O que pode ser o vômito amarelo, verde, vermelho ou preto

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
maio 2022

O vômito é uma das respostas normais do organismo à presença de substâncias ou microrganismos estranhos no corpo, no entanto também pode ser sinal de doenças gástricas, devendo, portanto, ser investigada e tratada o mais breve possível.

A cor do vômito também pode indicar o estado de saúde da pessoa, podendo estar amarelo ou verde no caso de gripes ou até mesmo jejum, ou preto quando há doenças digestivas graves que levam ao sangramento em órgãos do sistema digestivo e resulta na liberação de sangue pela boca. É possível também que tenha cor vermelha em caso de sangramento ativo, como é o caso das varizes gastroesofágicas.

Por isso, é importante que caso o vômito seja frequente ou esteja associado a outros sintomas, o médico seja consultado para que seja realizada uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado.

1. Vômito amarelo ou verde

O vômito amarelo ou verde indica, principalmente, a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio, obstrução intestinal, consumo de alimentos ou bebidas amarelas ou verdes, além de também poder acontecer devido à presença de catarro, sendo isso mais comum em crianças com gripe ou resfriado, por exemplo.

O vômito amarelo ou verde normalmente não representa situações graves, podendo ser apenas indicativo de que o estômago está vazio. Porém, quando acompanhada por outros sintomas ou quando é muito frequente pode significar graves problemas de saúde, sendo importante ir ao médico.

O que fazer: além de consultar o gastroenterologista ou clínico geral quando o vômito é frequente ou está associado a outros sintomas, é importante também beber bastante líquidos, como água ou água de coco, para evitar desidratação e agravamento dos sintomas, além de manter uma dieta equilibrada e saudável.

2. Vômito preto

O vômito preto normalmente é indicativo de hemorragia digestiva, sendo constituído principalmente por sangue não digerido, o que pode acontecer devido à presença de úlceras no estômago ou no intestino, doença de Crohn e câncer do intestino ou estômago, por exemplo. O vômito preto pode estar associado a outros sintomas como tontura, suor frio e fezes com sangue. Saiba mais sobre o vômito com sangue.

O que fazer: no caso de vômito preto, é importante ir ao médico o mais breve possível para que sejam realizados exames e a causa possa ser identificada, iniciando o tratamento, que pode ser feito por meio de transfusão sanguínea, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia, dependendo da causa.

3. Vômito vermelho ou rosa

O vômito vermelho ou rosa acontece principalmente devido à presença de sangue no sistema digestivo alto, o que pode ser causado pela presença de varizes esofágicas, gastrite, esofagite, úlceras e tumores no estômago ou no estômago, por exemplo. Esse sangramento pode estar presente em pequenas ou em grandes quantidades e deve ser sempre comunicado ao médico.

O que fazer: na presença de vômito vermelho ou rosado, é recomendado ir imediatamente à urgência, já que é fundamental identificar e tratar a causa do sangramento, o que pode envolver a colocação de um tampão nasal ou cirurgia no caso de varizes esofágicas, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em maio de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em outubro de 2019.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.