

Este tipo de terapia para a ansiedade está indicada para promover o relaxamento em situações estressantes do dia-a-dia, como prestar uma prova, fazer uma entrevista de emprego ou fazer um discurso importante. No entanto, a aromaterapia para ansiedade também pode ajudar em casos de insônia, irritabilidade, cansaço ou inquietação.

Já nos casos mais graves, em que a ansiedade surge frequentemente sem razão aparente, a aromaterapia pode ajudar mas também é necessário consultar um psicólogo para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado necessário.

5 melhores óleos essenciais para ansiedade

Os óleos essenciais podem ser usados num aromatizador, diretamente na pele, para fazer uma massagem, por exemplo, ou ingeridos na forma de comprimido.

1. Alfazema

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade. Isto porque alguns estudos identificaram que o óleo essencial de lavanda é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.

Além disso, tem ação protetora do sistema cardiovascular e ajuda a restaurar a paz interior, diminuindo a irritabilidade, ataques de pânico e a inquietação.

  • Como usar: a melhor forma de usar este óleo consiste em aplicá-lo num aromatizador ou ingerir cápsulas do óleo essencial.

2. Bergamota

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

A bergamota faz parte da família do cítricos e, por isso, possui um aroma revitalizante que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. Em alguns estudos, a bergamota demonstrou ser capaz de diminuir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormônios que são responsáveis pelo aumento da ansiedade e do estresse.

  • Como usar: este óleo pode ser utilizado num aromatizador durante, pelo menos, 10 minutos ou aplicado diretamente na pele com massagem. Quando se optar pela massagem, deve-se evitar sair no sol pois pode provocar queimaduras.

3. Rosa-chá

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

O óleo essencial de Rosa demascena é o segundo tipo de óleo mais utilizado para aliviar crises de ansiedade e estresse. Além disso, pode ajudar a aliviar ou tratar depressão, ataques de pânico, situações de luto e choque.

  • Como usar: a sessão de aromaterapia deve durar cerca de 10 minutos e pode ser feita com um aromatizador ou um escalda-pés com o óleo essencial misturado na água.

4. Ilangue-ilangue

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

O Ilangue-ilangue é uma planta que possui um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Este óleo essencial, quando utilizado frequentemente também reduz a ação do cortisol no corpo.

  • Como usar: o mais recomendado é fazer uma massagem com este óleo essencial uma vez por dia, por 4 semanas. Quando usado à noite, possui um forte poder sedativo que pode ajudar a tratar a insônia.

5. Angelica

Como fazer aromaterapia para diminuir a ansiedade

Em vários estudos, o óleo essencial de Angelica demonstrou um efeito semelhante ao remédio ansiolítico, Diazepam, muitas vezes indicado pelos médicos para controlar situações de ansiedade. Desta forma, a angelica é uma opção mais natural para tratar a ansiedade, mas deve ser discutida com o médico, caso tenham sido receitados remédios.

  • Como usar: pode ser colocado num aromatizador ou diretamente na pele com uma massagem, no entanto, quando aplicado na pele pode facilitar queimaduras solares, devendo-se evitar expor a região da massagem por 24 horas.
Mais sobre este assunto:


Carregando
...