Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser o vômito amarelo, verde ou preto

Atualizado em Outubro 2019

O vômito é uma das respostas normais do organismo à presença de substâncias ou microrganismos estranhos no corpo, no entanto também pode ser sinal de doenças gástricas, devendo, portanto, ser investigada e tratada o mais breve possível.

A cor do vômito também pode indicar o estado de saúde da pessoa, podendo estar amarelo ou verde no caso de gripes ou até mesmo jejum, ou preto quando há doenças digestivas graves que levam ao sangramento em órgãos do sistema digestivo e resulta na liberação de sangue pela boca.

O que pode ser o vômito amarelo, verde ou preto

A cor do vômito pode informar ao médico como está a saúde da pessoa, podendo assim iniciar o tratamento e prevenir complicações.

1. Vômito amarelo ou verde

O vômito amarelo ou verde indica principalmente a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio ou obstrução intestinal, por exemplo. A bile é uma substância produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar e tem como função promover a digestão de gorduras e facilitar a absorção de nutrientes no intestino. Assim, quando o estômago está vazio ou quando a pessoa possui alguma condição que leve à obstrução intestinal, como cálculos biliares por exemplo, há liberação da bile por meio do vômito e quanto mais bile liberada, mais esverdeado é o vômito.

Além da liberação de bile, o vômito verde ou amarelo pode ser causado pela:

  • Presença de catarro, sendo mais comum em crianças gripadas ou resfriadas;
  • Consumo de alimentos ou bebidas amarelas ou verdes;
  • Liberação de pus devido a uma infecção;
  • Envenenamento.

O vômito amarelo ou verde normalmente não representa situações graves, podendo ser apenas indicativo de que o estômago está vazio, por exemplo. Porém, quando acompanhada por outros sintomas ou quando é muito frequente pode significar graves problemas de saúde, sendo importante ir ao médico.

O que fazer: Além de consultar o gastroenterologista ou clínico geral quando o vômito é frequente ou está associado a outros sintomas, é importante também beber bastante líquidos, como água ou água de coco, para evitar desidratação e agravamento dos sintomas, além de manter uma dieta equilibrada e saudável.

2. Vômito preto

O vômito preto normalmente é indicativo de hemorragia digestiva, sendo constituído principalmente por sangue não digerido e é denominado hematêmese. Normalmente o sangue preto surge associado a outros sintomas, como tontura, suor frio e fezes com sangue.

A hemorragia digestiva corresponde ao sangramento em algum lugar do sistema digestivo, podendo ser classificada em alta ou baixa de acordo com o órgão acometido. Essa hemorragia pode ser causada pela presença de úlceras no estômago ou no intestino, doença de Crohn e câncer do intestino ou estômago, por exemplo.

Saiba mais sobre o vômito com sangue.

O que fazer: No caso de vômito preto, é importante ir ao médico o mais breve possível para que sejam realizados exames e a causa possa ser identificada, iniciando o tratamento, que pode ser feito por meio de transfusão sanguínea, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia, dependendo da causa. Além disso, é recomendado também a ingestão de muitos líquidos para evitar a desidratação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem