Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anticoncepcional Yasmin

A ​Yasmin é uma pílula anticoncepcional de uso diário, com drospirenona e etinilestradiol na composição, indicada para prevenir uma gravidez não desejada. Além disso, as substâncias ativas deste medicamento possuem efeitos anti mineralocorticoide e antiandrogênico, que beneficiam as mulheres que apresentam retenção de líquidos de origem hormonal, acne e seborreia.

Este anticoncepcional é produzido pelos laboratórios Bayer e pode ser comprada em farmácias convencionais em cartelas de 21 comprimidos, por um preço que pode variar entre 40 e 60 reais, ou em embalagens de 3 cartelas, por um preço de cerca de 165 reais, devendo ser usada apenas por recomendação do ginecologista.

Anticoncepcional Yasmin

Como usar

A pílula anticoncepcional deve ser ingerida diariamente, tomando 1 comprimido segundo as orientações da cartela, durante 21 dias, sempre no mesmo horário. Após estes 21 dias, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e iniciar a nova cartela ao oitavo dia.

O que fazer se esquecer de tomar

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual de ingestão, a proteção contraceptiva não está reduzida, devendo tomar-se imediatamente o comprimido esquecido e continuar o restante da cartela no horário habitual.

Porém, quando o esquecimento é superior a 12 horas, é recomendado:

Semana de esquecimento

O que fazer?Usar outro método contraceptivo?Há risco de engravidar?
1ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimentoSim, caso tenha ocorrido relação sexual nos 7 dias anteriores ao esquecimento
2ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 1ª semanaNão há risco de gravidez
3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

- Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual;

- Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela.

Sim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 2ª semanaNão há risco de gravidez

Quando mais de 1 comprimido da mesma cartela é esquecido deve-se consultar o médico e, caso ocorram vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias, como usar preservativo.

Quem não deve usar

O anticoncepcional Yasmin não deve ser utilizado nas seguintes situações:

  • História de processos trombóticos como, por exemplo, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio ou AVC;
  • História de sintomas e/ou sinais prodrômicos de trombose;
  • Alto risco de trombose arterial ou venosa;
  • História de enxaqueca com sintomas neurológicos focais;
  • Diabetes mellitus com alterações vasculares;
  • Doença hepática grave, enquanto os valores da função hepática não retornarem ao normal;
  • Insuficiência renal grave ou aguda;
  • Diagnóstico ou suspeita de neoplasias malignas dependentes de hormônios sexuais;
  • Sangramento vaginal não-diagnosticado;
  • Suspeita ou diagnóstico de gravidez.

Além disso, este anticoncepcional também não deve ser usado em mulheres com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são instabilidade emocional, depressão, diminuição do desejo sexual, enxaqueca, náuseas, dor nas mamas, sangramento uterino inesperado e sangramento vaginal.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem