Yasmin anticoncepcional: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
maio 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Yasmin é uma pílula anticoncepcional de uso diário, que contém dois hormônios femininos, drospirenona e etinilestradiol, que agem impedindo a ovulação e causando alterações no muco cervical, tornando mais difícil o espermatozóide alcançar o útero, prevenindo a gravidez. 

Além disso, as substâncias ativas do Yasmin possuem efeitos antimineralocorticóide e antiandrogênico, que beneficiam as mulheres que apresentam retenção de líquidos de origem hormonal, que pode causar inchaço ou aumento do peso, além de ajudar a melhorar a pele com acne e controlar o excesso de oleosidade do cabelo.

O anticoncepcional Yasmin deve sempre ser usado com indicação e orientação do ginecologista e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias em caixas com 21 comprimidos.

Para que serve

O Yasmin é indicado como anticoncepcional, para prevenir a gravidez, pois age impedindo a ovulação e alterando o muco cervical dificultando o espermatozóide de alcançar o útero.

Além disso, o anticoncepcional Yasmin, por ter baixas doses de hormônios, reduz a retenção de líquidos que pode causar inchaço ou aumento do peso, e por isso, o Yasmin não engorda. Esse anticoncepcional também ajuda a melhorar a pele, diminui a formação de acne e cravos, e controla o excesso de oleosidade da pele e do cabelo. 

O Yasmin também ajuda a controlar a intensidade e o fluxo menstrual, reduzindo o risco de anemia causada pelo sangramento menstrual intenso e diminuindo o desconforto das cólicas menstruais.

Como usar

A pílula anticoncepcional Yasmin deve ser ingerida diariamente, tomando 1 comprimido seguindo a direção das setas da cartela, durante 21 dias, sempre no mesmo horário. Após estes 21 dias, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e iniciar a nova cartela no oitavo dia.

Para iniciar o tratamento com Yasmin, quando nenhum outro anticoncepcional hormonal foi utilizado anteriormente, deve-se tomar o comprimido de Yasmin no primeiro dia da menstruação. Assim, se a menstruação vier na terça-feira deve tomar o primeiro comprimido numa terça-feira indicada na cartela, respeitando sempre o sentido das setas. Após terminar a cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias antes de iniciar a seguinte.

É importante sempre utilizar camisinha em todas as relações sexuais, pois o Yasmin não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST´s). Confira as principais IST´s

O que fazer se esquecer de tomar

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual de ingestão, a proteção contraceptiva não está reduzida, devendo tomar-se imediatamente o comprimido esquecido e continuar o restante da cartela no horário habitual.

Porém, quando o esquecimento é superior a 12 horas, é recomendado:

Semana de esquecimento

O que fazer?

Usar outro método contraceptivo?

Há risco de engravidar?

1ª semana

Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual

Sim, nos 7 dias após o esquecimento

Sim, caso tenha ocorrido relação sexual desprotegida nos 7 dias anteriores ao esquecimento

2ª semana

Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual

Sim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 1ª semana

Não há risco de gravidez

3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

- Tomar a pílula esquecida imediatamente assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo, e tomar os comprimidos restantes no horário habitual. No entanto, deve-se iniciar a nova cartela assim que terminar a atual sem que haja pausa entre uma cartela e outra;

- Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela.

Sim, nos 7 dias após o esquecimento apenas se esqueceu de tomar alguma das pílulas da 2ª semana

Não há risco de gravidez

Quando mais de 1 comprimido da mesma cartela é esquecido, deve-se consultar o ginecologista e, caso ocorram vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias, como usar preservativo.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso do Yasmin são instabilidade emocional, depressão, diminuição do desejo sexual, enxaqueca, náuseas, dor nas mamas, sangramento uterino inesperado e sangramento vaginal.

Quem não deve usar

O anticoncepcional Yasmin não deve ser utilizado nas seguintes situações:

  • História de processos trombóticos como, por exemplo, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio ou AVC;
  • História de sintomas e/ou sinais prodrômicos de trombose;
  • Alto risco de trombose arterial ou venosa;
  • História de enxaqueca com sintomas neurológicos focais;
  • Diabetes mellitus com alterações vasculares;
  • Doença grave no fígado, enquanto os valores da função hepática não retornarem ao normal;
  • Insuficiência renal grave ou aguda;
  • Diagnóstico ou suspeita de neoplasias malignas dependentes de hormônios sexuais, como câncer de mama, útero, colo do útero ou vagina;
  • Sangramento vaginal não-diagnosticado;
  • Suspeita ou diagnóstico de gravidez;
  • Durante amamentação.

Além disso, este anticoncepcional também não deve ser usado em mulheres com alergia aos componentes da fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em maio de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Drospirenone / ethinyl estradiol Side Effects. 2022. Disponível em: <https://www.drugs.com/sfx/drospirenone-ethinyl-estradiol-side-effects.html>. Acesso em 02 mai 2022
  • DRUGS.COM. Yasmin. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/yasmin.html>. Acesso em 02 mai 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BAYER. Yasmin (drospirenona e etinilestradiol). Disponível em: <https://www.bayer.com.br/sites/bayer_com_br/files/2021-02/Yasmin_Paciente.pdf>. Acesso em 02 mai 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • CAMISINHA FEMININA: como colocar e o que não fazer

    07:35 | 146319 visualizações
  • COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

    08:15 | 855850 visualizações
  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

    14:11 | 151375 visualizações
  • O que fazer se esquecer de tomar a Pílula

    03:42 | 297461 visualizações