Cerazette anticoncepcional: para que serve e como tomar

outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. O que fazer se esquecer
  4. Efeitos colaterais
  5. Contra-indicações

O Cerazette é uma pílula anticoncepcional oral de uso diário, indicado para prevenir a gravidez, pois possui desogestrel na sua composição, um tipo de hormônio feminino, semelhante a progesterona produzida pelo organismo, que age impedindo a ovulação, prevenindo uma possível gravidez.

Esse anticoncepcional, também conhecido como minipílula, pois contém apenas progesterona na sua fórmula, pode ser indicado para usar durante a amamentação ou para mulheres que possuem contraindicações para usar as pílulas combinadas. Veja outros anticoncepcionais indicados na amamentação.

O Cerazette pode ser comprado em farmácias ou drogarias, contendo 28 comprimidos na cartela, e deve ser usado somente com indicação do ginecologista.

Para que serve

O Cerazette é indicado para prevenir a gravidez, especialmente em mulheres que estão amamentando ou que não podem ou não querem usar estrogênios.

Como tomar

A pílula anticoncepcional Cerazette deve ser ingerida diariamente por via oral, com um pouco de água, tomando 1 comprimido seguindo a direção das setas da cartela, durante 28 dias, sempre no mesmo horário, de modo a que o intervalo entre dois comprimidos seja sempre de 24 horas. Após estes 28 dias, deve-se iniciar uma nova cartela do Cerazette, sem fazer pausa.

O início do uso do Cerazette depende da utilização anterior de outro método anticoncepcional ou não, e inclui:

  • Quando nenhum outro anticoncepcional hormonal foi utilizado anteriormente: deve-se tomar o comprimido de Cerazette no primeiro dia da menstruação. Outra opção é iniciar entre o 2º e o 5º dia de sua menstruação, sendo necessário nesse caso utilizar um método contraceptivo de barreira durante os 7 primeiros dias do tratamento;
  • Mudando do anticoncepcional oral com hormônios combinados, anel vaginal ou adesivo de pele: deve-se tomar o comprimido de Cerazette no dia seguinte da interrupção do anticoncepcional anterior ou no dia da retirada do anel vaginal ou do adesivo;
  • Mudando do anticoncepcional injetável, implante ou DIU hormonal: iniciar o uso do Cerazette no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o DIU.

Além disso, para usar o Cerazette durante a amamentação, deve-se iniciar o tratamento entre o 21º e 28º dia após o parto. No caso de iniciar após esse período, deve-se utilizar um método contraceptivo de barreira adicional nos primeiros 7 dias do uso do cerazette.

É importante ressaltar que o Cerazette previne a gravidez, mas não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), por isso é recomendado utilizar sempre utilizar camisinha em todas as relações sexuais. Confira as principais IST´s.

O que fazer se esquecer de tomar

​A proteção contraceptiva pode ser diminuída se houver um intervalo maior de 36 horas entre dois comprimido, sendo que há maior chance de engravidar se o esquecimento ocorrer na primeira semana do uso de Cerazette.

As recomendações no caso de esquecimento da pílula Cerazette são:

EsquecimentoO que fazer
Esquecimento até 12 horas em qualquer semana

Tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e tomar os próximos comprimidos no horário habitual.

Nestes casos, o efeito contraceptivo da pílula é mantido e não há risco de engravidar.

Esquecimento por mais de 12 horas em qualquer semana

Tomar o comprimido esquecido assim que lembrar, mesmo que tenha que tomar duas pílulas no mesmo dia e tomar os comprimidos seguintes no horário habitual.

Nesse caso, o efeito contraceptivo da pílula fica reduzido, sendo recomendado usar outro método contraceptivo, como preservativo, durante os próximos 7 dias.

Se 1 ou mais comprimidos tiverem sido esquecidos na primeira semana de tratamento, e tiver ocorrido contato íntimo na semana antes do esquecimento dos comprimidos, há maior chance de gravidez e, por isso, deve-se consultar o médico.

Além disso, caso a mulher esqueça de tomar mais de um comprimido da mesma cartela, é importante consultar o médico porque quanto mais comprimidos seguidos forem esquecidos, menor será o efeito contraceptivo de Cerazette.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Cerazette são espinhas, diminuição da libido, alterações do humor, náuseas, aumento de peso, dor nos seios, irregularidades na menstruação, ausência de menstruação.

Embora sejam raros, outros efeitos colaterais que podem surgir são intolerância ao uso de lentes de contato, infecções vaginais ou tromboembolismo.

Quem não deve tomar

A pilula Cerazette não deve ser usada por mulheres em mulheres nas seguintes situações:

  • Alergia a qualquer componente da fórmula;
  • Gravidez ou suspeita de gravidez;
  • Doenças graves do fígado;
  • Histórico atual ou anterior de trombose venosa profunda ou tromboembolismo pulmonar;
  • Câncer de mama ou outro câncer estrogênio-dependente conhecido ou suspeito;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado, sangramento uterino ou genital não diagnosticado.

Além disso, o Cerazette não deve ser usado nos casos de imobilizações prolongadas por cirurgia ou doença, devido ao maior risco de desenvolvimento de trombose.

O Cerazette também não deve ser usado por crianças, homens, ou por mulheres com mais de 60 anos. Conheça outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SOBER, S.; SCHREIBER, C. A. Postpartum contraception. Clin Obstet Gynecol. 57. 4; 763-76, 2014
  • ORGANON DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Cerazette (desogestrel). Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/cerazette.pdf>. Acesso em 18 out 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • CAMISINHA FEMININA: como colocar e o que não fazer

    07:35 | 152560 visualizações
  • COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

    08:15 | 927348 visualizações