Como tomar o anticoncepcional corretamente

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
outubro 2021

​Para evitar a gravidez indesejada, deve-se tomar 1 comprimido de anticoncepcional todos os dias até o final da cartela, sempre no mesmo horário.

A maior parte dos anticoncepcionais trazem 21 comprimidos mas também existem cartelas com 24 ou 28 comprimidos, que se diferenciam pela quantidade de hormônios que possui, pelo tempo de pausa entre as cartelas e pela ocorrência ou não de menstruação.

É importante que o uso do anticoncepcional seja orientado pelo ginecologista e, em caso de esquecimento de mais de uma vez da pílula, é recomendado que outros métodos contraceptivos sejam discutidos. Conheça outras opções de anticoncepcional.

Anticoncepcional de 21 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.

Exemplos: Selene, Yasmin, Diane 35, Level, Femina, Gynera, ciclo 21, Tâmisa 20, Microvlar.

Anticoncepcional de 24 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 24 dias com pílula. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 dias, quando normalmente ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no 5º dia após a pausa.

Exemplos: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima, Iumi.

Anticoncepcional de 28 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 28 dias com pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas. No entanto, se houver sangramentos de escape com frequência, o ginecologista deverá ser procurado para reavaliar a quantidade de hormônios necessária para regular o ciclo menstrual e, se necessário, prescrever um novo anticoncepcional.

Exemplos: Micronor, Adoless, Gestinol, Elani 28, Cerazette.

Anticoncepcional injetável

Existem 2 tipos diferentes, o mensal e o trimestral. No caso do anticoncepcional mensal (Perlutan, Preg-less, Mesigyna, Noregyna, Cycloprovera e Cyclofemina), a injeção deve ser aplicada pelo enfermeiro ou farmacêutico, preferencialmente 1º dia da menstruação, com tolerância de até 5 dias depois da descida da menstruação. As injeções seguintes devem ser aplicadas sempre a cada 30 dias.

Já no caso do anticoncepcional injetável trimestral (Depo-Provera e a Contracep), a injeção deve ser aplicada até 7 dias depois da descida da menstruação, e as injeções seguintes devem ser aplicadas após 90 dias, não podendo haver atraso maior que 5 dias para garantir a eficácia da injeção.

Que horas tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas é importante que ela seja tomada sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Assim, para não esquecer de tomar o anticoncepcional, algumas dicas são:

  • Colocar um alarme diário no celular;
  • Guardar a cartela em um local bem visível e de fácil acesso;
  • Associar a ingestão da pílula a um hábito diário, como escovar os dentes, por exemplo.

Também é importante lembrar que o ideal é evitar tomar a pílula em jejum, pois pode causar mal-estar e dor no estômago.

O que fazer se esquecer de tomar na hora certa

Em caso de esquecimento, deve-se tomar a o comprimido esquecido logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Se o esquecimento tiver sido por menos de 12 horas após o horário habitual do anticoncepcional, o efeito da pílula será mantido e deve-se seguir tomando o restante da cartela normalmente.

No entanto, caso o esquecimento tenha sido por mais de 12 horas ou mais de 1 pílula foi esquecida na mesma cartela, o anticoncepcional pode ter seu efeito diminuído, devendo-se ler a bula para seguir as orientações do fabricante e usar camisinha para prevenir uma gravidez. Veja mais detalhes do que fazer caso esqueça de tomar o anticoncepcional.

O que fazer se a menstruação não descer?

Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.

Nos casos em que houve esquecimento da pílula, principalmente quando se esqueceu mais de 1 comprimido da mesma cartela, há risco de gravidez e o ideal é fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou fazer o exame de sangue num laboratório.

Perguntas frequentes

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em outubro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • CARDO, Encarna; BAIXAULI, Vicente. Anticonceptivos orales. ÁMBITO FARMACÉUTICO Farmacoterapia. 23. 9; 81-86, 2004
  • VÁSQUEZ, David; OSPINO, Ana. Anticonceptivos orales combinados. Ginecol Obstet Mex. 88. 1; 13:31, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • NORTHWESTERN MEDICINE. Píldoras Anticonceptivas. 2020. . Acesso em 10 jan 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • O que fazer se esquecer de tomar a Pílula

    03:42 | 297307 visualizações