Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Yasmin

Bula de Yasmin

​Yasmin é uma pílula anticoncepcional de uso diário que impede a gravidez, pois evita que ocorra a ovulação.

Este anticoncepcional é produzido pelos laboratórios Bayer e pode ser comprada em farmácias convencionais em cartelas de 21 comprimidos, devendo ser usada apenas por recomendação do ginecologista.

Indicações

A Yasmin está indicada para regular a menstruação, tratar a acne e evitar a gravidez. Além disso, também pode ser usado por mulheres que apresentam retenção de líquidos de origem hormonal.

Preço

O preço da Yasmin varia entre 40 e 60 reais.

Modo de uso

Para tomar esta pílula corretamente deve ingerir diariamente 1 comprimido segundo as orientações da cartela, durante cerca de 21 dias sempre que possível no mesmo horário.

No final da cartela, que é quando já tomou todos os comprimidos da cartela, deve haver uma pausa durante 7 dias, não ingerindo nenhum comprimido.

O que fazer se esquecer

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual de ingestão, a proteção contraceptiva não está reduzida, devendo tomar-se imediatamente o comprimido esquecido e continuar o restante da cartela no horário habitual.

Porém, quando o esquecimento é superior a 12 horas, deve-se consultar a seguinte tabela:

Semana de esquecimento

O que fazer?Usar outro método contraceptivo?Há risco de engravidar?
1ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimentoSim, caso tenha ocorrido relação sexual nos 7 dias anteriores ao esquecimento
2ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 1ª semanaNão há risco de gravidez
3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

- Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual;

- Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela.

Sim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 2ª semanaNão há risco de gravidez

Quando mais de 1 comprimido da mesma cartela é esquecido deve-se consultar o médico e, caso ocorram vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias, como usar preservativo.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Yasmin incluem hemorragias fora dos dias da menstruação, dor nos seios, dor de cabeça, corrimento vaginal esbranquiçado ou infecção vaginal, pressão sanguínea elevada ou baixa, vômitos, acne, retenção de fluidos e alterações de peso corporal.

Contraindicações

A Yasmin está contraindicada em casos de alergia à drospirenona e etinilestradiol, pressão arterial alterada, problemas cardíacos, AVC, problemas de circulação, diabetes, doença renal ou hepática, desordem da glândula adrenal, sangramento vaginal anormal, qualquer tipo de câncer, icterícia, colesterol, sobrepeso, convulsões ou epilepsia.

Nestes casos, deve-se ir no ginecologista para avaliar qual a melhor forma de evitar a gravidez.

Conheça mais tipos de Anticoncepcional oral.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...